segunda-feira, 21 de abril de 2008

Solo

O solo feminino teve em Atenas 2004 uma das maiores surpresas dos Jogos, principalmente para os brasileiros. Quem não se lembra do pequeno passo para fora da linha do tablada dado pela gaúcha Daiane dos Santos, então campeã mundial da prova, que a deixou “apenas” na quinta posição, assistindo de longe a premiação da romena Catalina Ponor.

Para 2008, a romena anunciou a aposentadoria e quem chega como principais favoritas ao título olímpico são as americanas. A supercampeã Shawn Johnson chega á Pequim com o crédito de atual campeã mundial da prova, título conquistado em 2007 quando não deixou sua compatriota Alicia Sacramone conquistar o bi campeonato, já que ela vencera o mundial de 2005 quando Shawn ainda tinha 14 anos.

Obviamente, Daiane dos Santos não pode ser esquecida. Uma das mais fortes fortes da modalidade terá grandes chances de título se chegar á Pequim com o tornozelo e o joelho, que tanto a atrapalham há anos, em ordem, dando-lhe condições física para conquistar um excelente resultado: A medalha que escapou há 4 anos na fatídica tarde de 20 de agosto de 2004. Ela ainda lidera o ranking mundial da prova, já que tem em seu currículo o título da final da copa do mundo, em 2006, e a quarta posição do mundial do mesmo ano.

A chinesa Fei Cheng, favorita absoluta ao salto, corre por fora na luta pelo ouro na prova do solo. Quarta colocada nos Jogos de Atenas e vice líder do ranking mundial foi quinta colocada no mundial de 2007 podendo vencer jogando em casa. Ela foi campeã mundial em 2006, quando as americanas não levaram seu time principal. Aliás, as yankees dificilmente levam sua equipe A para as etapas da Copa do mundo, o que deixam as atletas da terra do tio sam mal colocadas no ranking da Federação Internacional de Ginástica. Enquanto Alicia é quarta, Shawn é sétima.

A francesa Cassy Vericel foi medalha de bronze no mundail de 2007 mas não se encontra entre as melhores no ranking mundial. Isso demonstra que o resultado do mundial pode ter sido apenas um “lapso” e que ela não chegará á Pequim com chances de medalhas. Outros podem achar que ela deve subir ao pódio…Mas acho difícil, apesar de ser uma real canditada.
A versátil italiana Vanessa Ferrari, bronze no individual geral do mundial de 2007, ficou em sexto na prova do solo no mesmo mundial e oucupa a quinta posição no ranking mundial da prova. Foi campeã européia em 2007 da prova e pode repetir o fato em Pequim 2008.
A britânica Elizabeth Tweddle pode comer pelas beiradas e conquistar o pódio em Pequim. A atleta oucupa a terceira posição no ranking mundial da prova, foi sétima no mundial de 2007 e quarta em 2006 podendo levar uma medalha em Pequim. Foi prata no campeonato europeu deste ano, que teve como campeã a romena Sandra Raluca, finalista do mundial de 2007 que não pode ser esquecida na briga pela medalha, já que é tida com uma das herdeiras de Ponor.
Chances completas do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/02/muitas-chances-poucas-reais.html
Aposta
Alicia Sacramone(EUA) - Ouro
Shawn Johnson(EUA) - Prata
Fei Cheng (CHN) - Bronze



Dentre os homens, temos talvez o maior favorito dos Jogos Olímpicos na ginástica artística. Diego Hipólito chegará á Pequim como principal canditado ao título da prova, já que é bi campeão mundial( 2005 e 2007) além de ter ficado com a prata em 2006. Além disso, no fim do ano passado atingiu a fantástica nota de 16,200, a maior de sua vida, num torneio amistoso em que competica com sua irmã, Daniele. Ele é o líder do ranking mundial.

Seu principal adversário, o romeno Marian Dragulescu, que está machucado e muito dificilmente disputará os Jogos Olímpicos, já que quebrou as duas pernas no fim do ano passado. Com isso, seu maior adversário passa a ser o espanhol Gerfásio Derfer, que foi prata no mundial de 2007 e quarto colocado em 2006 e nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Os chineses são todos grandes adversários. Os 6 atletas da China têm chances de pegar uma final, mas os principais nomes do solo são Liang Fulioang e Zuo Kai, finalistas do último mundial, em que ficaram em sexto e sétimos respectivamente.
O japonês Hisashi Zizutori foi medalha de bronze no mundial de 2007 e tem boas chances de subir ao pódio. O também japonês Daisuke Nakano chegou á final olímpica em 2004 e pode surpreender no solo agora em Pequim.

O canadense Brandan O´neal, vice líder do ranking mundial da prova, não vive uma grande fase e seu último grande resultado foi o bronze no mundial de 2005. O canadense que melhor pode fazer frente á Diego é Kyle Shewfelt, medalhista no mundial de 2006 e sétimo do ranking mundial.

Pelos EUA, o principal concorrente á medalha no solo é Guilhermo Alvarez, quarto colocado no mundial de 2007. Porém, o americano que é especialista na prova, não deve subir ao pódio, apesar de ter chances.
Chances completas do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/02/o-mais-favorito-de-todos.html
Aposta
Diogo hipólito(BRA) - Ouro
Gerfásio Derfer(ESP)- Prata
Liang Fulioang (CHN) - Bronze

Nenhum comentário: