domingo, 30 de março de 2008

Favoritas no tiro feminino

O tiro é um esporte que coincidentemente tem um histórico de ser o número 1 dos Jogos Olímpicos. Logo na primeira edição dos Jogos, em Atenas-1896, o tiro fez parte do quadro de medalhas, entregando cinco de ouro. Nos Jogos de 1920, o Brasil conseguiu suas primeiras medalha na história do evento, com um ouro, uma prata e um bronze. Por último, nas duas últimas edições dos Jogos, a primeira medalha a ser entregue, logo na primeira tarde de competições oficiais, o tiro é que fez com que o primeiro atleta ouvisse o hino nacional no alto do pódio.
Por isso, o começo do blog trás as favoritas a prova do tiro feminino nas provas do skeet e fossa olímpica.


A prova do skeet feminino entrará em Pequim 2008 em sua terceira aparição nos Jogos olímpicos e com a participação da campeã olímpica de 2000, Meftakhetdinova do Azerbaijão, e da campeã de 2004, a húngara Diana Igaly.
Porém, as campeãs não entram como favoritas na prova. A atleta do Azerbaijão, que foi bronze em 2004, ficou apenas na décima terceira posição na prova do mundial de 2007 e se encontra atualmente na 22ª colocação no ranking mundial. Já Igaly, bronze em 2000, foi ainda pior no mundial, em que ficou em 19º.
A grande favorita é a alemã Chrstine Binker que além de liderar com folgas o ranking mundial, mais de 600 pontos á frente da segunda colocada, é atual campeã do mundo da prova. Além de tudo, venceu a copa do mundo de 2007, o que a colocou como uma das maiores favoritas do tiro em alguma modalidade.
A chinesa Wei Ning, atual medalhista de prata olímpica e no mundial, é a segunda colocada no ranking e dificilmente conseguirá bater a favorita alemã. Esta é uma das medalhas olímpicas em que a China deseja "roubar" para ficar em primeiro no quadro geral de medalhas.
A medalha de bronze deve ser a mais disputada, com a italiana Chiara Caniero, bronze no munidal e terceira no ranking, lutando contra a russa Avetysian Erdzhainik, que é quarta no ranking mundial e foi campeã da copa do mundo de 2005.
Além delas e das medalhistas olímpicas de 2000 e 2004 citadas acima, a chinesa Xiumin Yu, campeã da copa do mundo de 2006 e sétima no ranking.
A briga deverá ser boa!No skeet, os pratos são lançados das casas alta e baixa. Vence quem acertar o maior número de pratos. Os pratos podem ser lançados separadamente ou juntos durante o percurso da prova.
Aposta do blog
Chrstine Binker (Ale)- Ouro
Wei Ning(CHI) prata
Chiara Caniero(ITA)bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

A italiana Chiara Caniero surpreendeu bastante nos Jogos Olímpicos e venceu a prova após um desempate com a americana Khimberly Rhode e com a alemã Chrstine Binker. As três ficaram empatadas com 93 pontos depois das eliminatórias e da final, e italiana acertou os dois tiros no desempate, mostrando frieza e garantindo o ouro. A prata teve de ser decidida num segundo tiro de desempate, já que ambas acertaram apenas um no primeiro desempate.Sem a pressão do favoritismo, a americana acertou os dois e ficou com o segundo lugar deixando a favorita alemã com a medalha de bronze.
A chinesa Wei Ning se classificou em segundo para a final mas fez apenas 21 dos 25 tiros e não passou de um sexto lugar.



A prova de fossa olímpica feminina é uma das mais equilibradas do tiro feminino. Cinco atletas tem plenas condições de conquistar a medalha e nos três principais parâmetros para "atirar" quem vai receber as medalhas, uma atleta tem destaque.
No campeonato mundial de 2007, a chinesa Liu Yingzi foi campeã, mas meses depois na final da copa do mundo em Belgrado ficou apenas com o bronze, atrás da italiana Giullia Ianotti que ficou com ouro e da san marinha Daniela Del Din que foi segunda colocada. Yingzi é vice lider do ranking mundial, atrás de outra italiana, Debora Geliso, que foi prata no mundial mas sequer foi á final da copa do mundo, ficando na décima posição.
Del Din pode conquistar a primeira medalha da história de seu país em Jogos Olímpicos, caso mantenha sua posição no mundial, em que foi bronze, ou a do ranking mundial, em que é terceiro ou mesmo a posição final obtida na copa mundo, em que foi prata.

Apesar de não liderar nenhum dos parâmetros, Del Din é a mais regular das postulantes á medalha. A italiana Debora figurou entre as primeiras no mundial, mas ficou com o ouro na final da copa do mundo, o que a deixa com boas possibilidades de medalha em Pequim
Ainda corre por fora na briga pela medalha a eslovaca Zuzana Stefecekova, que não conseguiu medalha nem no mundial nem na copa do mundo, mas figurou em quarto e quinto respectivamente, além de ser quinta colocada no ranking mundial.
A australiana Susana Balogh, medalha de ouro em Atenas 2004, ficou em quarta no mundial e não pode ser esquecida na briga pela medalha apesar de não ter ido a final da copa do mundo e ser a sexta no ranking mundial.
A coreana Bo Na Lee, medalha de bronze em Atenas, é apenas a 49ª colocada no ranking mundial e tem poucas chances de classificação para os Jogos de Pequim.
Aposta do blog
liu Yingzi (CHN) - Ouro
Daniela Del Din (SAM)- prata
Giullia Iannotti (ITA)- Bronze

Amanhã, as favoritas nas provas de pistola 10m e pistola 25m para mulheres

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A filandesa Satu Makela surpreendeu a todos e ficou com a medalha de ouro na prova de fossa olímpica feminina com um total de 91 tiros, batendo o recorde olímpico da prova. A eslovaca Zuzana Stefecekova mostrou que foi importante ser tão regular no circuito da Copa do Mundo e ficou com a medalha de prata com 89 tiros.
O bronze foi conquistado pela americana Corey Cogley, que no desempate depois de um empate em 86 tiros, conseguiu acertar o alvo e vencer a japonesa Yukie Nakayama, que ficou em quarto.
Foi uma prova que as favoritas não conseguiram confirmar as expectativas. A chinesa não para a final, o mesmo acontecendo com a atleta de San Marino que era a única esperança de medalha do país.

Nenhum comentário: