segunda-feira, 14 de abril de 2008

Classes mistas da Vela

Poucos sabem mas a vela é um dos poucos esportes no qual homens e mulheres competem em igualdades de condições. Das 11 categorias, três podem ser disputada pelos dois sexos, mas as mulheres costumam ser imensa minoria nestas provas, já que elas têm o direito 1988, na classe 470, elas tem suas próprias provas. Hoje, serão analisados os favoritos das classes 49er e tornado. A finn é a outra mista, mas nenhuma mulher está no ranking mundial.

A classe 49er é uma classe peculiar. Ela á a única a ter 16 regatas nos Jogos Olímpicos, todas as outras tem "apenas" 11. A prova já foi disputada em duas olimpíadas,em 2000 e 2004, com vitórias dos barcos da Finlândia e Espanha respectivamente.
Nenhum dos doze atletas medalhistas da história da classe é mulher. Aliás, nenhuma mulher se atreveu a disputar os Jogos e, até o momento, para Pequim nenhuma pessoa do sexo frásgil está garantida.

A disputa da classe 49er provavelmente será bastante embolada mas, os britânicos Stephen Morrison e Ben Rhodes chegarão como favoritos á Pequim. Eles, apesar de serem sexto no ranking mundial, foram campeões do mundo em 2007 e vice campeões em 2008, além do bronze no mundial de 2006.
Os italianos Sibello Pietro e Sibello Francesco são os líderes do ranking mundial. Ficaram na quarta posição nos dois últimos mundiais além de terem ganho o bronze no Campeonato Europeu de 2007. Na briga com os italianos, os espanhóis Martinez Lizarduy e Xabier Fernandez. Atuais campeões olímpicos, não chegam a Pequim tão credenciados assim, já que foram sétimo no mundial. Porém, são os atuais bi campeões europeus

Os australianos Nathan Outeridge e Ben Austin são os atuais campeões mundiais da prova. Em 2007, ganharam o bronze no torneio mais importante do ano, no mundial, e ficaram em quinto no campeonato europeu de 2007. Os ucranianos Rodion Luka/George Leonchuk, medalha de prata em 2004, ficaram em terceiro no mundial deste ano e chegarão prontos para repetir a medalha de quatro anos atrás. No ano passado conseguiram o importante troféu da princesa, na Espanha.

Os alemães Jan Peter Peckolt e Hannes Peckolt são os vice líderes do ranking mundial mas ainda não desencantaram na classe. Ficaram em sexto no mundial do início deste ano e foram vice campeões europeus do ano de 2007, mesma posição obtida no troféu Princesa da Espanha, neste ano.
Os austríacos Nico Delle e Nikolaus Resch foram vice campeões mundiais de 2007 mas ficaram apenas em décimo no ano de 2008. Ficaram na quarta posição no Europeu deste ano e podem surpreender na briga por medalhas em Pequim.

Aposta
Stephen Morrison e Ben Rhodes (GBR) - Ouro
Nathan Outeridge e Ben Austin (AUS) - Prata
Rodion Luka/George Leonchuk (UCR) - Bronze
Chances da dupla brasileira:



Na classe tornado, disputada desde o ano de 1976, os austríacos são os atuais bi campeões olímpicos e tentarão em Pequim o tri.

Roman Hagara e Hans Peter Steinacher chegarão a Pequim como canditados a medalha apenas pelos resultados nos últimos Jogos Olímpicos. A dupla é apenas a décima sétima no ranking mundial e ficou em décimo primeiro lugar no mundial deste ano. Em 2007 foram vigésimos, o que fez quase a dupla perder a vaga olímpica. O terceiro lugar no mundial de 2006 foi o último pódio em regatas importantes das dupla austríaca.


Os australianos Darren Bundock e Glenn Ashby foram os campeões mundiais de 2008 e por isso lideram o ranking mundial da classe. A dupla, campeã também em 2006, ficou em quarto no ano de 2007 e este ano tem 100% de aproveitamento, já que venceu também as regatas Auckland e Melbourne além do campeonato asiático da modalidade.

Os espanhóis Fernando Ecchavari e Anton Paz podem bater de frente com os australianos, mas se o vencerem, será uma surpresa. A dupla foi campeã no mundial de 2007, quando competiram em casa e numa raia que conheciam muito bem. Este ano, ficaram em sétimo no mundial, mesma posição alcançada em 2006. Ficou em terceiro nas regatas de Auckland e Melbourne.

Quem foi vice campeão mundial em 2008 foi a dupla canadense Oskar Johansson & Kevin Stittle . Sétimos colocados no ranking mundial, eles foram apenas o 18º no mundial de 2007 mas tem em seu currículo o título da semana olímpica da França de 2007.
Os franceses Yann Guichard & Alexandre Guyader ficaram com o bronze no mundial desse ano, o que credenciou a dupla a ser uma das favoritas a medalha em Pequim. Apesar de não serem os melhores de seu país no ranking, Xavier Revil & Cristophe Espagnon estão em nono, uma posição a frente, são favoritos a ficar com a vaga francesa da classe.

Os americanos John Lovell & Charlie Ogletree, medalha de prata nos Jogos de Pequim, ficaram em oitavo nos Mundial deste ano, duas posições á frente do mundial do ano passado. A repetição da medalha é algo improvável. Os argentinos Santiago Lange/Carlos Espínola foram bronze em Atenas, e tentarão repetir o feito em Pequim ,mas terão muitas dificuldades. A dupla ficou em 13º no mundial deste ano, uma posição melhor que em 2007. Porém, o vice campeonato mundial de 2006 credencia a alguma chance de medalha.
O Brasil, que já foi campeão olímpico da prova em 1980 com Alex Welter e Lars Bjorkstrom, não estará representado na categoria.
Aposta
Darren Bundock e Glenn Ashby AUS - Ouro
Fernando Ecchavari e Anton Paz ESP Prata
Roman Hagara e Hans Peter Steinacher -Austria- Bronze

Nenhum comentário: