domingo, 6 de abril de 2008

Os cavaleiros mais completos

A prova de CCE(Concurso Completo de Equitação) é dividida em três dias, o primeiro com as apresentações do adestramento, o segundo com o cross country e o terceiro e decisivo dia nos saltos.

Nos Jogos Olímpicos, a disputa ocorre individualmente e por equipes desde a edição do ano de 1912. Os australianos foram tri campeões na década de 1990 mas perderam o título na última edição para os franceses que foram pela primeira vez campeões da prova.

A Alemanha perdeu o título no CCE de 2004 por uma decisão da Corte de Arbitragem Esportiva (CAS), que ao reconhecer erros nos resultados por equipes, aplicou uma penalidade para o time alemão e passou o ouro para a França. A decisão foi a última instância da mais tumultuada final de Atenas -antes de ter um dono definitivo, a medalha do CCE passou primeiro para as mãos da Alemanha, depois foi para os franceses e ainda voltou para os alemães, tudo por conta da confusa coordenação do evento.

Para Pequim, a Grã Bretanha, que vem de duas medalhas de pratas seguidas e chega para tentar surpreender e ficar com o título. Eles foram campeões europeus em 2007, competição a qual não teve a participação alemã, que haviam sido campeões mundiais em 2006 perdendo 156 pontos. No mundial, os britânicos perderam 180 pontos e ficaram com a prata enquanto os australianos ganharam o bronze dos norte americanos por menos de um ponto.

Os alemães tem seus cinco melhores cavaleiros em nono, 16º, 23º, 46º e 49º e não tem, na teoria a melhor equipe, já que os franceses tem 5 cavaleiros entre os 12 primeiros e a Australia tem cinco entre os 21 primeiros. Porém, os alemães, que perderam o ouro no "tapetão" em 2004 chegam com tudo para conquistar um título que não vem desde 1988.

Estranhamente, nenhum dos 4 primeiros colocados no ranking mundial é britânico e nem alemão. O neozelandês Andrew Nicholson é o primeiro, mas sua equipe foi "apenas" sexta no mundial e ainda não garantiu presença do torneio. Porém, no mundial, o domínio completo de cavaleiros da Alemanha e da Grã Bretanha.
Os italianos podem surpreender, como fizeram no campeonato europeu que ficaram em terceiro, assim como os suecos que podem beliscar uma medalha de bronze com a quinta posição no mundial.
Os cinco cavaleiros adestram, saltam percorrem as provas de cross country e os dois piores resultados de cada equipe são descartados, regra mudada depois dos Jogos de 2000 e beneficia ainda mais as equipes favoritas.
As chances da equipe brasileira:

Aposta
Alemanha- Ouro
Grã Bretanha- Prata
EUA- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os australianos, como de costume, fecharam o primeiro dia, depois do adestramento, em primeiro lugar, a frente da Alemanha e da Grã Bretranha.
Porém, depois do cross country, os alemães colocaram quatro pontos de vantagem sobre os australianos, que ainda seguiam na vice liderança, a frente dos britânicos, que não comeptiram tão bem como de costume no cross country, segunda parte da competição.
Nos saltos, os alemães se mantiveram na primeira posição, conseguindo ainda abrir um ponto de vantagem sobre os australianos, que ficaram com a prata. O bronze acabou com os britânicos, bem a frente dos suecos, que foram quarto colocados.
Os americanos nunca chegaram a ameaçar lutar por uma medalha e acabaram longe até mesmo das cinco primeiras posições enquanto os franceses não puderam lutar de igual para igual pois tinham apenas quatro cavaleiros, podendo ter apenas um descarte.


No individual, britânicos e alemães provavelmente farão uma excelente disputa pela medalha de ouro. Zara Philips foi a grande campeã do mundial mesmo aparecendo apenas na 41ª posição no ranking mundial. Porém, a britânica caiu do cavalo em JUNHO, se machucou e ficará de fora dos Jogos Olímpicos de Pequim. O australiano Clayton Frederikes ficou com a medalha de prata muito pelo fato de ter sido punido na prova de cross country.

A medalha de bronze ficou com o americano Amy Tryon, que não está nem entre os 200 melhores no ranking.

Apesar de longe do pódio no mundial, os alemães tem grandes possibilidades de medalha. A equipe ainda não está definida para os Jogos, mas Frank Ostholt, Hinrich Homeike e Bettina Hoy estão entre os grandes favoritos ao pódio no individual.

Os britânicos também brigarão. Além de Philips, Oliver Townned e Daisy Dick podem brigar pelas três primeiras posições. O atual campeão olímpico, Leslie Law aparece apenas na 330ª posição no ranking mundial e não tem figurado o time britânico nas principais competições, o que o deixa distante de repetir a medalha. O medalha de prata Kimberly Sevenson poderá em Pequim repetir a medalha, já que oucupa a 17ª posição no ranking mundial, mesma posição obtida no mundial.

David O´connor, campeão olímpico de 2000, é o sexto do ranking e pode conquistar o bi campeonato depois do fracasso que teve em 2004 na tentativa de subir ao pódio pela segunda vez no individual.
Se nos baserarmos no ranking mundial, o neozelandês Andrew Nicholson seria o maior favorito, mas isso não se confirmou no mundial, quando foi o 23º. Ele lidera o ranking principalmente pelo número de eventos que disputou nos últimos anos além de manter uma certa regularidade, ficando entre os 10 primeiros na maioria dos eventos que disputa.

O hipismo CCE individual é muito difícil de se prever vide que apenas um cavaleiro na história ganhou o título mundial e dois anos depois ganhou os Jogos olímpicos: Blyth Tait, da Nova Zelandia
Aposta
David O´connor (EUA)- Ouro
Frank Ostholt (ALE)- Prata
Kimberly Sevenson (EUA) Bronze
As chances dos brasileiros no individual:
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O alemão Hinrich Homeike, menos cotado entre os cavaleiros alemães, ficou com a medalha de ouro na prova com apenas dois pontos de vantagem sobre a americana Gina Milles. A liderança, depois do adestramento, era da australiana Lucinda Fredericks, que havia perdido apenas 30 pontos. Entretanto, ela não conseguiu manter o rítmo e não terminou entre os primeiros.
A medalha de bronze ficou com a britânica Kristina Cook .
Nenhum dos meus favoritos ficou entre os primeiros colocados, o que prova o quanto é difícil se prever uma medalha no hipismo CCE.

Nenhum comentário: