sexta-feira, 25 de abril de 2008

Virou piada

No mundo do tiro, circula a piada do atirador trapalhão. Vamos á ela: Num torneio de tiro, no qual o atirador tem que destruir a maçã colocada na cabeça de um cidadão qualquer, o primeiro vai lá e acerta na mosca e grita: I AM the best! Todos aplaudem! O segundo atira e assim como o primeiro acerta facilmente, gritando: I AM the winner. O terceiro faz a mesma coisa e solta a garganta: I AM the best! Foi quando o atirador trapalhão atirou e matou o tal do cidadão. E gritou: I AM sorry. Nos Jogos olímpicos de Atenas ninguém morreu, a não ser de rir.

Emmons, de 23 anos, era considerado a revelação do torneio e numa atuação irrepreensível, havia conquistado a medalha de ouro na prova de carabina deitado.Depois de terminar em segundo lugar na fase de classificação da carabina 3 posições, o norte-americano foi quase perfeito nos nove primeiros tiros da bateria final e abriu três pontos de vantagem sobre o chinês Jia, uma marca praticamente inalcançável.Mas, no último dos dez tiros , recebeu pontuação zero. Houve uma confusão inicial, e Emmons checou sua arma, acreditando que houve algum problema no placar. “Isso acontece. É o esporte. São os Jogos Olímpicos. “, disse Emmons, após a prova.

Os juízes foram então até Emmons, na pista 2, e examinaram sua arma. Eles estavam para autorizar o atleta a dar novo tiro quando perceberam que dois tiros foram registrados no alvo da pista 3, à direita. A nota zero foi confirmada, e Emmons caiu para oitavo.

“Achei que houve um problema no alvo, o que acontece de vez em quando. Não pensei que pudesse acontecer um tiro cruzado porque isso quase nunca acontece“, disse Emmons. “Os juízes pensaram que o tiro não foi registrado por alguma razão e queriam que eu atirasse de novo. Eles não perceberam que havia dois tiros no mesmo alvo.” Inicialmente, acreditou-se que o tiro errado tivesse ajudado o austríaco Christian Planer a conquistar o bronze. Planer estava em quinto lugar, e seu último tiro foi considerado o melhor na série final de dez.

Foi na mosca, dando-lhe 10,6 pontos. Com isso, totalizou 1262,8 pontos e superou por apenas 0,2 ponto o quarto colocado.Depois de estudar replay, os juízes concluíram que Planer de fato deu o disparo que valeu 10,6. Também concluíram que o tiro de Emmons teria valido 8,1 -o que, se fosse no alvo certo, teria lhe dado o ouro.”Normalmente eu olho [pela mira] no número sobre o alvo e então abaixo para mirar. No último tiro, não olhei para o número antes. Estava apenas tentando me manter calmo para o último disparo. Deveria ter olhado”, disse o norte-americano.Segundo ele, essa foi a primeira vez que deu um tiro cruzado nos últimos seis anos.

Nenhum comentário: