terça-feira, 8 de abril de 2008

Saltos ornamentais- Individual masculino

Depois de serem analisados os favoritos do tiro e do hipismo, a partir de hoje começarão a ser citados os favoritos nos saltos ornamentais. Para começar, as provas de trampolim e plataforma masculino individual, a primeira disputada desde 1908 e a segunda desde 1904.

No trampolim, o canadense Alexandre Despatie chegará a Pequim mais experiente do que era em Atenas, quando perdeu o título para o chinês Peng Bo. Agora, aos 23 anos, o ex-teen canadense foi campeão mundial em 2005 e foi vice campeão do mundial de 2007, perdendo para outro chinês Qin Kai. No evento teste da China, no início deste ano, ficou apenas na quinta posição, o que coloca em cheque seu real favoritismo.

O chinês Chong He, bronze no mundial de 2005 na Austrália, foi o campeão do evento teste no início deste ano e garantiu a vaga olímpica no mundial do ano passado. Também competindo em casa estará Qin Kai, campeão mundial de 2005 que ficou em quarto lugar em 2007. Completou a dobradinha de seu país no evento teste e entrará nos Jogos como um dos principais postulantes ao título.

A forte concorrência na China fez com que o campeão mundial de 2005 Jia Hu e o atual campeão olímpico Peng Bo ficassem de fora dos Jogos. Hu tem apenas 25 anos e está no auge da sua carreira, mas mesmo assim não estará no evento mais importante do esporte. Além do ouro na plataforma em 2004, conquistou duas pratas em Sudney. Já Bo, aos 27 anos, também ficou de fora de Pequim 2008.

O americano Troy Dumais, medalha de prata no mundial de 2007 e sexto colocado em Atenas brigará para conquistar sua primeira medalha olímpica. O quarto lugar no evento teste de Pequim só ocorreu por um pequeno equívoco no primeiro salto, quando suas notas variaram de 7,5 e 8 num salto relativamente fácil, com 3.0 de grau de dificuldade.

O icansável russo Dmitry Sautin chegará a sua quinta olimpíada para conquistar sua oitava medalha. Atual bi medalhista de bronze olímpico e campeão olímpico da plataforma de 10m em 2000 e do sincronizado em 2004, ele se classificou ao chegar á final do mundial de 2007, em Melbourne. Foi campeão europeu de 2006, colocando- o como um postulante á medalha.
O mexicano Yahel Castillo, não conseguiu a vaga em 2007 mas ficou em terceiro no evento teste de Pequim podendo assim ficar com um lugar entre os primeiros. No ranking mundial liderado por Chong, ele aparece na quarta posição atrás também de Dumais e Despatie.

O japonês Ken Terauchi foi quarto no mundial de 2007 e oitavo em Pequim, não disputa constantemente as etapas da copa do mundo mas ficou em nono no evento teste.
O russo Alexander Dobroskok e o brasileiro Cesar Castro constantemente aparecem entre os oito primeiros, desde os Jogos Olímpicos de Atenas, mas não conseguem ficar entre os cinco primeiro. Podem surpreender, mas dificilmente chegarão ao pódio.

Poucos atletas apareceram agora no cenário do esporte, sendo muito provável que mais de 70% dos finalistas de Pequim 2008 sejam "veteranos" de finais olímpicas.
Chances do Brasil:
http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/csar-quer-salto-de-posies.html
Aposta
Chong He( CHN) Ouro
Qin Kai (CHN) Prata
Alexandre Despatie(CAN) Bronze

A plataforma é uma competição bem mais difícil de se prever do que o trampolim. O atual campeão olímpico, o chinês Jia Hu não se classificou para os Jogos Olímpicos de Pequim apesar de ter sido o campeão mundial de 2005. Os chineses classificados foram Luxin Zhuo e Yue Lin, que ficaram em segundo e terceiro no mundial de Melbourne em 2007.

Lá, o campeão mundial foi o russo Gleb Galperin que foi 13º nos Jogos de Atenas e não disputou o evento teste esse ano na China. Não tem disputado com frequencia as etapas do gran prix, o que o torna uma incógnita para os Jogos, mesmo sendo medalha de bronze no mundial de 2005.
Zhuo e Lin terão, além da torcida, a medalha de prata e a quarta posição obtidas no evento teste, estando nas duas primeiras posições do ranking mundial da categoria.

Não de pode esquecer do super campeão Alexandre Despatie. Apesar de não ser sua principal prova, o canadense foi sétimo no mundial de 2007 e ouro na prova do mundial de 2003. Em Atenas, ele vacilou e depois de passar para a final liderando a classificação, ficou em quarto lugar, muito perto da medalha.

O alemão Klein Sasha, terceiro lugar no ranking mundial, não conseguiu sua classificação pelo mundial de 2007 e só ratificou sua vaga pelo título alcançado no evento teste de Pequim. Sua evolução o coloca como um dos principais nomes pro pódio de Pequim, depois do bronze no europeu deste ano. Outro que não havia conseguido a vaga em 2007 foi o americano David Boudia, que foi bronze no evento teste, garantindo vaga e colocando-o como um dos candidatos ao pódio.

O cubano Jose Guerra foi sexto no mundial de 2007, 11º no evento teste e conseguiu a medalha de prata no mundial de 2005. Apesar de decadente, o cubano que foi 25º nos Jogos de Atenas, pode surpreender.

Prodígio dos saltos ornamentais, o britânico Thomas Daley conquistou a medalha de ouro na plataforma de 10m do Campeonato Europeu, disputado em Eindhoven, na Holanda. Aos 13 anos, o atleta já tem vaga garantida para a modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim. Ele é sexto no ranking mundial.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/02/chama-o-hugo.html
http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/02/trade-olmpica.html
Aposta
Luxin Zhuo (CHN) - Ouro
Gleb Galperin (RUS) - Prata
Yue Lin (CHN) - Bronze

Nenhum comentário: