segunda-feira, 31 de março de 2008

Duas chinesas favoritas

Continuando as analises dos favoritos em cada prova nas olimpíadas de Pequim, hoje outras duas provas do tiro feminino. Estas provas, pistola de 25m e carabia de ar, têm como favoritas atiradoras chinesas, mostrando que o país vem com tudo para ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, ficando á frente dos norte americanos.

As chinesas Ying Chen e Wenjuo Guo tem tudo para fazerem uma dobradinha na pistola 25m feminina nos Jogos de Pequim. Esta prova é uma das que a China quer ganhar e que não venceu em 2004, para aumentar o número de medalhas para passar os americanos no quadro geral de medalhas.

Chen é favorita absoluta na prova. Ela foi campeã mundial e da final da copa do mundo e consequentemente lidera o ranking mundial da prova. Quarta colocada em Atenas, apenas 1,5 ponto da medalha de bronze, ela chega á Pequim para ficar com ouro. Sua compatriota, Ying Chen é sua fiel escudeira, sendo segunda tanto no mundial como na final da copa do mundo e por consequência no ranking mundial.

A briga pela medalha de bronze ficará entre duas atletas da Mongólia. Gundegmaa Otryad, quarta na copa e terceira no ranking brigará com Munkzul Tsogbadrah, quarta do ranking e que ficou sétima posição do mundial e sexta na final da copa do mundo. A maior adversária das atletas da Mongólia é a japonesa Michiko Fukushima, que apesar da 18ª posição no mundial, foi bronze na final da copa do mundo e está em sexto no ranking mundial. Ela ficou em 13º nos Jogos de Atenas e chega em Pequim para tentar a medalha
A sérvia Jasna Sekaric, quarta no mundial quinta na copa, brigará por medalhas apesar desta não ser sua principal prova. Favorita na pistola de ar, ela disputará a pistola de 25m sem o peso do favoritismo. Ao todo, a atiradora tem cinco medalhas olímpicas, sendo um ouro em Seul 1988.

Atual campeã bi campeã olímpica, Maria Grozdeva, não se encontra na melhor fase nesta prova, e está em 15º no ranking mundial desta prova, sem grandes pretenções. A medalhista de bronze em Atenas então está mais longe da medalha em Pequim. Irada Ashumova, do Azerbaijão, é 46ª do ranking mundial e depois do bronze em Atenas não parece pronta para outra medalha.

Aposta do blog
Ying Chen (CHN)- Ouro
Wenjuo Guo (CHN)- Prata
Michiko Fukushima(JAP)- Bronze

A chinesa Li Du é a franca favorita a vencer a prova da carabina de ar 10m feminina. Ela foi campeã olímpica em 2004, é atual campeã mundial e da copa do mundo e lidera o ranking mundial da categoria com folgas. No mundial, ela fez 502.1 pontos, apenas 0,3 a frente da tcheca Katerina Kurkova, que foi medalha de bronze nos Jogos de Atenas e é sua maior adversária para Pequim.

Ela é segunda colocada no ranking mundial e ficou com a medalha de bronze na final da copa do mundo de 2007. Á frente dela no torneio ficou a alemã Barara Lechner, quarta no mundial e que se encontra na quarta posição no ranking mundial. A germânica promete dar problemas para suas adversárias na briga pelas medalhas. Assim como suas compatriotas que ainda brigam pela segunda vaga do país nos Jogos. Sonja Pfeilshifter e Sylvia Aumann se encontram em sétimo e oitavo no ranking mundial.
Não pode-se esquecer das outras chinesas. Yinghui Zhao e Yi Zhang ainda brigam para ver quem será a segunda atleta na prova. As duas estão entre as sete primeiras no ranking mundial e na final da copa do mundo fizeram excelente papel, ficando em quinto e oitavo respectivamente.
Olga Duvgun, do Cazaquistão, briga por fora por um lugar ao pódio. Está em terceiro no ranking mundial mas não conseguiu medalhas nem no mundial nem na copa do mundo.

Aposta do blog
Li Du - CHN- Ouro
Katerina Kurkova- RTC- Prata
Barara Lechner ALE- Bronze

Nenhum comentário: