Nas argolas, o chinês Yibing Chen é o franco favorito á medalha de ouro na competição. Além de disputar a competição em casa, ele foi campeão mundial em 2006 e 2007, esse último com a íncrivel nota de 16,700.
Porém, ele terá apenas um de seus fortíssimos adversários. O holandês Yuri Van Genden, campeão mundial em 2005, prata em 2007 e bronze em 2006 não se classificou para Pequim pois sua equipe ficou em 20º lugar, sem nenhuma vaga, e ele não ficou entre os atletas convidados. Com isso, Chen terá que superar o vice campeão olímpico de 2004, o búlgaro Jordan Jovtchev, medalha de bronze no mundial de 2007 e prata em 2006.
Dos três, o único que disputou este ano etapa da copa do mundo até o momento, foi Van Genden, que venceu em Doha com a nota de 16,620.
Quem pode completar o pódio é o chinês Wei Yang, que ficou em quarto no mundial de 2006 e sexto em 2007. O americano Kai Wen Ten, quarto no mundial de 2007, ainda não tem sua vaga garantida na equipe mas caso vá a Pequim poderá brigar pelo pódio. Outros chineses terão grandes chances de medalhas, mas a equipe ainda não está definida.
O venezuelano Regulo Carmona, quinto no mundial, não irá á Pequim, visto que sua equipe não conseguiu classificação nem para um atleta nos Jogos, e o único representante será José Luis Fuentes, décimo no individual geral.
Hiroyuki Tomita, do Japão, ficou em quinto em Atenas e oitavo no mundial, sendo um sério canditado a final, mas não à medalha.
O atual campeão olímpico, o grego Dimosthenis Tampakos não compete mais o mesmo acontecendo com o italiano Yuri Chechi , medalha de bronze em Atenas e ouro em Atlanta.
Aposta
Yibing Chen (CHN)- Ouro
Jordan Jotchev (BUL) - Prata
Wei Yang (CHN) - Bronze
No cavalo com alças, o chinês Xiao Qin demonstrou nos últimos anos ser um dos melhores da história do aparelho. Campeão mundial de 2005,2006 e 2007, ele chega à Pequim como o grande nome da prova, principalmente depois da nota de 16,300 alcançada no mundial do ano passado, que o colocou mais de meio ponto à frente do segundo colocado.
O vice campeão mundial foi o húngaro Kristian Berki, que começou esse ano com tudo ao vencer com a nota de 16,225 a etapa de Cottubus na Copa do Mundo. Porém, ele não se classificou para os Jogos Olímpicos, pois só se classificaria com o título do aparelho ou com um bom desempenho no individual geral, em que ele não disputou os 6 aparelhos. Ele, provavelmente, lutaria pela medalha de prata com o britânico Louis Smith, que foi bronze no mundial de 2007.
A China ainda vem com Wei Yang, quarto no mundial de 2007, e que tem boas chances de beliscar um lugar no pódio. Yang é atual campeão mundial do individual geral e tem, nesta prova, sua maior chance de medalha em aparelhos.
Quem brigará pelo pódio também é o australiano Prashnath Sellathurai, vice campeão mundial de 2006, e que venceu a primeira etapa da copa do mundo do ano, em Doha, com uma nota de 16,075, alta para o cavalo com alças.
O versátil Hitoyuki Tomita chegou à final olímpica em 2004, quando ficou em oitavo, e ficou em quinto no mundial do ano passado.
Os EUA chegam com Alexander Artemev como principal nome, depois do bronze no mundial de 2006, mas as chances de medalha neste aparelho são mínimas.
Aposta
Xiao Qin (CHN) - Ouro
Louis Smith (GBR)- - Prata
Wei Yang (CHN) - Bronze
As chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/02/o-mais-favorito-de-todos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário