sábado, 26 de abril de 2008

Polo Aquático

O mapa do polo aquático mudou. Literalmente. Com a divisão da Sérvia E Montenegro em duas seleções, o favoritismo acabou caindo no colo da Croácia e dos octa campeões olímpicos, os húngaros. Entre as mulheres, Australianas e americanas devem disputar a medalha de ouro com a medalha de bronze ficando altamente indefinida, com cinco equipes na briga.

Em Atenas, nenhuma nação conquistou medalha tanto no masculino como no feminino e para 2008 a Hungria promete, com a forte evolução no feminino, conseguir o feito.
Quadro 2004 Aposta para 2008
Hungria 1 - - EUA 1 - -
Itália 1 - - Croácia1 - -
Grécia - 1 - Hungria - 1 1
Sérvia e Montenegro -1- Austrália - - 1
EUA - - 1 Espanha - - 1
Russia - - 1

Hoje, o blog analisa o primeiro dos esportes coletivos a ser disputado em Jogos Olímpicos. Já em 1900, os homens já disputaram o esporte enquanto as mulheres tiveram sua primeira aparição somente em Sydney 2000.

As mulheres tem oito equipes divididas em dois grupos com quatro times. No grupo A, China, Itália, Russia e EUA enquanto o B contém Austrália, Grécia, Hungria e Holanda. O reduzido número de países participantes eleva o nível do torneio que, a excessão feita o time da casa, tem todos os times capazes de ficar com uma medalha.
As americanas são as principais favoritas ao título do polo aquático feminino. As yankees chegarão pela terceira olimpíadas consecutiva como candidata ao título mas buscam, desta vez, não deixarem escapar o ouro. Nos Jogos Olímpicos de 2000, na Austrália, elas perderam para as donas da casa na final por 4x3 e ficaram com a prata. Em Atenas 2004, caíram por 6x5 nas semi finais diante das italianas, que posteriormente venceriam as gregas na final olímpica.
ara Pequim, o time vem embalado depois da emocionante vitória por 6x5 na final do mundial em Melbourne sob as donas da casa. Na Copa do Mundo FINA, em 2006, foram campeãs invictas.

A outra classificada do grupo A deve ser definida no confronto Itália e Russia. As primeiras ganharam o título olímpico de 2004 enquanto a segunda foi medalha de bronze no mundial de 2007 e quarta colocada em 2005. As italianas que venceram em Atenas não vem fazendo boas partipações em torneios desde lá, vide que acabou o mundial de 2007 eliminadas pelas australianas nas quartas de finais por 12x8 sem demonstar condições de bater as adversárias.
A equipe tem tido uma renovação constante. No mundial de 2007 apenas cinco das 12atletas do elenco participaram dos Jogos de Atenas, inclusive o destaque atual da seleção, Tania de Mario. Elas conseguiram a classificação graças ao título do pré olímpico de 2008, que classificava as quatro primeiras para Pequim. Na final, elas bateram as russas por 10x9 numa prévia do que será a árdua briga pela segunda vaga do grupo. Na fase inicial do torneio, as duas seleções empataram em sete gols. No Europeu de 2006, as russas bateram as italianas por 12x10 e meses depois venceram novamente o duelo, por 11x10, na Copa do Mundo, que rendeu a medalha de prata.

As australianas, vice campeãs mundiais ano passado, são as favoritas à ficar com a vaga no grupo B, enfrentando Grécia, Hungria e Holanda. O time, que tem como destaque Rebecca Nippon acabou apenas na quarta posição nos Jogos de 2004, quando perderam o bronze para as americanas e as semi finais para as gregas. Á vitória no evento teste de Pequim, no início do ano, faz com que a seleção chegue embalada para Pequim. Foram vice campeãs da Copa do Mundo de 2007, apesar da derrota para Espanha.

A disputa pela segunda posição deve ficar entre Grécia e Hungria, apesar da Holanda poder surpreender. As gregas caíram nas quartas de finais do mundial depois de uma partidaça contra as russas, que terminou 10x9. Angeliki Gerolymol é o principal destaque da equipe, que é atual vica campeã olímpica. No pré olímpico deste ano, as gregas enfrentaram a Hungria numa prévia do que pode acontecer em Pequim pela briga para ir às semi finais, e a vitória foi de 11x10 para o país do leste europeu. As húngaras foram campeãs mundiais em 2005 levam um ligeiro favoritismo na briga pela segunda vaga, podendo até surpreender a Austrália. No mundial de 2007, ficaram com a medalha de bronze vencendo as russas por 9x8.
A Holanda caiu no "Grupo da morte" no mundial de 2007 e acabou eliminada perdendo para Grécia e EUA. Perderam por 14x7 para as gregas e 9x7 para as americanas. Porém, o time se classificou sem precisar disputar o pré olímpico mundial, vencendo o campeonato europeu pré olímpico. Na Copa do mundo de 2007, Grécia e Holanda jogaram e a vitória ficou com o time da Holanda por 10x9.

Claro que é impossível prever qualquer resultado, principalmente numa semi final olímpica, mas se fosse para apostar colocaria as Americanas e australianas na final e uma disputa de bronze entre Hungria e Russia.

Aposta
EUA- Ouro
Austrália- Prata
Hungria- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
As holandesas surpreenderam a todos e conseguiram a medalha de ouro no pólo feminino, saindo de uma posição em que eu sequer acreditava na classificação para as semi finais. Na final, a vitória por 9x8 veio em cima das americanas, que pela terceira vez seguida ficaram com o vice campeonato olímpico. Autora de sete gols na partida, a holandesa Danielle de Bruijn foi a principal responsável pela vitória holandesa, principalmente com o gol feito faltando 26s para o fim.
A medalha de bronze do torneio ficou com a Austrália, que venceu a Hungria nos pênaltis por 3 a 2, após um emocionante empate em 9 a 9.


Entre os homens, são 12 equipes divididas em dois grupos de seis. No grupo A estão Austrália, Canadá, Grécia, Hungria, Montenegro e Espanha enquanto no grupo B estão China, Croácia, Alemanha, Itália, Sérvia e EUA. O interessante é que a seleção da Sérvia Montenegro foi dividida, assim como o país, e as duas equipes conseguiram a classificação para Pequim.
Os europeus, que ficaram com as oito primeiras posições no mundial de 2007, devem dominar o pódio

No grupo A, os húngaros, octa campeões olímpicos, são os favoritos para ficar com a primeira posição. Em2007, foram vice campeões mundiais e vice também da liga mundial. No ano de 2005, a seleção ficou novamente com o vice campeonato, sempre perdendo por um gol na finalíssima. A equipe de Montenegro também vem forte, mas não se sabe o quão forte, já que a seleção foi dividida. A equipe da Sérvia e Montenegro foi campeã da copa do mundo de 2005, 2006 e 2007, mas Montenegro sequer ficou entre os melhores no mundial de 2007, conquistando a vaga somente no pré olímpico mundial.
As seleções da Grécia e Espanha deverão brigar pela segunda posição, deixando a encrenca da última vaga nas quartas de finais para Canadá, Austrália e Montenegro, equipe mais fraca da extinta Sérvia Montenegro.

Os gregos estão em decadência, mas nunca podem ser esquecidos. Depois da quarta posição nos Jogos de Atenas, ficaram em sexto no mundial de 2007 e com o bronze no mundial de 2005, depois de perder por 8x7 nas semi finais para Hungria. Em 2007, perderam para os servios por 8x3. Já os espanhóis, favoritos para ficaram com a segunda posição no grupo, talvez até vencer os húngaros, como quase fizeram nas semi finais do mundial 2007, quando perderam por 12x11. Na luta pelo bronze, fizeram um jogaço contra Sérvia e venceram nos penaltis. Os canadenses, que perderam para o Brasil no Pan de 2003 e 2007, se superaram no pré olímpico mundial e conquistaram a vaga olímpica. Com o mesmo time do Pan, o time brigará, provavelmente, pela quarta vaga do grupo com Montenegro.
Os australianos dificilmente conseguirão um bom resultado. O time caiu nas oitavas de finais do mundial de 2007 e foram sexto em 2005. Podem surpreender, mas são candidatos a serem últimos colocados no grupo.


No grupo B, os croatas são favoritos à ficar com a primeira posição. A seleção foi campeã mundial em 2007 vencendo a final contra a Hungria por 9x8, em jogo emocionante. O time, que ficou longe do pódio em todas as Ligas Mundiais, ficou com a quarta posição no mundial de 2005 e apenas em sétimo no Europeu de 2006. Com uma renovação de quase 50% do time, a seleção começou 2007 com cara nova.

Sérvia e Itália devem lutar pela segunda vaga do grupo. Os italianos ficaram em quinto no mundial de 2007 vencendo Alemanha e Austrália e fazendo um jogo parelho com os espanhóis nas quartas de finais, quando perderam por 7x5. Já os servios, foram quarto colocados no mundial de 2007 depois de perder as semi finais para os croatas. No mundial, os dois caíram na mesma chave e a partida terminou com vitória de 6x3 para os sérvios.

A quarta vaga será disputada entre Alemães e americanos. No mundial de 2007, os dois disputaram uma vaga nas quartas de finais e os europeus saíram vitoriosos por 6x3. Porém, os germânicos caíram na fase seguinte diante da Hungria por 13x6 e fecharam a competição em 8º. Os alemães provaram no mundial de 2007 que continuam abaixo de outras seleções européias. Na primeira fase perderam por 11x7 para Sérvia e 8x3 para Itália. Porém, no pré olímpico mundial, conseguiram vencer o time da bota por 10x9 mostrando que pode até ficar em terceiro no grupo, mas é difícil.
Os EUA foram para a disputa do nono lugar e conseguiram, vencendo os australianos. Na primeira fase o time jogou bem contra os croatas mas perderam por 10x8.
A China,assim como no feminino, precisa melhorar muito para conseguir brigar entre os melhores do mundo. Mas estão em evolução.

A Russia ficou fora dos Jogos Olímpicos perdendo nas quartas de finais do pré olímpico mundial em um jogo incrível com os italianos. No fim, 10x9 e a seleção que foi bronze em 2004 e prata em 2000 ficou fora dos Jogos pela primeira vez desde 1984, quando a União Soviética boicotou os Jogos.

Nas quartas de finais, é bem provável que Hungria e Croácia se classifiquem pois vão enfrentar, caso confirmem a primeira posição, equipes teoricamente mais fáceis como Alemanha e Canadá. Os bons jogos serão envolvendo os segundos e terceiros colocados. Grécia e Espanha enfrentando Itália e Sérvia deverão fazer jogos excelentes. Um confronto entre Sérvia E Montenegro não está descartado. As seleções jogaram entre si na Liga Mundial de 2007, quando Montenegro surpreendeu e venceu por 20x18.
Obviamente, é muito difícil, volto a dizer, prever algo numa semi final olímpica, mas eu apostaria em Hungria e Croácia disputando o ouro e Espanha e Sérvia disputando o bronze.

Os croatas depositam suas fichas em dois jogadores: Samir Barac e Pavo Markovic. Barac terá 35 em Pequim e é um dos veteranos da equipe, já que está nela desde 1999, quando o time foi prata no Europeu. Já Markovic é da nova geração croata e com 23 anos tentará à medalha em Pequim.Igor Hinic é o último remanecente da equipe medalha de prata olímpica em 1996.

Já os húngaros tem Gergaly Kiss e Daniel Varga. Kiss tem 30 anos e tem em seu currículo dois ouros olímpicos, um ouro e duas pratas em mundiais. Em Atenas, marcou quatro gols na final e foi o principal nome da seleção.

Aposta
Croácia- Ouro
Hungria- Prata
Espanha- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A seleção húngara masculina de pólo aquático chegou ao tricampeonato olímpicocom uma vitória por 14 a 10 na final contra os Estados Unidos, que surpreenderam nas semi finais ao vencerem os montenegrinos. Os americanos, que não subiam ao pódio em competições importantes desde 84, fizeram uma campanha muito boa surpreendente as favoritas equipes européias.
Na decisão do terceiro lugar, a Sérvia bateu Montenegro por 6 a 4 e encerrou a competição com a medalha de bronze, em partida que reuniu duas potências da modalidade.
As quartas de finais tiraram da disputa por medalhas a Croácia, minha favorita para a prova, numa surpreendente derrota para Montenegro por 7x6. A Espanha também ficou pelas quartas de finais, perdendo por 9x5 para Sérvia.

Nenhum comentário: