segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sabre feminino

O sabre individual feminino terá chinesas, americanas e russas brigando arduamente pelo pódio enquanto outras atletas européias podem surpreender.

A chinesa Tue Xue foi vice campeã olímpica em 2004 e do mundial de 2006 e hoje lidera o ranking mundial e é uma das candidatas à medalha em Pequim. Este ano, venceu o campeonato asiático mas em cinco torneio importantes não passou de um bronze em Orleans. Em disputas com a americana Rebeca Ward, ela está em desvantagem e perdeu dois dos últimos três encontros. No mundial de 2006, acabou sem chegar às semi finais mas terá o fator casa como principal incentivo para finalmente ganhar um torneio importante.
A americana Mariel Zagunis é atual campeã olímpica, foi vice campeã mundial em 2006 e caiu nas quartas de finais em 2007, diante da polonesa Bogna Jozwiak. Tem, somando títulos individuais e por equipes, sete campeonatos mundiais e talvez seja a maior favorita ao ouro. Atualmente, é quarta do ranking mundial. Neste ano, foi vice campeã da English Cup e terceira na Copa do Mundo de Madrid.
Também vinda dos EUA, outras duas sérias candidatas para o pódio. Rebecca Ward e Sada Jacobson, bronze em Atenas, tem tudo para conseguir um bom resultado. Porém, vale lembrar que apenas duas americanas vão disputar o individual. Ward é vice líder do ranking mundial mas não chegou entre as oito melhores no mundial de 2007 não defendendo o título de 2006. Este ano venceu quatro dos cinco torneios que disputou e provavelmente será a segunda americana no individual. Jacobson foi bronze no mundial de 2006, é terceira no ranking mas dificilmente lutará no individual.

No mundial de 2007, o título ficou com a russa Elena Netchaeva, que na final derrotou por 15x12 Tue Xue, que havia a eliminado nas quartas de finais de Atenas 2004. Ela é quinta no ranking mundial e no caminho para o título derrotou duas polonesas até chegar na final. Este ano, foi três vezes medalha de bronze em torneios mundiais, se credenciando para disputar o pódio em Pequim.
Outra russa, Sophia Velikaia pode surpreender. No mundial de 2007, chegou até as quartas de finais e no ranking mundial é sexta colocada. Foi medalha de prata no mundial de 2005 e foi três vezes medalhista em mundiais juniors.
A Polônia colocou duas atletas nas quartas de finais do mundial de 2007. Bogna Jozwiack e Aleksandra Socha deram muito trabalho para Mariel Zugnis, nas quartas, e Netchaeva nas semi finais respectivamente. Estão entre as 10 melhores do mundo mas dificilmente conseguirão chegar ao pódio.
Aposta
Elena Netchaeva (RUS) - Ouro
Rebecca Ward (EUA) - Prata
Tue Xue (CHN) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
As norte-americanas dominaram por completo as provas do sabre individual feminino e levaram ouro, prata e bronze com Mariel Zagunis, Sada Jacobson e Becca Ward, respectivamente.
A equipe do país foi às semifinais com pelo menos duas medalhas garantidas. No primeiro combate, Sada Jacobson venceu a russa Sofiyia Velikaya por 15 a 11 No confronto entre as compatriotas Mariel Zagunis e Becca Ward, Zagunis ignorou o favoritismo da colega e venceu por 15 a 11. Na disputa pelo terceiro lugar, Ward garantiu o pódio 100% norte-americano ao bater Sofiyia Velikaya num disputado 15 a 14. Sofiyia chegou a estar vencendo por 11x8 mas deixou a virada para 13x11 acontecer.
Elena Netchaeva, minha favorita, perdeu na primeira luta para a polonesa Irena Wieckowiscka de virada por 15x12 depois de estar vencendo por 9x5. Tan Xie perdeu por 15x9 nas quartas de finais para Sofiyia Velikaya


A competição por equipes do sabre feminino será realizada pela primeira vez, fazendo com que as medalhas entre homens e mulheres sejam iguais. Em Atenas, foram entregues seis medalhas de ouro para os homens e quatro para mulheres. Agora, cinco a cinco.

As campeãs mundiais da prova são as francesas , que também lideram o ranking mundial da prova. Este ano, a equipe disputou quatro etapas da copa do mundo, vencendo uma e sendo vice na outra. Mesmo não tendo atletas entre as favoritas no individual, a seleção francesa chegará à Pequim como favorita, mesmo não tendo nenhuma atleta entre as 10 melhores no individual. A união faz a força!
A equipe americana foi muito mal do mundial, caindo nas quartas de finais diante da Itália por 45x42. Com três das quatro primeiras colocadas do ranking mundial, a equipe foi vice do mundial de 2006 e hoje é vice líder do ranking por times. Contando com as grandes favoritas no individual, a equipe busca trasformar isso em união para chegar ao ouro.
A equipe da Russia, tem três atletas entre as 10 primeiras do ranking e tem tudo para conseguir a medalha no torneio. No mundial de 2007, ficaram com a medalha de bronze depois de perder para a França nas semi finais e vencer a Itália por 45x35 na luta pelo terceiro lugar. Não chegou às semi finais em nenhuma etapa da Copa do Mundo em 2008 e ano passado não passaram da sexta posição no campeonato europeu.

O time da Ucrânia foi vice campeão mundial, depois de vencer a China e a Itália nas quartas de final e na semi. O país, que tem sua primeira atleta no ranking apenas na 20ª posição, tem conseguido excelentes resultados por equipes e está na quarta posição no rnaking mundial. O vice campeonato na Copa do Mundo de San Marino, este ano, colocou a equipe como uma das candidatas a surpreender em Pequim.
As chinesas, donas da casa, tem a líder do ranking mundial e em Atenas colocou duas atletas entre as oito melhores mas não vem conseguindo bons resultados. Ficou nas quartas do mundial de 2007 e está em quinto no ranking mundial. Também briga por fora a seleção da Polônia, sétima no ranking e que caiu diante da Russia nas quartas de final do mundial de 2007.
Serão oito equipes no torneio e uma final olímpica virá com apenas duas vitórias. Apenas as melhores seleções estarão em ação. As outras equipes serão do Canadá e África do Sul, melhores de seus continentes. Quem for enfrentá-las na primeira rodada terá uma vaga na semi final quase garantida, principalmente contra as sul-africanas, apenas 17ª do mundo.
Aposta
França- Ouro
EUA- Prata
Russia- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O time ucraniano, formado por Olena Khomrova, Olga Kharlan e Halyna Pundyk, derrotou as chinesas Xue Tan, Hong Ni e Yingying Bao por 45 a 44 na final. As norte-americanas foram para a disputa pela medalha de bronze com a França e venceram por 45 a 38.
As chinesas chegaram a abrir uma vantagem de oito pontos após seis combates, mas as ucranianas conseguiram se recuperar a partir das últimas duas lutas e conseguiram uma virada dramática.O combate final foi entre Olga Kharlan e Xue Tan. A chinesa, prata em Atenas-2004 no sabre individual, havia massacrado as outras duas ucranianas por 5 a 1 nos confrontos anteriores. Quando Tan começou a luta, a China vencia por 40 a 36. Kharlan empatou em 41 pontos e iniciou uma disputa toque a toque pela medalha de ouro.Com o placar de 44 a 44, a chinesa chegou a comemorar o ponto final, mas a arbitragem o anulou após apurar que as duas se tocaram simultaneamente. Voltou o ponto, e foi a ucraniana quem marcou, para a euforia das companheiras e da equipe técnica.
As francesas perderam para a China por 45x38 nas semi finais enquanto as russas ficaram na quinta posição depois de terem sido eliminadas pelas ucranianas nas quartas de finais.

Nenhum comentário: