sábado, 5 de abril de 2008

Hipismo adestramento

O hipismo adestramento é com certeza o menos conhecido dentre as provas com cavalo que serão disputadas em Pequim. Por ser menos emocionante que os saltos e o CCE, o adestramento é sempre colocado de lado quando o assunto é hipismo, principalmente pelo fato de o Brasil ter muita tradição nos saltos, boas posições no CCE e só estará classificado para Pequim se três atletas conseguirem o índice de 64%, apesar deter assegurado a vaga pela medalha de bronze nos Jogos pan-americanos de 2007 (mais informações http://esportebrasil2008.blogspot.com/2008/03/que-comeo-do-volei-de-praia.html)

O hipismo adestramento, assim como os saltos e CCE, serão disputados em Hong Kong, e tem como principal favorito no torneio por equipes é a Alemanha, atual campeã mundial e que ganha a medalha de ouro no torneio desde 1984, em Los Angeles. Isabel Werth, Nadine Capellmann, Heike Kemmer e Humertus Schimitd foram os campeões mundiais e provavelmente formarão o time que defenderá o hexa campeonato.

O maior adversário do time alemão são os holandeses , que foram medalha de prata em 92,96 e 2000 mas ficaram fora do pódio em 2004. O time foi vice campeão mundial com 217,92 pontos, seis a baixo dos alemães, que quatro cavaleiros entre os 10 melhores do mundo enquanto os holandeses tem o primeiro colocado do ranking mundial, Anky Van Gursven.
No campeonato europeu, entretanto, alemães e holandeses inverteram e a Holanda ficou com o título por um pouco mais de um ponto.

Os EUA, que ficaram com o bronze no mundial, tem o seu melhor cavaleiro apenas na 20º posição do ranking mundial, Courtney King. Porém, ele não disputou o mundial, assim como os melhores americanos no ranking mundial. Os americanos brigarão pelo bronze com outras as equipes européias que se classificaram para os Jogos, que terão a presença de 10 equipes do mundo todo.
Dinamarca, Suécia, Grã Bretanha e França brigam pelas duas vagas européias nos Jogos, além dos já classificados pelo mundial Holanda e Alemanha. Quem vencer entre estes chegará á Pequim para tirar a medalha de bronze dos EUA. Pelo jeito, esse pódio voltará a ser escrito nos livros olímpicos...

Aposta
Alemanha- Ouro
Holanda- Prata
EUA- Bronze


NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os conjuntos Heike Kemmer/Bonaparte, Nadine Capellmann/Elvis Va e Isabell Werth/Satchmo somaram 72.916 pontos ao final dos dois dias de provas. A prata ficou com a Holanda e o bronze com a Dinamarca, menos de 1 ponto a frente dos americanos, que acabou perdendo o bronze pela atuação abaixo da média de Debbie Mcdonald, que com 63 pontos obteve a pior média entre os sete primeiros colocados.






Na prova individual, a holandesa Anky Van Grunsven tentará seu tri campeonato na prova e chegará como principal favorito, já que lidera o ranking mundial e venceu o mundial com mais de 5 pontos de vantagem pro vice campeão, o dinamarques Andreas Helgstand.


Anky terá, porém, nos alemães seus principais rivais. A equipe ainda não está definida, porém o time tem Isabel Werth, Nadine Capellmann, Heike Kemmer e Humertus Schimitd, todos com chances de medalhas no individual.


Werth foi medalha de bronze no mundial e prata em Atenas 2004, enquanto Nadine foi quarta e Heike o quinto no mundial de 2006. Werth ainda está em segundo no rankig mundial enquanto Nadine é sexta colocada.
Outro holandês, Inke Bartels poderá surpreender na prova que terá 50 atletas em Pequim. Ele ficou em oitavo no mundial e é quarto colocado no ranking.

Os americanos podem surpreender na prova individual, principalmente com Stefan Petters que ficou na sexta posição no mundial mas não figura tão bem no ranking pois os americanos não participam de tantos eventos na Europa, que valem mais pontos no ranking.
Os suiços, que não seriam favoritos por equipes e que têm Silvia Iklé como principal amazona, que ficou com o bronze no campeonato europeu de 2007 não disputará os Jogos Olímpicos pela poluição da cidade, que atrapalharia a saude dos cavalos.


A Espanha, prata em Atenas, dificilmente viajará a Pequim para conseguir repetir o resultado pois não está entre os favoritos á vaga. O time conseguiu acabar com uma tradição que durava quatro Jogos já, em que o pódio era exatamente o mesmo, com EUA em terceiro, Holanda em segundo e Alemanha em primeiro.


Aposta
Anky Van Grunsven (HOL)- Ouro
Isabel Werth (ALE)- Prata
Nadine Capellmann(ALE) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A holandesa Anky van Grunsven confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de ouro, deixando a alemã Isabell Werth com a prata, seguida pela sua compatriota Heike Kemmer.
Grunsven foi a última a se apresentar na pista de Hong Kong e com o seu cavalo Salinero fez 78.680 pontos e conseguiu bater as alemãs. O conjunto alemão Isabell Werth/Satchmo fez 76.650, enquanto Heike Kemmer/Bonaparte somou 74.455 pontos. Steffan Petters bateu na trave na medalha, assim como na competição por equipes, ficando na quarta posição.

Nenhum comentário: