domingo, 13 de abril de 2008

Badminton masculino e misto

Quadro de medalhas 2004 Aposta do blog
China 3ouros 1 prata 1 bronze China 3 ouros 5 pratas 2 bronzes
Coréia do Sul 1 2 1 Indonésia 2 ouros - -
Indonésia 1 - 2 Malásia - - 2
Grã Bretanha- 1 - Honk Kong - - 1
Holanda - 1 -
Dinamarca - - 1

A China está cada vez mais presente no badminton. Segundo as analises do nosso blog, o país anfitrião estará com 9 pódios em Pequim, três delas conquista de medalha de ouro. Os outros dois ouros estão previstos para Indonésia.
Os países europeus continuam na decadência que vem desde os anos 1990 e estão cada vez mais fora do mundo do badminton. Nosso blog não flagrou nenhum atleta do velho continente com chances reais de medalha.
Os malasianos buscam repetir o resultado do mundial de 2007,quando jogaram em casa e conquistaram excelentes resultados.

Entre os homens, ao menos, a disputa de medalhas não será tão monopolizadora quanto entre as mulheres. Apesar de ter os primeiros colocados do ranking, os chineses poderão ser derrotados por malasianos e indonesos.
O chinês Dan Li é o grande favorito ao título no individual masculino. Campeão mundial em 2007 e 2006 , ele lidera o ranking mundial e neste ano venceu o torneio da Suiça e foi vice campeão na Inglaterra e na Coréia. Na final do mundial de 2007, ele bateu o atual medalha de bronze olímpico, o indoneso Sony Koncoro.
Koncoro sucumbiu em dois sets, 22-20 e 21-11 mas pode reverter o quadro em Pequim. Ele é o sétimo do ranking mundial e este ano não passou das quartas de finais nos torneios da Inglaterra e Coréia. Ano passado teve, como melhor resultado, o título no aberto de Taipei.
Outro indoneso é o atual campeão olímpico. Talfick Hidayat venceu em Atenas 2004 mas hoje em dia é o sexto do ranking mundial. No campeonato mundial de 2007 e 2006 ele sequer chegou ás quartas de finais para tentar repetir o feito de 2005, quando em Anaheim se tornou campeão mundial.
Apesar da forte concorrência da Indonésia, os principais rivais de Li são os próprios chineses. Chunlai Bao e Jin Chen são terceiro e quarto colocados do ranking mundial respectivamente e darão muito trabalho em Pequim. Bao perdeu nas semi finais do mundial de 2007 enquanto Chen ficou pelo caminho mais cedo nas oitavas de finais.
Este ano, Bao chegou a duas semi finais e duas quartas de finais, mostrando que está pegando rítmo de jogo ainda mas que provavelmente em agosto estará no auge da forma para subir ao pódio jogando em casa.
O confronto entre Bao e Lin tem uma boa vantagem para o líder do ranking. Em 22 confrontos, Lin venceu 16 e perdeu 6. E desde 2007, foram 7 confrontos e apenas uma vitória de Bao, o que mostra a imensa superioridade de Lin.
O malaio Chong Wei Lee é o vice líder do ranking mundial. Mesmo com a derrota nas oitavas de finais do mundial de 2007, os títulos da Malásia, da França e do Japão o colocam atrás apenas de Lin Dan no mundial. Este ano, foi vice na Suiça e chegou ás semi finais na Inglaterra. Venceu em 2007 o líder do ranking uma vez, no torneio do Japão. Porém, perdeu quatro disputas desde lá
O dinamarques Kenneth Jonassen terá de usar sua experiência para conseguir Quinto colocado no ranking mundial, o atleta que terá 34 anos nos Jogos de Pequim foi por quatro vezes vice campeão europeu mas caiu na segunda rodada dos Jogos de Atenas. Chegou ás semi finais nso torneios daMalásia e da Coréias este ano, mostrando-se em forma para o ano olímpico. Este ano, inclusive, venceu Chunlai Bao no torneio da Malásia, devolvendo a derrota sofrida nas quartas de finais do mundial de 2007.
Aposta
Dan Li (CHN) - Ouro
Jin Chen (CHN)- Prata
Chong Wei Lee (MAL)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
O chinês Dan Li ficou com a medalha de ouro ao vencer na final o malaio Chong Wei Lee em dois sets diretos sem grandes dificuldades. Nas semi finais, fez seu jogo mais difícil, diante de seu compatriota Jin Chen, em partida que terminou em dois sets 21-12 e 21-18. Dan Li chegou em Pequim como máximo favorito e confirmou o favoritismo.
Wai Lee derrotou nas semi finais o sul-coreano Hyunil Lee, que havia surpreendido nas quartas de finais o cabeça de chave número três da competição o chinês Chunglai Bao em um jogo de dois sets, mas de muita alternância. No primeiro set, o jogo estava 8x7 e Hyinil abriu oito pontos de vantagem, mas deixou a distância cair de novo e o chinês empatou. No detalhe, vitória para o sul-coreano por 23x21.
Uma das principais decepções do torneio de simples foram os atletas da Indonésia que não chegaram até as semi finais.


Nas duplas, uma interessante disputa. Os atuais líderes do ranking mundial são os indonesos
Markis Kido e Hendra Setiawan, que cenceram o mundial de 2007 quando eram a dupla número 3 do mundo. Derrubaram nas semi finais a dupla malaia Tan Fook Choong e Wan Wah Lee que haviam vencido os favoritos e então líderes do ranking mundial, os chineses Haifeng Fu e Yun Cai.
Fu e Cai perderam no mundial para os malaios em uma equilibradíssima disputa que a torcida fez toda diferença. Jogando em casa, Choong e Lee saíram perdendo o primeiro set, mas venceram os subsequentes e chegaram a surpreendente vitória.
Um íncrivel equilíbrio marca a história dos jogos de Fu e Cai contra Kido e Setiawan. Em 6 jogos desde 2003, três vitórias para cada lado. Em 2007, os chineses venceram em Honk Kong mas os campeões mundiais deram o troco na China.
Tem tudo para ser uma íncrivel batalha.

Os coreanos Jae Sung Jung e Yong Dae Lee são quarto no ranking mundial e surpreenderam o mundo do badminton ao alcançarem a final do mundial de 2007 quando figuravam apenas na décima terceira posição no ranking mundial. Herdeiros de Dong-moon Kim/Tae-kwon Ha e Dong-soo Lee/Yong-sung Yoo, que fizeram a final dos Jogos de Atenas 2004, os coreanos bateram nas quartas de finais do mundial os então cabeça de chave 2 do torneio, os malaios Koo Kien Keat e Tan Boon Heong num épico jogo que terminou 25x23 no terceiro set. No torneio da Suiça conseguiram a vitória sobre os lideres do ranking, os indonesos antes de chegar ao título.
Os malaios Tan Fook Choong e Wan Wah Lee são terceiro colocados no ranking mundial e a principal esperança malaia em conquistar sua quarta medalha na história geral das olimpíadas, de todas as modalidades. Chegaram as semi finais no mundial de 2007 quando perderam para Kido e Satiawan em dois sets disputadíssimos, 22x20 e 25x23. Este ano conseguiram duas semi finais.

Kien Keat e Tan Boon Heong são quinto colocados no ranking e vem decaindo desde 2007 quando caíram nas quartas de final do mundial. Este ano venceram apenas um de seus três jogos e não vivem uma boa fase desde outubro, quando venceram dois torneios seguidos, na Dinamarca e em Macau.
Aposta
Markis Kido e Hendra Setiawan(INDONÉSIA)- Ouro
Haifeng Fu e Yun Cai (CHN) Prata
Tan Fook Choong e Wan Wah Lee(MAL) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Markis Kido/Hendra Setiawan, dupla favorita ao ouro, confirmou o favoritismo e derrotou na final so chinesas Yun Cai/Haifeng Fu de virada. Parece que eles entraram abalados com a torcida e perderam o primeiro set por 21x12. No entrando, voltaram ao jogo e venceram as duas outras parciais sem grandes dificuldades para ficar com o ouro.
O bronze ficou com os sul-coreanos Lee Jaejin/Hwang Jiman que mostraram que o vice campeonato mundial em 2007 não foi uma surpresa e venceram na disputa do bronze os dinamarqueses Lars Paarks e Jonas Rasmussem.
As duplas mistas serão um duelo a parte entre chineses e indonesos. Os donos da casa irão com Zheng Bo e Gao Ling, He Hanbin e Yang Yu e Zhongbo Xie e Yawen Zhang. Já a Indonésia terá Nova Widianto e Lillyana Natsir e Flandy Limpele e Vita Marissa.

Widianto e Natsir são os primeiros colocados do ranking e são campeões mundiais de 2007, quando eram segundo do ranking. A final foi diante dos líderes do ranking mundial da época, Zheng Bo e Gao Ling por 2x0. Porém, apesar de atrás no ranking, os chineses tem vantagem de 4x3 no confronto direto com os líderes do ranking mundial.
Em 2008, os indonesos foram vice campeões na Inglaterra e semi finalistas na Suiça enquanto os chineses venceram na inglaterra e foram quadrifinalistas na Suiça
Esta deve ser a briga pela medalha de ouro

He Hanbin e Yang Yu, terceiros no ranking mundial, não foram bem no mundial de 2007 e sequer se classificaram para as quartas de finais. Porém, este ano eles já venceram os torneios da Índia e da Suiça além do vice campeonato na Alemanha. Seus compatriotas Zhongbo Xie e Yawen Zhang são os que podem surpreender. Quinto no ranking mundial, a dupla venceu em Macau ano passado e este ano conseguiu semi finais na Inglatterra e na Coréia.
Limpele e Marissa fizeram uma partida excelente nas semi finais do mundial de 2007 contra Ling e Bo. A derrota veio apenas no terceiro set, por 21x19. O melhor do mundial para eles, que entraram como sexto cabeça de chave, foi vencer nas quartas de finais a dupla inglesa cabeça de chave 4 do torneio, Nathan Robertson e Gail Emms.

A dupla inglesa, por sinal, estão em sexto no ranking mundial e são um dos únicos que podem tirar Indonésia e China do monópolio do pódio., junto com seus compatriotas Anthonny CLark e Donna Kellogg e com os dinamarqueses Thomas Laybourn e Kamilla Ryter

Aposta
Nova Widianto e Lillyana Natsir (INDONÉSIA) - Ouro
Zheng Bo e Gao Ling (CHN) - Prata
He Hanbin e Yang Yu(CHN) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A dupla da Coréia do Sul Hyojung Lee/Yongdae Lee surpreendeu a todos ao, mesmo sem ter tido grandes resultados nos últimos anos juntos, e levou ao ouro ao vencer a dupla da Indonésia Nova Widianto e Lillyana Natsir na final por 2x0. O sul-coreanos já vinham surpreendendo, quando venceram a outra dupla da Indonésia nas semi finais por 2x1 e a dupla britânica nas quartas de finais.
O bronze ficou com a dupla chinesa Yang Yu/Hanbin He que venceu no último jogo a outra dupla da Indonésia em dois sets.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo do blog como um todo!

Como descendente de indonésios, gostaria só de corrigir algumas palavras. O certo é:
1. Sony Kuncoro
2. Taufik Hidayat
3. Indonésio (e não indoneso)

Creio que sua análise está certa. Acrescento que o Taufik ainda poderá surpreender no masculino, já que nos torneios de maior expressão, o Lin Dan perde pra ele.

Talvez a indonésia Maria Kristin possa ser uma surpresa no individual feminino.

Abs.