segunda-feira, 21 de abril de 2008

O primeito tetra seguido

Continuando a série de histórias olímpicas, o blog trás a história de um dos maiores nomes da história do atletismo mundial, do americano Alfred Oester, tetra campeão no arremesso de disco nas décadas de 1960 e 1970.

O americano Alfred Oerter nasceu em Nova York no dia 19 de setembro de 1936 e logo aos 18 anos de idade já detinha o recorde nacional juvenil do arremesso de disco, prova em que ele se tornaria famoso anos mais tarde sendo o primeiro tetra campeão olímpico do atletismo.

Começou sua vida no ano em que Jesse Owens calou milhares de alemães, inclusive o chanceler da Alemanha, o austríaco Adolf Hittler, nascendo 47 dias depois do ocorrido e acabou sua trajetória no esporte graças ao boicote de seu paía aos Jogos de Moscou em 1980.Com este recorde, conseguiu bolsa na universidade de Kansas, evoluiu incrívelmente chegando aos Jogos Olímpicos de 1956 com chances de medalha mas não favorito ao ouro.
Porém, com a imponente marca de 56m36 logo no primeiro arremesso bateu o recorde olímpico e desconcentrou o favorito Adolfo Consolino, que terminou em sexto, o americano Fortune Gardien, que ficou em segundo, e Desmond Koch, que foi terceiro colocado. No pódio, a emoção foi tamanha que desabou após receber a medalha.

Mal ele sabia que ele receberia tantas e tantas medalhas durante a vida. Apesar de ser o atual campeão olímpico, Oerter não chegou como favorito aos Jogos de 1960, em Roma. O recorde mundial pertencia á dois atletas, o polonês Edmund Piatkowvski e o americano Richard Bakka. Oerter vinha de um terrível acidente automobilistico em 1957 mas chegou abalando, batendo o recorde mundial logo no aquecimento, quando arremessou mais que os 59m01 de seus adversários. No arremesso que valeu, lançou a 59m18 batendo o recorde mndial e olímpico, conquistado o segundo de seus quatro títulos olímpicos.
Em 1964, Oerter foi para o Japão disputar sua terceira olimpíada. Mais uma vez, não era o principal favorito pois o tcheco Ludvik Danek vinha como portador do recorde mundial da prova. Nos quatro anos entre os Jogos de Roma e Tóquio, o recorde mundial melhorou quase 5m.

Em 62, Oerter lançou o disco a 61m09 ficando com a melhor marca da história até o momento. Porém, 17 dias depois, o soviético Vladimir Trusennov bateu o recorde, mas só teve direito de comemorar por 27 dias pois o campeão olímpico viria a batê-lo mais uma vez, chegando a 62m45. A marca vigorou até agosto de 1964(os Jogos foram em outubro), quando o tcheco Ludvik Danek conseguiu sua 45ª vitória consecutiva em torneios da Europa lançando incríveis 64m54.Era natural que o tcheco conseguisse o ouro, até porque Oerter estava contundido no abdomen e no pescoço e os médicos o vetaram da competição, ação não aceita pelo atleta que preferiu por disputar a prova.
O disco havia o pegado. Não o disco que arremessa e sim a hérnina de disco. Anestesiando-se com novocaína e empacotando o peitoral com sacos de gelo para não ter hemorragia, o herói olímpico estava na terceira posição quando no quinto dos seis arremessos lançou 61m00, garantiu recorde olímpico e o ouro da prova.

Quatro anos mais tarde, na Cidade do México, aos 32 anos Oerter mais uma vez chegou sem ser favorito a prova, já que seu compatriota Jay Silvester era o maior indicado para a medalha já que tinha um arremesso superior á 68m, enquando o tri campeão olímpico nunca havia passado dos 63m. Sob fortes chuvas, a prova foi atrasada em quase duas horas, para a irritação de Silverter e do tcheco Danek, mais uma vez rival no arremesso de disco. Na terceira rodada de tentativas, Oerter lançou 64m78 no melhor arremesso de sua vida e deixou Silverter abalado, queimando suas três últimas tentativas e não passando de um quinto lugar com 61m18. Retirou-se do atletismo em 1968, mas voltaria ainda a assombrar o mundo do lançamento do disco doze anos mais tarde, em 1980, quando aos 43 anos tentou novamente a qualificação para os jogos de Moscou, ficando em quarto lugar no pré olímpico americano e conseguindo o melhor lançamento de sua vida, 69,43 m.

Porém, o presidente americano Jimmy Carter coordenou o boicote americano aos Jogos de Moscou pela invasão dos soviéticos ao Afeganistão.
Ele recebeu sua última honraria internacional quando foi escolhido para ser um dos carregadores da tocha dentro do Estádio Olímpico de Atlanta nos Jogos de 1996 aos 59 anos de idade.

Nenhum comentário: