domingo, 27 de abril de 2008

Sabre

Hoje, começam as análises dos favoritos na esgrima, que distrubui 11 medalha de ouro no torneio. As competições de sabre têm medalhas no individual masculino e feminino e no torneio por equipes para homens e mulheres. Hoje, apenas as provas no masculino.

No individual masculino, o veterano russo Stanislav Poznidiakov chega como favorito. Medalha de ouro em 1992m 1996 e 2000 por equipes, além do bronze em 2004 e o ouro em 1996, ele tem 17 medalhas em mundiais, inclusive o ouro conquistado em 2007, diante do italiano Aldo Montano. No ranking mundial, ele aparece na quarta posição mas tem um retrospecto bastante favorável diante de Moltano, com três vitórias no últimos três combates.


O italiano Aldo Moltano é o atual líder do ranking mundial da prova. No mundial do ano passado perdeu a final para Poznidiakov depois de vitórias relativamente tranquilas nas semi finais e nas quartas de finais. É o atual campeão olímpico da prova mas chega um pouco atrás do russo. Em 2008, venceu a Copa do Mundo de Istambul mas em outros torneios não chegou às semi finais.
O alemão Nicolas Limbach é o segundo colocado do ranking e mundial e quer surpreender para chega à final. Mesmo tendo perdido os últimos quatro combates para Moltano , venceu na temporada de 2006 por três vezes Poznidiakov, provando que pode surpreender e chegar à final.
Foi medalha de bronze no mundial de 2007 perdendo para Moltando nas semi finais. Foi campeão mundial junior de 2005 e chegará em Pequim com 23 anos.

Quem dividiu o bronze com Limbach foi o coreano Oh Eun Seok. Ele, apenas o 13º no ranking mundial, surpreendeu em São Petesburgo ao derrotar Mihai Covaliu, da Romênia, nas quartas de finais.
Covaliu, por sinal, é um dos favoritos à medalha. Ele é terceiro colocado no ranking mundial e foi campeão olímpico em Sydney 2000. Há anos, figura entre os melhores do sabre e ano passado venceu a única disputa que teve com Poznidiakov. Ano passado foi bronze no europeu.


O húngaro Zsolt Nemcsik, prata no mundial de 2006 e atual quinto colocado no ranking mundial, é atual medalha de prata nas olimpíadas e tem tudo para brigar pela medalha.
O francês Boris Sanson fez um grande compate com Poznidiakov no último mundial pelas quartas de finais e acabou perdendo por 15x14. Ele é o atual 18º no ranking mas terminou os últimos ano sempre entre os oito primeiros colocados e foi bronze no mundial de 2005.
O espanhol Jaime Morti e o ucraniano Vladimir Lukashenko foram os outros quadrifinalistas do mundial de 2007.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/search/label/Esgrima


Aposta
Stanislav Poznidiakov (RUS) - Ouro
Aldo Moltano (ITA) - Prata
Zsolt Nemcsik (HUN) - Bronze


NOS JOGOS OLÍMPICOS

O esgrimista chinês Man Zhong venceu o torneio de sabre individual e se tornou o primeiro homem campeão olímpico do seu país no esporte. Zhong derrotou o francês vice-campeão mundial Nicolas Lopez na disputa pelo ouro por 15 a 9. O francês vencia por 9x8 mas deixou que seu adversário se empolgasse com a torcida, virasse a luta e garantisse o ouro. A medalha de bronze foi para a Romênia - Mihai Covaliu venceu o francês Julien Pillet na disputa do terceiro lugar por 15 a 11.

O favorito Aldo Montano caiu nas oitavas de finais diante do espanhol Jorge Pina enquanto o russo Stanislav Poznidiakov perdeu para Nicolas Lopez por 15x8.


Na prova por equipes, uma excelente briga.
Hungria, França, Itália, Ucrânia, Belarus, China e Russia chegam em condições reais de brigar pela medalha.

Os húngaros são atuais campeões mundiais da competição e são vice líderes do ranking mundial. Nos últimos Jogos Olímpicos, caíram nas quartas de finais para os EUA por 45x43 e ficaram distantes da medalha. Agora, os vice líderes do ranking mundial tem chances de ficar com o ouro, tem vantagem na vitórias sobre seus adversários nos últimos anos, excessão feita à Russia que tem seis vitórias sobre os húngaros em 9 lutas e aos italianos, que venceram quatro dos últimos sete encontros.


Os russos, que ganharam a medalha de ouro nas três olimpíadas da década de 1990 estão na quarta posição do ranking mundial e ficaram em quinto lugar no mundial de 2007. São os atuais bronze olímpico e têm vencido a maioria de seus adversários com frequência, excessão feita no mundial quando caíram diante da Hungria.


Os franceses ficaram com ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas e ficaram com o vice campeonato do mundial de 2007. Têm vencido os italianos com frequência, mas perderam para os russos em cinco dos últimos seis enfrentamentos. Perderam o mundial por 45x43 para a Hungria, no sufoco.
Os italianos têm o atual campeão mundial e são os atuais vice campeões olímpicos. Além de Montano, a equipe tem a presença de Luigi Tarentino, oitavo do mundo,o que faz com que o país seja o único com dois atletas entre os oito primeiros no ranking.
A seleção de Belarus tem apenas um atleta entre os 25 primeiros, Dimitri Lapks, o 12º colocado, mas é terceiro colocado no ranking mundial e tem vitórias recentes contra Itália, Russia e Hungria.
Os ucranianos correm por fora na briga pela medalha. Ficaram em quarto no campeonato mundial e atualmente são sétimos colocados no ranking mundial. Tem apenas um atleta, Lukashenko, entre os melhores do mundo mas tem conseguido algumas vitórias importantes, principalmente nas quartas de finais do mundial. Na disputa do bronze, perderam por apenas um toque para a Itália.
Por último, a China. Os anfitriões são sextos colocados no ranking mundial e tentarão levar a primeira medalha do país na história da prova. Com três atletas entre os 25 melhores do mundo, o time que ficou em sétimos nos Jogos de Atenas, tem tudo para melhorar o desempenho jogando em casa . No mundial de 2007, caiu nas quartas de finais diante dos franceses por 45x17.


Aposta
Russia- Ouro
Hungria- Prata
Itália- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

Os norte americanos chegaram como azarões no torneio e conseguiram vaga na final depois de eliminar a equipe russa nas semi finais, num emocionante 45x44. Keeth Smart foi o herói da conquista, fazendo 10 pontos e virando um combate quase perdido, de 40x35 para 45x44. Na final, entretanto, perderam para a França na final por 45x37.
A França, que conseguiu superar a Itália, outra equipe favorita, nas semi finais por 45x41 com Boris Sanson sendo o herói, marcando 11 pontos e virando um combate que estava 35x36.
Os americanos surpreenderam também os húngaros, nas quartas de finais.

Nenhum comentário: