segunda-feira, 31 de março de 2008

Duas chinesas favoritas

Continuando as analises dos favoritos em cada prova nas olimpíadas de Pequim, hoje outras duas provas do tiro feminino. Estas provas, pistola de 25m e carabia de ar, têm como favoritas atiradoras chinesas, mostrando que o país vem com tudo para ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, ficando á frente dos norte americanos.

As chinesas Ying Chen e Wenjuo Guo tem tudo para fazerem uma dobradinha na pistola 25m feminina nos Jogos de Pequim. Esta prova é uma das que a China quer ganhar e que não venceu em 2004, para aumentar o número de medalhas para passar os americanos no quadro geral de medalhas.

Chen é favorita absoluta na prova. Ela foi campeã mundial e da final da copa do mundo e consequentemente lidera o ranking mundial da prova. Quarta colocada em Atenas, apenas 1,5 ponto da medalha de bronze, ela chega á Pequim para ficar com ouro. Sua compatriota, Ying Chen é sua fiel escudeira, sendo segunda tanto no mundial como na final da copa do mundo e por consequência no ranking mundial.

A briga pela medalha de bronze ficará entre duas atletas da Mongólia. Gundegmaa Otryad, quarta na copa e terceira no ranking brigará com Munkzul Tsogbadrah, quarta do ranking e que ficou sétima posição do mundial e sexta na final da copa do mundo. A maior adversária das atletas da Mongólia é a japonesa Michiko Fukushima, que apesar da 18ª posição no mundial, foi bronze na final da copa do mundo e está em sexto no ranking mundial. Ela ficou em 13º nos Jogos de Atenas e chega em Pequim para tentar a medalha
A sérvia Jasna Sekaric, quarta no mundial quinta na copa, brigará por medalhas apesar desta não ser sua principal prova. Favorita na pistola de ar, ela disputará a pistola de 25m sem o peso do favoritismo. Ao todo, a atiradora tem cinco medalhas olímpicas, sendo um ouro em Seul 1988.

Atual campeã bi campeã olímpica, Maria Grozdeva, não se encontra na melhor fase nesta prova, e está em 15º no ranking mundial desta prova, sem grandes pretenções. A medalhista de bronze em Atenas então está mais longe da medalha em Pequim. Irada Ashumova, do Azerbaijão, é 46ª do ranking mundial e depois do bronze em Atenas não parece pronta para outra medalha.

Aposta do blog
Ying Chen (CHN)- Ouro
Wenjuo Guo (CHN)- Prata
Michiko Fukushima(JAP)- Bronze

A chinesa Li Du é a franca favorita a vencer a prova da carabina de ar 10m feminina. Ela foi campeã olímpica em 2004, é atual campeã mundial e da copa do mundo e lidera o ranking mundial da categoria com folgas. No mundial, ela fez 502.1 pontos, apenas 0,3 a frente da tcheca Katerina Kurkova, que foi medalha de bronze nos Jogos de Atenas e é sua maior adversária para Pequim.

Ela é segunda colocada no ranking mundial e ficou com a medalha de bronze na final da copa do mundo de 2007. Á frente dela no torneio ficou a alemã Barara Lechner, quarta no mundial e que se encontra na quarta posição no ranking mundial. A germânica promete dar problemas para suas adversárias na briga pelas medalhas. Assim como suas compatriotas que ainda brigam pela segunda vaga do país nos Jogos. Sonja Pfeilshifter e Sylvia Aumann se encontram em sétimo e oitavo no ranking mundial.
Não pode-se esquecer das outras chinesas. Yinghui Zhao e Yi Zhang ainda brigam para ver quem será a segunda atleta na prova. As duas estão entre as sete primeiras no ranking mundial e na final da copa do mundo fizeram excelente papel, ficando em quinto e oitavo respectivamente.
Olga Duvgun, do Cazaquistão, briga por fora por um lugar ao pódio. Está em terceiro no ranking mundial mas não conseguiu medalhas nem no mundial nem na copa do mundo.

Aposta do blog
Li Du - CHN- Ouro
Katerina Kurkova- RTC- Prata
Barara Lechner ALE- Bronze

domingo, 30 de março de 2008

Favoritas no tiro feminino

O tiro é um esporte que coincidentemente tem um histórico de ser o número 1 dos Jogos Olímpicos. Logo na primeira edição dos Jogos, em Atenas-1896, o tiro fez parte do quadro de medalhas, entregando cinco de ouro. Nos Jogos de 1920, o Brasil conseguiu suas primeiras medalha na história do evento, com um ouro, uma prata e um bronze. Por último, nas duas últimas edições dos Jogos, a primeira medalha a ser entregue, logo na primeira tarde de competições oficiais, o tiro é que fez com que o primeiro atleta ouvisse o hino nacional no alto do pódio.
Por isso, o começo do blog trás as favoritas a prova do tiro feminino nas provas do skeet e fossa olímpica.


A prova do skeet feminino entrará em Pequim 2008 em sua terceira aparição nos Jogos olímpicos e com a participação da campeã olímpica de 2000, Meftakhetdinova do Azerbaijão, e da campeã de 2004, a húngara Diana Igaly.
Porém, as campeãs não entram como favoritas na prova. A atleta do Azerbaijão, que foi bronze em 2004, ficou apenas na décima terceira posição na prova do mundial de 2007 e se encontra atualmente na 22ª colocação no ranking mundial. Já Igaly, bronze em 2000, foi ainda pior no mundial, em que ficou em 19º.
A grande favorita é a alemã Chrstine Binker que além de liderar com folgas o ranking mundial, mais de 600 pontos á frente da segunda colocada, é atual campeã do mundo da prova. Além de tudo, venceu a copa do mundo de 2007, o que a colocou como uma das maiores favoritas do tiro em alguma modalidade.
A chinesa Wei Ning, atual medalhista de prata olímpica e no mundial, é a segunda colocada no ranking e dificilmente conseguirá bater a favorita alemã. Esta é uma das medalhas olímpicas em que a China deseja "roubar" para ficar em primeiro no quadro geral de medalhas.
A medalha de bronze deve ser a mais disputada, com a italiana Chiara Caniero, bronze no munidal e terceira no ranking, lutando contra a russa Avetysian Erdzhainik, que é quarta no ranking mundial e foi campeã da copa do mundo de 2005.
Além delas e das medalhistas olímpicas de 2000 e 2004 citadas acima, a chinesa Xiumin Yu, campeã da copa do mundo de 2006 e sétima no ranking.
A briga deverá ser boa!No skeet, os pratos são lançados das casas alta e baixa. Vence quem acertar o maior número de pratos. Os pratos podem ser lançados separadamente ou juntos durante o percurso da prova.
Aposta do blog
Chrstine Binker (Ale)- Ouro
Wei Ning(CHI) prata
Chiara Caniero(ITA)bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

A italiana Chiara Caniero surpreendeu bastante nos Jogos Olímpicos e venceu a prova após um desempate com a americana Khimberly Rhode e com a alemã Chrstine Binker. As três ficaram empatadas com 93 pontos depois das eliminatórias e da final, e italiana acertou os dois tiros no desempate, mostrando frieza e garantindo o ouro. A prata teve de ser decidida num segundo tiro de desempate, já que ambas acertaram apenas um no primeiro desempate.Sem a pressão do favoritismo, a americana acertou os dois e ficou com o segundo lugar deixando a favorita alemã com a medalha de bronze.
A chinesa Wei Ning se classificou em segundo para a final mas fez apenas 21 dos 25 tiros e não passou de um sexto lugar.



A prova de fossa olímpica feminina é uma das mais equilibradas do tiro feminino. Cinco atletas tem plenas condições de conquistar a medalha e nos três principais parâmetros para "atirar" quem vai receber as medalhas, uma atleta tem destaque.
No campeonato mundial de 2007, a chinesa Liu Yingzi foi campeã, mas meses depois na final da copa do mundo em Belgrado ficou apenas com o bronze, atrás da italiana Giullia Ianotti que ficou com ouro e da san marinha Daniela Del Din que foi segunda colocada. Yingzi é vice lider do ranking mundial, atrás de outra italiana, Debora Geliso, que foi prata no mundial mas sequer foi á final da copa do mundo, ficando na décima posição.
Del Din pode conquistar a primeira medalha da história de seu país em Jogos Olímpicos, caso mantenha sua posição no mundial, em que foi bronze, ou a do ranking mundial, em que é terceiro ou mesmo a posição final obtida na copa mundo, em que foi prata.

Apesar de não liderar nenhum dos parâmetros, Del Din é a mais regular das postulantes á medalha. A italiana Debora figurou entre as primeiras no mundial, mas ficou com o ouro na final da copa do mundo, o que a deixa com boas possibilidades de medalha em Pequim
Ainda corre por fora na briga pela medalha a eslovaca Zuzana Stefecekova, que não conseguiu medalha nem no mundial nem na copa do mundo, mas figurou em quarto e quinto respectivamente, além de ser quinta colocada no ranking mundial.
A australiana Susana Balogh, medalha de ouro em Atenas 2004, ficou em quarta no mundial e não pode ser esquecida na briga pela medalha apesar de não ter ido a final da copa do mundo e ser a sexta no ranking mundial.
A coreana Bo Na Lee, medalha de bronze em Atenas, é apenas a 49ª colocada no ranking mundial e tem poucas chances de classificação para os Jogos de Pequim.
Aposta do blog
liu Yingzi (CHN) - Ouro
Daniela Del Din (SAM)- prata
Giullia Iannotti (ITA)- Bronze

Amanhã, as favoritas nas provas de pistola 10m e pistola 25m para mulheres

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A filandesa Satu Makela surpreendeu a todos e ficou com a medalha de ouro na prova de fossa olímpica feminina com um total de 91 tiros, batendo o recorde olímpico da prova. A eslovaca Zuzana Stefecekova mostrou que foi importante ser tão regular no circuito da Copa do Mundo e ficou com a medalha de prata com 89 tiros.
O bronze foi conquistado pela americana Corey Cogley, que no desempate depois de um empate em 86 tiros, conseguiu acertar o alvo e vencer a japonesa Yukie Nakayama, que ficou em quarto.
Foi uma prova que as favoritas não conseguiram confirmar as expectativas. A chinesa não para a final, o mesmo acontecendo com a atleta de San Marino que era a única esperança de medalha do país.