terça-feira, 15 de abril de 2008

A derrota de uma lenda

O russo Alexander Karelin foi o protagonista de uma das maiores surpresas da história das Olimpíadas ao perder a final dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 para o americano Rulon Gardner.
Invicto desde 1987, Karelin lutava por sua quarta medalha de ouro consecutiva na final da categoria 130 kg, mas acabou derrotado pelo norte-americano Rulon Gardner por 1 a 0. Com o resultado, Gardner levou o ouro que todos pensavam ser de Karelin, deixando para ele apenas a prata. A medalha de bronze foi para o bielo-russo Dmitry Debelka, que venceu o israelense Juri Yevseychyc por 1 a 0 na disputa do terceiro lugar.

A repercursão da derrota foi enorme. O então presidente russo Vladimir Putin, disse após a derrota da lenda, que o lutador Alexander Karelin,continuava sendo "o guerreiro imbatível da Rússia"."Você é uma lenda viva das alturas do Olimpo. Quatro olimpíadas na vida de qualquer atleta é sempre um marco", disse Putin, praticante de judô, em telegrama enviado para a delegação russa em Sydney."

Conquistar três medalhas de ouro é um feito. Para todos os russos, para o mundo todo, você sempre será o guerreiro imbatível russo. Tenho certeza que seu espírito guerreiro vaia judá-lo a alcançar novas conquistas".
‘‘A última vez que perdi foi em 1987, quando fui derrotado por Igor Restorozki, que era o campeão da União Soviética’’- Contou o russo antes dos Jogos de 2000. A partir daí, só vitórias. As mais importantes, contra o norte-americano Matt Ghaffari.Em 1996, o atleta dos EUA perdeu uma final para o russo pela 13ª vez consecutiva. Não aguentou e caiu em lágrimas.‘‘Ele foi meu grande adversário. Quando você tem um bom oponente pela frente, tem mais estímulo para treinar’’, afirmou Karelin.

Dou outro lado da moeda, Gardner foi festejado. Foi recebido como um herói em Afton. sua cidade natal localizada no Estado de Wyoming. Os governadores dos Estados de Wyoming, Utah, Idaho e Colorado, além de Dick Cheney, candidato a vice-presidente dos EUA ao lado do republicano George W. Bush, estiveram presentes na recepção do campeão.

A alegria pela vitória em Sydney, porém, durou pouco. Em 2002, ele teve de amputar um dedo do pé após um acidente com um trenó de neve. Ele perdeu o controle do veículo, bateu e ficou exposto a 30 graus negativos no meio do estado de Wyoming.Ficou na neve durante 18 horas até ser resgatado. Um dos dedos do meio de seu pé direito, porém, já estava congelado.Para completar, e m2003 ele sofreu uma luxação no ombro, após um acidente de moto. Isso, enquanto se acostumava a lutar com um dedo a menos, o que muda o centro de equilíbrio em algumas posições da luta greco-romana.

Nos Jogos da Grécia, Gardner encerrou a carreira nos Jogos de Atenas 2004 o norte-americano ficou com a medalha de bronze, após bater o iraniano Sajad Barazi. Na semifinal, o lutador, maior favorito ao ouro na categoria 120 kg, perdeu para um novato, o cazaque Georgiy Tsurtsumia.

Nenhum comentário: