quarta-feira, 9 de abril de 2008

Saltos ornamentais individual feminino

As provas de saltos ornamentais para mulheres começaram a ser disputadas já em 1912 na categoria plataforma e em 1920 no trampolim. A China domina desde 1984 os pódios, conquistando as últimas 6 medalhas de ouro no trampolim e quatro das últimas seis na plataforma.

Para o trampolim em Pequim, as favoritas são as chinesas Guo Jingjing e Minxia Wu. A primeira foi medalhista de ouro no mundial de 2005 e 2007, disputado em Melbourne e a segunda é atual medalha de ouro na prova olímpica, além de ter sido prata no trampolim sincronizado em Atenas. Foi vice de sua compatriota nos dois últimos mundiais. O mais impressionante do país sede é que outras duas atletas, Li Ting e He Zi são terceira e quarta colocadas no ranking mundiais mas não conseguiram a vaga nas seletivas chinesas.

Na briga pela terceira posição está a italiana Tania Cagnotto. Ela foi medalha de bronze no mundial de 2005 e de 2007 mas ainda não está em condições para conseguir roubar das chinesas as duas primeiras posições. Foi campeã européia no início deste ano na plataforma e ficou em terceiro no trampolim. Ao todo são 7 medalhas em torneios continentais.
A campeã européia foi a russa Yuliya Pakhalina, experiente saltadora que foi medalha de bronze nos Jogos de Atenas no individual além da prata no sincronizado. Em 2000, foi ouro nas duplas.
A alemã Katja Dieckkow foi prata no torneio continental e a sétima posição no mundial a credencia a brigar por medalha.
A sueca Anna Lindberg foi campeã continental do trampolim 1m, prova não olímpica. No trampolim 3m ela foi quarta colocada no mundial e campeã do continente em 2006. Irá para sua quarta olimpíada em 2008 e seu melhor resultado foi a quinta posição em 2000.
A mexicana Laura Sanches fez um excelente campeonato pan-americano, ano passado no Rio, quando ganhou 3 ouros e uma prata, mostrou no evento teste de Pequim no início deste ano, que pode brigar por uma boa colocação, ficando em quinto.
Correm por fora também a canadense Blythe Hartley, sexta no evento teste de 2008, quinta nos Jogos de Atenas e oitava no mundial e a americana Marie Foster, quinta no mundial de 2007. A americana só foi tão mal no mundial porque errou seu terceiro salto, quando recebeu notas entre 5,5 e 6,5, tirando-a de qualquer chance de medalha.

Aposta
Guo Jingjing (CHN) - Ouro
Minxia Wu (CHN) - Prata
Yuliya Pakhalina (RUS) Bronze


A plataforma é outra prova na qual as chinesas são franca favoritas a protagonizar uma dobradinha. Depois de perderem a medalha de ouro em 2004, a principal força do esporte chega á 2008 disputando em casa com as duas principais candidatas a medalha. Ruolin Cheng e Xin Wang foram respectivamente campeãs do evento teste de 2008 e do mundial de 2007, fazendo dobradinha em ambos os torneios.
A medalha de bronze será a maior disputa da competição, assim como no trampolim. Em Pequim estarão a medalha de bronzee a quarta e, além da medalhista de bronze no mundial de 2007, a campeã européia de 2008, a campeão olímpica de 2000, ...Enfim, tudo embolado pela terceira colocação.
A canadense Emilie Heymans foi quarta colocada em 2004, quinta no mundial de 2007, mesma posição obtida no evento teste de Pequim este ano. Talvez pela sua experiência, seja a principal canditada a medalha ao lado da americana Laura Wilkinson, que chegará aos 31 anos na China com o peso de ser campeã olímpica em 2004 e do mundial de 2005, além de ter sido quinta em Atenas.
A australiana Loudy Trouky foi medalha de prata no mundial de 2005 e é atual medalhista de bronze da prova olímpica. Ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos da Comunidade Britânica além de ser bronze no mundial de 2001.
A italiana Tania Congnotto tem na plataforma sua principal prova. Foi oitava colocada em Atenas 2004 e é bi campeã européia da prova.
A alemã Chritian Stever bronze no mundial e a francesa Claire Fabvai, oitava, podem surpreender na briga pelo pódio, assim como a britânica Stacie Powell e a japonesa Mau Nakagawa.

Aposta
Ruolin Cheng (CHN) - Ouro
Xin Wang (CHN) - Prata
Emilie Heymans (CAN) Bronze

Nenhum comentário: