domingo, 20 de abril de 2008

Salto

O salto sobre a mesa masculino foi disputado logo na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896, mas depois foi disputado apenas em 1904 para aí sim a partir dos Jogos de 1924, em Paris, ser disputado em todas as edições do maior evento poliesportivo do planeta.

Para os Jogos Olímpicos de Pequim, este ano, o grande favorito a prova é o polonês Leszek Blanik, que foi campeão mundial da prova em Stutigart 2007. Na verdade, ele herdou o favoritismo do romeno Marian Dragulescu, que foi vetado pelos médicos de treinar por causa de uma lesão nas costas e pôs em dúvida a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim e a própria continuidade da carreira. “Eu tenho um problema nas costas novamente e os médicos pediram para eu ir aos Estados Unidos para exames mais detalhados, que não podem ser feitos na Romênia. Eu vou saber se minha carreira está prejudicada após estes exames”, disse o romeno no fim do ano passado, quando não disputou o mundial da modalidade, em que era o atual bi campeão da prova.

Com a ausência do atual medalha de bronze olímpico da prova, o pódio está em aberto. O romeno Llie Daniel Popescu, que foi prata no mundial do ano passado, poderá brigar pela medalha bem como seu compatriota Flaviusz Koczi, que foi sétimo no último mundial e está em 19º no ranking mundial da Federação Internacional de Ginástica.
Neste ranking, o líder é Blanik e o vice é Dragulesco. O terceiro é o ginasta de Letônia, Evgeny Sapronenko que foi sétimo nos mundiais de 2005 e 2006 e não foi á final em 2007.
No mundial de 2007, os norte coreanos Se Grwang Ri e Jong Song Ri ficaram em terceiro e quarto e podem brigar pela medalha. Porém, a classificação deles para os Jogos só poderá vir se eles forem convidados pela Federação, já que seu país sequer levou uma equipe completa ao mundial pré olímpico do ano passado.

O brasileiro Diego Hipólyto pode surpreender. O campeão pan-americano da prova é o sexto no ranking mundial e só não conseguiu um melhor resultado na prova no mundial ano passado pois saltou com notas de partidas baixas, para não arriscar e por ventura atrapalhar a pontuação brasileira na competição por equipes. No mundial de 2006, em que o bielorusso Dimitri Kaspiarovich foi prata e promete repetir o resultado em Pequim, Diego conseguiu uma quinta posição, a frente inclusive do polonês Blanik.

O alemão Fabian Hambuchen pode surpreender também. Ele vem conseguindo sucessivas finais em mundiais, foi bronze em 2006 e sexto em 2007, e aparece na 11ª posição do ranking mundial da prova.

Ouro- Leszek Blanik(POL)
Prata- Llie Daniel Popescu(ROM)
Bronze-Fabian Hambuchen (ALE)
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O francês Thomas Bouhail, de 22 anos, liderava a competição com 16,537 pontos até que o veterano polonês Leszek Blanik, campeão mundial da prova e bronze nos Jogos de Sydney, tirou a mesma nota e assumiu a ponta pelo critério de desempate, deixando o ginasta da França com a medalha de prata. O bronze foi para o russo Anton Golotsutskov (16,475), bronze no solo.Destaque negativo para o romeno Marian Dragulescu, que já havia caído na final do solo, onde era um dos favoritos ao lado do brasileiro Diego Hypólito, e voltou a ter uma queda nesta segunda, ficando em quarto lugar com 16,225 pontos. Não fosse a falha, o europeu certamente conseguiria um lugar no pódio.

É claro que, faltando mais de 100 dias para o início dos Jogos, é bastante complicado declarar quem são os favoritos á prova, até porque neste ano foi disputada apenas uma etapa da copa do mundo. Porém, vale lembrar que os atletas se preparam para esta competição há três anos então dá para ter uma noção do que acontecerá nos ginásios chineses.

A principal favorita ao ouro é a chinesa Cheng Fei, que foi campeã mundial em 2007 e 2006, além de ter ficado com a medalha de ouro na final da Copa do Mundo, em São Paulo no ano de 2006. No controverso ranking da Federação de Ginástica, ela aparece na segunda posição, atrás da alemã Oksana Chusovitina, que foi bronze no mundial de 2006 e sexta em 2007.
No fim do ano passado, Jade Barbosa assustou a chinesa de 19 anos. Em sua última exibição antes das férias, na final do Circuito Brasileiro, em Foz do Iguaçu, Jade fez um dos saltos de maior dificuldade no código de pontuação. Até então, somente Fei Cheng fora capaz de exibir a proeza.
Até o Mundial, Jade se apresentava com um salto com a nota de partida 16,500 e outro de 15,600. Já Fei Cheng alcançava a nota 16,500 em suas apresentações. Com a evolução, a brasileira se igualou à chinesa e à norte-coreana Su Jong-hong, as únicas com dois saltos de valor tão alto no último Mundial.
O desempenho da ginasta não tardou a chegar aos chineses, que encontraram a apresentação no site “YouTube”. Supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Eliane Martins revelou que, preocupados, os anfitriões das Olimpíadas fizeram contato para saber desde quando Jade podia executar o salto. De acordo com a dirigente, o técnico de Fei Cheng acredita que o salto da brasileira é melhor do que o de sua pupila.
- Eles estão pasmos, pois acreditavam no ouro da Cheng - diz Eliane.

Porém, a disputa de medalha não será restrita e Feng, Jade e Oksana. A americana Alicia Sacramone foi medalha de bronze no mundial de 2005 e 2007 prata em 2006, ficando desta forma na terceira posição do ranking mundial. Duas norte coreanas Hong Su Jong e Hong Un Jong devem ser as duas representante de seu país nos Jogos Olímpicos( o 13º lugar por equipes deu somente dois lugares para Pequim) e brigarão por medalhas, já que ficaram em segundo e quarto respectivamente no último mundial.

A russa Elena Zamolodchikova chegou á final dos últimos três mundiais e, apesar de não ter conquistado medalhas, figura em quarto lugar no ranking mundial e pode ser uma surpresa na final do aparelho. Elena tem em seu currículo a medalha de ouro da prova em 2000.
A atual campeã olímpica da prova, a romena Monica Rossu não faz mais parte do time de seu país e não irá para China defender seu título. O mesmo acontencedo com a americana Annia Hatch, prata em Atenas. Já russa Ana Pavlova, terceira colocada em 2004, foi á final do mundial de 2005 e 2006 mas não participou do mundial de 2007 e tem sua vaga na equipe russa dificultada. Porém, Povlova ficou apenas na sexta posição no campeonato europeu deste ano, vencido pela alemã Oksana Chusovitina, com a média de 14,812, á frente das italianas Carlotta Giovaninni e Francesca Benolli.

Cheng Fei(CHN)- Ouro
Alicia Sacramone(EUA) - Prata
Jade Barbosa(BRA) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A medalha de ouro da prova foi para a norte-coreana estreante Un Jong Hong com a nota de 15,650. Ela passou a uzbeque naturalizada alemã Oksana Chusovitina, medalha de prata com 15,575 de nota. A favorita Fei Cheng, da China, caiu em uma de suas aterrissagens e foi bronze com 15,562.
Alicia Sacrameone ficou em quarto, mesmo sem ter errado seus saltos. O problema é que a nota de partida de Fei Cheng era muito alta. Jade ficou em sétimo.

Nenhum comentário: