sábado, 12 de abril de 2008

Badminton feminino

O badminton feminino será um dos alicerses chineses para conseguir ultrapassar os EUA no quadro geral de medalhas. Em 2004, o país conseguiu as duas medalhas de ouro, individual e em duplas, além de ter ficado com uma prata e um bronze. Em 2000, os dois títulos também ficaram com o país mais populoso do mundo.

As chinesas estão nas quatro primeiras posições do ranking e isso faz com que a atual campeã mundial, Lin Zhu pode ficar de fora dos Jogos Olímpicos já que são apenas três atletas por país em cada categoria.

Lin, esse ano, conseguiu ser semi finalista do Gran Prix da India e foi campeã do torneio da Tailândia ano passado, além do título mundial em Kuala Lampur. Porém, ela se encontra apenas na quarta posição do ranking, atrás de XingFang Xie e de Ning Zhang.


Xie está praticamente garantida nos Jogos, mais de 1000 pontos á frente da segunda colocada, graças aos títulos no torneio da Suiça, honk Kong, França e Macau. Porém, caiu apenas nas oitavas de finais do campeonato mundial da Malásia. Apesar disso, é a principal favorita ao ouro, caso confirme a classificação já que foi campeão em 2005, em Anahein e 2006 em Madri.

Já Ning Zhang, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, ainda não encaixou seu jogo em 2008, vencendo apenas duas partidas no ano. Porém, a vice líder do ranking mundial deve conseguir a classificação graças ao resultado obtido em 2007. No mundial, foi semi finalista, e venceu o torneio da Suiça e Cingapura além de quatro semi finais.

A primeira não chinesa no ranking é de Hong Kong. Chen Wang é quinta no ranking com resultados expressivos como as semi finais dos Jogos Asiáticos de 2007 e as semi finais do torneio da Dinamarca. Este ano chegou á quatro quartas de finais o que demonstra sua regularidade mas sua incapacidade de vencer as chinesas, já que sempre cai diante de uma atleta do país anfitrião das Olimpíadas. Em Atenas também caiu nas quartas de finais.
No mundial do ano passado conseguiu um grande resultado ao ficar com a medalha de prata, oque a credencia ser uma medalhista em Pequim.

A francesa Hongyan Pie chegou as quartas de finais do mundial de 2007, assim como a inglesa Trace Hellam e a alemã Huaiwen Xu. Porém, as duas primeiras perderam em sets diretos e fazendo menos que 10 pontos em cada parcial enquanto Xu, atual oitava do ranking, bem que tentou mas perdeu em três sets. Isto é uma prova que apesar de estarem entre as 10 do mundo, tem poucas chances de medalha, já que precisam estar em um dia inspiradíssimo para conseguir um grande resultado.
Serão 64 atletas na chave de simples, que será disputada em mata-mata desde a primeira fase, fazendo com que seis seja o número de vitórias que leve as atletas ao título
Aposta
Xie Xingfang(CHN) Ouro
Lin Zhu (CHN) - Prata
Chen Wang (HOG)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A chinesa Ning Zhang conquistou o bicampeonato olímpico na chave de simples feminino do badminton dos Jogos de Pequim ao bater sua compatriota Xingfang Xie por 2 sets a 1, com parciais de 21-12, 10-21 e 21-18. Ela, que quase não se classificou entre as chinesas para as olimpíadas, passou da primeira rodada com uma vitóriafácil diante de Salakjit Ponsana , por 2xo. Depois, não teve dificuldades de elimianar Jaeyoun Jun em dois sets. As quartas de finais começaram os problemas para ela, que bateu apenas por 21x19 no terceiro set a francesa Hongyan Pi, que resistiu mais do que se esperava, mesmo sendo citada nos favoritos acima do blog. Nas semi finais, venceu Lan Lu, da China, também em três sets.
Maria Kristin Yulianti, da Indonésia, foi a "intrusa" do pódio ao superar a chinesa Lan Lu, terceira favorita, por 2 a 1 na disputa do bronze, com parciais de 11-21, 21-13 e 21-15.
Cheng Wang, de Hong Kong, perdeu para Saina Nehwal, da Indonésia, nas oitavas de finais e ficou distante do pódio, numa das primeiras surpresas da competição.


Nas duplas, novo domínio chinês. As três primeiras duplas do ranking mundial são da China e nos últimos três mundiais, o país ficou com as três primeiras posições.

Yang Yu e Ging DU são líderes do ranking mundial. Apesar de não terem jogado o mundial de 2007, elas venceram o torneio da Coréia, da Russia e de Hong Kong e conseguiram pontos para liderarem o ranking.

As campeãs mundiais Wei Yang e Jiewen Zhang estão menos de 100 pontos atrás de suas compatriotas no ranking mas são as principais favoritas ao título. Foram campeãs mundiais em 2007 e esse ano venceram os torneios da Suiça e da Malásia, os principais já disputados em 2008.
Yawen Zhang e Yili Wei eram cabeças de chave número 1 do mundial mas caíram nas semi finais em uma partida disputadíssima com Wei Yang e Jiewen Zhang. Agora terceiras colocadas no ranking, ela tiveram três semi finais em torneios em 2008 e ano passado conseguiram títulos na França e em Cingapura.

Quem pode acabar com a festa chinesa é a dupla japonesa Ogura Komiko e Shiota Reiko, que chegaram as semi finais do mundial de 2007 apesar de serem apenas a cabeça de chave número 6, batendo a dupla de Taipei quinta colocada do ranking, Yu Chien e Wen Cheng.
A dupla quarta colocada no ranking são as irmãs coreanas Kyung Won Lee e Hyo Jong Lee. Elas não tiveram um bom desempenho no mundial quando caíram nas oitavas de finais. Porém,esse ano já venceram o torneio da Alemanha e da Inglaterra além de terem caído nas semi finais no campeonato da Suiça.

As malasianas Chin Eei Hui e Wong Pey Ti chegaram nas quartas de finais do mundial do ano passado quando fizeram um jogaço com Wei Yang e Jiewen Zhang. Foram dois sets 22x20 e 21x19. Elas são décima do ranking mundial e podem surpreender em Pequim.

Aposta
Wei Yang e Jiewen Zhang(CHN)- Ouro
Yawen Zhang e Yili Wei (CHN) - Prata
Yang Yu e Ging DU (CHN)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A China conseguiu a medalha de ouro com a dupla que vinha menos forte. Jing Du/Yang Yu venceram na final a dupla da Coréia do Sul Hyojung Lee/Kyungwon Lee, quarta colocada no ranking e que surpreenderam nas semi finais as japonesas Miyuki Maeda/Satoko Suetsuna, que fizeram a maior surpresa da competição foi uma incrível vitória japonesa sobre as campeãs olímpicas de 2004. A dupla japonesa de badminton Miyuki Maeda e Satoko Suetsuna conseguiram uma vitória heróica sobre as chinesas campeãs olímpicas Yang Wei e Zhang Jiewen pelas quartas-de-final. As chinesas saíram na frente, mas as japonesas viraram o jogo, eliminaram as favoritas e garantiram uma vaga nas semifinais.
Na outra semi final, Yili Wei/Yawen Zhang perderam de 2x0 para suas compatriotas que viriam levar a medalha de ouro na final. Foi uma surpresa.

Nenhum comentário: