terça-feira, 1 de abril de 2008

Pistola de 10m e Carabina 3 posições

A competição de tiro feminino terá apenas seis provas, uma a menos do que em Atenas 2004. Quem ficou de fora foi a Fossa dublê, se mantendo assim as outras seis: Fossa olímpica, skeet, carabina de ar, pistola 25m, carabina de 3 posições e pistola de ar 10m. A pistola 25m entrou no lugar da pistola esportiva.

Na carabina 3 posições, o título está totalmente em aberto. A líder do ranking mundial é a servia Lidija Mijahlovic, a campeã mundial é Lioubov Galkarina, a mesma que ganhou os Jogos Olímpicos de 2004 enquanto a campeã da copa do mundo é a chinesa Wer Yin.
Mijahlovic não conseguiu ter uma regularidade ano passado, ficando em quarto no campeonato mundial e sendo vice campeã da Copa do Mundo, ficando na liderança do ranking mundial por ter ganho provas de menor porte, como etapas da copa do mundo.
Galkarina ficou com o ouro nos Jogos de Atenas depois de ter feito uma fase final da prova excelente, ganhou a medalha de ouro no mundial da Tailândia mas é apenas a sétima do ranking por não ter resultados expressivos em outras etapas.

A chinesa Wer Yin tem tudo para brigar pela medalha de ouro não só por jogar em casa como também por ser atual campeã da copa do mundo e figurar na terceira posição do ranking mundial mesmo não tendo participado do campeonato mundial, o mais importante de 2007.

Duas alemãs também estão no hall das favoritas á medalha nos Jogos. Sonja Pfeilschifter e Barbara Lechner, que também são favoritas em outras provas(ver postagens anteriores) são quarta e quinta respectivamente no ranking mundial. A primeira ainda conseguiu a terceira posição no campeonato mundial enquanto a segunda ficou em quarto na final da copa e sétima no mundial, sempre muito perto da medalha. Elas ficaram em sexto e sétimo respectivamente em Atenas e tentam, desta vez, subirem ao pódio.

A atleta do Cazaquistão Olga Duvgon tenta conseguir a medalha que lhe escapou em 2004. Ela havia ficado em primeiro na fase classificatória mas foi mal na final e foi quarta colocada, a meio ponto da medalha. Ela, que ano passado foi quinta na copa e sexta no mundial briga pela medalha também na carabina( ver postagem de ontem)
Duas medalhistas olímpicas em Jogos passados estarão disputado a prova em Pequim mas com poucas chances de medalha. A russa Tatiana Goldobina, prata em Sydney, foi 15ª no mundial e oucupa a 11ª posição no ranking. Em situação mais complicada está a polonesa Renata Mauera, que foi bronze em Atlata 96 mas está apenas em 17º no ranking mundial, com um 15º no mundial.

Aposta
Lioubov Galkarina(RUS) - Ouro
Wer Yin (CHN) - Prata
Lidija Mijahlovic (SER)- Bronze


Na prova de pistola de ar 10m, a russa Natalia Paderina é a grande favorita a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Quinta colocada nos Jogos de 2004, ela além de liderar o ranking mundial, ganhou o campeonato mundial de Zagreb em 2007 e venceu a copa do mundo do mesmo ano em Zagreb, no desempate pela medalha de ouro.

Sua compatriota, Olga Kousnetsova, campeã olímpica em Atlanta 96, foi medalha de prata na copa do mundo e é terceira colocada do ranking mundial.
Entre as russas, se encontra a bielorussa Viktoria Chaika. 16ª colocada nos Jogos de 2004, ela foi quinta colocada da copa do mundo e ficou em terceiro no mundial.

O "segundo pelotão" tem grandes atiradoras da história do mundo. A sérvia Jasna Sekarik, campeã em 1988 e prata em 2000, que tem no currículo ao todo cinco medalha olímpicas, tem grandes chances de medalha, ficando na quarta posição da copa do mundo, mesma posição que se encontra no ranking mundial.

A China conta com 5 atletas entre as 20 primeiras. Jun Hu, principal atiradora do país anfitrião, foi medalha de prata no mundial e tem grandes chances de repetir o resultado nos Jogos Olímpicos, quando terá o apoio da torcida para ficar com o ouro. Jie Ren pode ser a outra dona da casa na prova, já que se encontra em sétimo no ranking e ficou em sexto na copa do mundo. Ela pode tirar a vaga da campeã olímpica de 2000, Tao Luna, que é 20ª no ranking mundial e é apenas a quinta melhor chinesa. Fenji Fei foi quarta no mundial e é a terceira melhor colocada no ranking dentre as chinesas. Por enquanto, porém, a classificada é Ren Jie.

Três atletas ainda podem brigar por fora pelo pódio. A polonesa Miroslawa Sagun foi bronze na copa do mundo e se encontra na oitava posição do ranking mundial. A filandesa Mira Nevansuu e a tcheca Lenka Maruskova custumam ficar entre as 10 primeiras em competições e poderão surpreender. Dina Aspandiyarova, da Austrália, ficou em quinto no mundial e pode conquistar uma final.
A búlgara Maria Godzleva, bi campeã mundial da prova de pistola esportiva e duas vezes medalha de bronze, em Atenas e Sydney, se encontra apenas na 19ª posição e corre risco de não ir aos Jogos. Já a ucraniana Olena Kostevych, ouro em pequim, é a 18ª do ranking mas já tem vaga nos Jogos.

Aposta
Natalia Paderina (RUS) - Ouro
Olga Kousnetsova (RUS) - Prata
Jasna Sekarik (SER)- Bronze

Nenhum comentário: