quinta-feira, 17 de abril de 2008

Classe 470

A classe 470 é uma das mais tradicionais da vela e foi a primeira a ter uma medalha disputada apenas por mulheres. Nos Jogos de 1988, em Seul, a dupla americana ficou com a medalha de ouro na competição feminina, abrindo espaço para osexo frágil na vela. A disputa masculina acontece desde 1976, em Montreal.

Para Pequim, a dupla masculina favorita é a britânica. Nick Rogers e Joe Glanfield foram vice campeões olímpicos em 2004 e são os atuais campeões mundiais da categoria. A dupla ainda venceu a regata de Melbourne neste ano e a de Miame ano passado.
Porém, eles não são favoritos com "f" maiusculo. Os australianos Nathan Wilmont e Malcolm Page foram campeões do mundial de 2007 e vice em 2006, mas ficaram só na oitava posição em 2008. Ele lideram o ranking mundial e vão travar uma equilibradíssima batalha com os britânicos.

Os israelenses Gideon Gliger e Udi Gal foram medalha de bronze nos últimos três mundiais e não serão considerados zebras caso ganhem o ouro. Foram prata no fortíssimo torneio Princesa da Espanha neste ano.
Os franceses Olivier Bussot e Nicolas Charbonier foram quarto colocados no mundial de 2008 e vice campeões europeus em 2007 mas ainda lhe faltam um título importante.

Duas duplas que conquistaram boas colocações em Atenas 2004 chegam ainda mais fortes para Pequim. Os holandeses Sven Coste e Kalle Coster, sexto nos últimos Jogos Olímpicos, foram vice campeões mundiais em 2007 e medalha de bronze no torneio Princesa da Espanha. Já os portugueses Alvaro Marinho e Miguel Nunes, uma posição atrás dos holandeses em Atenas, são os atuais campeões da Europa e ficaram com o vice campeonato no mundial de 2008, depois de um quarto lugar em 2007.

Uma briga boa, com "470" opções de pódios possíveis. Desculpe-me o trocadilho

As chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/poucas-chances-na-classe-470m-masculino.html

Aposta
Nick Rogers e Joe Glanfield (GBR)- Ouro
Nathan Wilmont e Malcolm Page (AUS) - Prata
Gideon Gliger e Udi Gal (ISR) - Bronze

Dentre as mulheres, favoritismo para as holandesas Marcelien de Koening e Lobke Berkhout, campeãs mundiais de 2006 e 2007, além de terem sido quarta colocadas no mundial deste ano. Porém, neste ano retomaram a hegemonia graças a vitória no concorrido Trofeu Princesa da Espanha.

Elas haviam perdido o título de 2008 para as americanas Erin Maxwell e Isabelle Kinsolving, que também foram campeãs na semana de Melbourne e foram bronze no Trofeu Princesa da Espanha em 2007. Ficaram em décimo no mundial de 2007.
Quem está na briga pela medalha também são as suecas Therese Torgersson/Vendela Zachrisson, terceira colocada em Atenas 2004. Porém ,desde lá não emplacaram: Ficaram apenas em oitavo no mundial de 2008m quinto em 2007 e bronze em 2006.

As líderes do ranking mundial são as italianas Giulia Conti e Giovana Micol, que têm como melhores resultados o vice campeonato do mundo em 2008, o título da fortíssima semana francesa de vela além de serem vice campeãs européias.
As japonesas Ai Kondo e Naoko Kamata são vice líderes do ranking mundial mas foram bem mal no mundial de 2008, em que ficaram em 12º. No mundial de 2006 elas foram vice campeãs mas em 2007 ficaram na quarta colocação.

As francesas Ingrid Pititjean e Nadege Douroux foram vice campeãs em 2007 e podem conseguir a medalha olímpica também pelo fato de terem sido quintas colocadas no mundial deste ano.As líderes do ranking mundial são as italianas Giulia Conti e Giovana Micol, que têm como melhores resultados o vice campeonato do mundo em 2008, o título da fortíssima semana francesa de vela além de serem vice campeãs européias.

As brasileiras Fernanda Oliveira e Isabem Swan correm por fora, já que foram sétimas no mundial de 2007 e quartas no de 2006. No Trofeu Princesa da Espanha deste ano ficaram em quinto.
As chances completas: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/meninas-tem-chances-reais-de-bom.html

Aposta
Marcelien de Koening e Lobke Berkhout(HOL) - Ouro

Erin Maxwell e Isabelle Kinsolving (EUA) - Prata
Ingrid Pititjean e Nadege Douroux (FRA) - Bronze

Nenhum comentário: