A prova individual feminina foi disputada pela primeira vez em 1924 e esteve presente em todas as edições desde então. A favorita para Pequim é a italiana Venessa Vezalli. Campeã por equipes e individual dos jogos Olímpicos de 2000 e 2004 além da prata em 1996,ela lidera o ranking mundial da prova e foi campeã mundial em 2007, seu décimo título no campeonato. Porém, o perigo mora ao lado.
Sem saber ainda que a acompanhará na competição individual, já que temos outras três italianas entre as seis primeiras do mundo, ela é a única certeza na competição individual, deixando a outra vaga em aberto. A veterana Giovanna Trillini, que fará 38 anos este ano, tem no currículo quatro medalhas individuais olímpicas(Ouro em 1992, Bronze em 1996 e 2000 e prata em 2004) e outros três títulos olímpicos por equipes, ela se encontra na sexta posição o ranking mundial. No mundial de 2007, ficou na terceira posição depois de perder nas semi finais para Vezzali. São 20 medalhas em mundiais, que disputa desde 1986.
À frente dela no ranking está Margherita Granbassi, em segundo na classificação. Ela foi vice campeã mundia em 2007 e ficou em primeiro no mundial de 2006. Já Ilaria Salvatori perdeu nas quartas de finais do mundial de 2007 e se encontra em quarto no ranking mundial.
Resta saber quem será convocada. Pelo ranking, iriam Vanessa Vezalli e Margherita Granbassi. Mas a federação italiana ainda pode mudar de idéia. Quem deixaria Giovanna Trillini de fora de sua seleção?
Fora da Itália, quem vem podendo disputar o pódio é a húngara Aida Mohamed, ,a coreana Hyun Hee Nam e a romena Cristina Stahl.
Aida Mohamed fez um combate disputadíssimo com Granbassi no mundial, quando perdeu nas semi finais por 15x14 e ficou com a medalha de bronze, assim como fez em 2006 quando perdeu para Vezalli or 15x3 nas semi finais. Atualmente, é terceira colocada no ranking mundial e este ano venceu o único combate com vezalli, na final da Copa do Mundo de Budapeste.
Aida Mohamed fez um combate disputadíssimo com Granbassi no mundial, quando perdeu nas semi finais por 15x14 e ficou com a medalha de bronze, assim como fez em 2006 quando perdeu para Vezalli or 15x3 nas semi finais. Atualmente, é terceira colocada no ranking mundial e este ano venceu o único combate com vezalli, na final da Copa do Mundo de Budapeste.
Hyun Hee Nam é atual quinta colocada do ranking mundial. Este ano tem apenas um bronze em torneios internacionais, na Star Cup e no mundial de 2007 e caiu nas quartas de finais do mundial do ano passado, perdendo por 15x4 para giovana Trillini.
Cristina Stahl é sétima no ranking mundial mas sequer chegou às quartas de finais do mundial de 2007. Este ano, conseguiu o bronze no torneio de São Peterburgo, mas não foi muito além disso. Dificilmente beliscará uma medalha.
Aposta
Venessa Vezalli(ITA)- Ouro
Margherita Granbassi(ITA) - Prata
Venessa Vezalli(ITA)- Ouro
Margherita Granbassi(ITA) - Prata
Aida Mohamed (HUN)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A italiana Maria Valentina Vezzali conquistou sua terceira medalha de ouro consecutiva em Jogos Olímpicos. Ela derrotou a sul-coreana Nam Hyunhee por 6 a 5 na final do florete individual e somou mais um triunfo para o seu país no esporte.
O bronze também ficou com a Itália, após uma disputa caseira entre Margherita Granbassi e Giovanna Trillini - Granbassi venceu por 15 a 12
Líder do ranking mundial, Vezzali venceu com facilidade a compatriota Margherita Granbassi, terceira do ranking mundial, por 15 a 3 na semifinal, e foi à final com todo o favoritismo, confirmado contra a coreana Nam Hyunhee. Mas não com tanta facilidade - ela precisou esgotar o tempo limite de nove minutos até sair vencedora por 6 a 5.
Aida Mohamed ficou nas oitavas de finais diante da russa Evgenia Lamadonova por 15x5.
A competição por equipes do florete é uma incógnita A equipe italiana ganhou em 1992, 1996 e 2000 e só não ganhou em 2004 porque o evento não foi disputado nessa categoria.
A competição por equipes do florete é uma incógnita A equipe italiana ganhou em 1992, 1996 e 2000 e só não ganhou em 2004 porque o evento não foi disputado nessa categoria.
Contando com quatro atletas entre as seis melhores do mundo, a equipe não foi definida ainda. Porém, o time não vem de bons resultados. É quarto colocado no ranking mundial da prova e no mundial de 2007 caiu diante das japonesas nas quartas de finais. Não venceu nenhuma copa do mundo por equipes este ano, mas ainda são as grandes favoritas ao ouro pelas atuações no individual.
A equipe campeã mundial do ano passado foi a Polônia, que tem em seu time a medalhista em Atenas Sylwia Gruchala. O país foi prata em Sydney 2000 e oucupa a segunda posição no ranking mundial.
Quem lidera o ranking mundial é a equipe russa, que perdeu para Polônia na final do mundial de 2007. Elas perderam por um ponto a final para as polonesas. O país tem três atletas entre as 15 melhores do mundo.
A equipe da Hungria é terceira no ranking mundial e teve, em 2007, três atletas entre as 8 melhores no mundial individual. Já na disputa por equipes, ficou na quarta posição, perdendo o bronze para equipe do Japão, que derrotou a Italia nas quartas de finais.A China jogará em casa e brigará por fora pela medalha. No mundial de 2007, caíram nas quartas de finais por 45x42 frente ás russas e este ano foram vice campeãs da copa do mundo de Pequim.
Aposta
Itália- Ouro
Polônia- Prata
Hungria- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
As russas ficaram com a medalha de ouro ao baterem as americanas na final por 28x11. O bronze ficou com a Itália, que venceu por 32x23 a Hungria. As favoritas italianas conseguiram uma vitória sobre a China nas quartas de finais e ficaram nas semi finais perdendo por 22x21 para as russas, num combate emocionante, em que a diferença nunca subiu mais de dois pontos mas as italianas nunca estiveram na frente. A Polônia perdeu nas quartas de finais para os EUA.
O florete masculino terá uma disputa muito mais equilibrada que o feminino. Prova disso foi que o francês Brice Guyart surpreendeu o mundo em 2004 ao vencer dois duríssimos confrontos seguidos com italianos para atingir o título olímpico no florete de Atenas-04.Primeiro, ele enfrentou o líder do ranking mundial, Andrea Cassara, e venceu por 11 a 8. E, na decisão, conseguiu virar o placar contra Salvatore Sanzo por 15 a 13.
Sanzo está entre os favoritos para trazer o título para seu país que não vem desde 1996, um longo jejum para um país com tanta tradição. Porém, a principal esperança do país da bota é Andrea Baldini.
Vice campeão mundial de 2006 e 2007, ele lidera o ranking mundial da prova com 80 pontos de vantagem para o vice líder. Este ano venceu o torneio de Paris e ficou com o bronze em La Coruña e São Petesburgo. Quem o acompanhará será Salvatore Sanzo. No mundial de 2007, ele caiu diante de Baldini nas quartas de finais e ficou na quinta posição. Veterano, tem sete medalhas em campeonatos mundiais.
O atual campeão mundial é o alemão Peter Joppich. Ele, que participou dos Jogos de Atenas e caiu nas quartas de finais, foi campeão mundial em 2006 e 2003 também e chegará à Pequim como um dos fortíssimos candidatos ao título. É o segundo no ranking mundial e este ano venceu a Copa do Mundo de São Petesburgo, a mais importante até aqui.
Outro alemão,Benjamin Kleibrink, ficou com a medalha de bronze no mundial de 2007 e poderá fazer uma dobradinha no pódio com seu compatriota.
A França também vem forte em busca da medalha. Erwan le Pechoux, que caiu nas oitavas de finais em Atenas 2004, é o quarto colocado do ranking mundial, mesmo não tendo feito um bom mundial ano passado. Este ano, conseguiu resultados importantes, como o título no torneio de Bonn e as medalhas de bronze em Paris e Companhague. Quem não vive uma boa fase é o atual campeão olímpico, o francês Brice Guyart . Décimo sétimo do ranking mundial, está garantido em Pequim mas não chegará como um dos favoritos. Depois de terminar 2004 em terceiro no ranking, chegou a ser número 70 em 2006 e está se recuperando.
O chinês Lei Sheng é a esperança dos donos da casa em conseguir medalha. Ele chegou até as semi finais do mundial de 2007, quando caiu diante de Baldini. Hoje, se encontra em oitavo no ranking mundial e este ano foi bronze no campeonato asiático, perdendo para o japonês Yuki Ota, que caiu nas oitavas de finais em Atenas e este ano foi bronze no torneio de La Coruña. Sétimo no ranking mundial, pode surpreender.
O russo Renal Ganeev perdeu a medalha em Atenas no detalhe, ficando na quarta posição e buscará agora o pódio que perdera em 2004. Ganeev é 19º no ranking mundial mas seu história o faz poder brigar por uma medalha.
Aposta
Peter Joppich(ALE) - Ouro
Salvatore Sanzo (ITA) - Prata
Andrea Baldini (ITA) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Algoz do brasileiro João Souza, o japonês Yuki Ota mostrou que era um dos fortes candidatos e esteve muito próximo do ouro no florete nas Olimpíadas de Pequim. ele foi derrotado pelo alemão Benjamin Kleibrink por 15 a 9, na decisão, e teve de se contentar com a medalha de prata.Esta foi a maior conquista da carreira do alemão, que também foi responsável por eliminar os dois chineses do evento. Ele superou Sheng Lei nas quartas-de-final por 15 a 7, e passou por Jun Zhu na etapa seguinte por 15 a 4. Na decisão do bronze, Zhu foi derrotado pelo italiano Salvatore Sanzo, um dos favoritos ao ouro por 15x14. Peter Joppich, meu favorito, perdeu para Yuki Ota nas quartas de finais e ficou sem medalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário