terça-feira, 15 de abril de 2008

Classe laser

A classe laser terá em Pequim, pela primeira vez, a divisão entre homens e mulheres. A laser standart é disputado entre os homens e a laser radial para as mulheres.
Entre os homens, a migração do supercampeão Robert Sheidt, do Brasil, para a classe star deixou a classe carente de ídolos. O favorito ao título é o australiano Tom Slingsby, que lidera o ranking mundial e foi campeão mundial nos anos de 2007 e 2008. Além disso, foi campeão da semana de Kiel do ano passado, umas das mais importantes da modalidade.
O britânico Paul Goldisson, que desde a migração de Ben Ainsile para a classe finn tem em suas costas as chances da Grã Bretanha na modalidade, é o segundo do ranking pela regularidade e não pelos bons resultados em torneios importantes. Foi oitavo no mundial de 2006, sétimo em 2007 e quinto no de 2008. O título do europeu de 2006 é o mais importante de sua carreira, ao lado da vitória no torneio Princesa da Espanha, em março deste ano.
O neozelandês Andrew Murdoch, terceiro no ranking, também não conseguiu grandes resultados nos campeonatos mundiais. Foi vice campeão em 2007, mas ficou apenas na 13ª posição em 2008 e sexto em 2006. A briga dele será com seu compatriota Michael Bullot, que ficou em quinto no mundial de 2007, e eles definirão a vaga de seu país em Pequim neste mês.
O esloveno Vasilij Zbogar, bronze em Atenas, tem tudo para repetir a medalha. Ficou em quarto no mundial deste ano e ficou em quarto lugar na importante semana de Kiel do ano passado.

O espanhol Javier Hernandes foi medalha de bronze no mundial do ano passado e hoje, em décimo no mundial, pode surpreender em Pequim. Neste mesmo mundial, o argentino Yulio Alsogaray, vencedor do troféu Princesa da Espanha em 2007, ficou com a segunda posição, possibilitando a ele também uma medalha.

Aposta
Tom Slingsby (AUS) - Ouro
Vasilij Zbogar (ESL)- Prata
Paul Goldisson(GBR) - Bronze

Na laser radial, na primeira olimpíada da categoria, a China pode conseguir sua primeira medalha olímpica de ouro na vela. Lijia Xu é quarta no ranking mundial, ficou com o título do mundial de 2006 e foi vice no torneio de 2008.

Sua principal rival é a francesa Sarah Steyarte, que foi campeã do mundo no início deste ano e tem em seu currículo o vice campeonato europeu de 2007 e a terceira posição da semana de Kiel em 2006. Ela venceu com a vitória na regata da medalha, que vale o dobro de pontos.

Quem também é favorita é a americana Anna Tunnicliffe, líder do ranking mundial, ficou em quinto no mundial deste ano e foi sexto no ano passado e quarto no ano de 2006. É regular, mas precisa de títulos importantes na classe. Seu único título importante foi no evento teste da China, em 2007.
A britânica Andrea Brewster, 11ª do ranking mundial, foi medalha de bronze no mundial de 2008 e tem chances de medalha, assim como a mexicana Tania Elias, que tem sido regular nas últimas competições. Foi sexto no mundial de 2007 e terceiro em 2006, além do vice campeonato pan-americano e a medalha de ouro nos Jogos centroamericanos.
A lituana Gintare Volungeviciute foi quarta colocada no mundial deste ano e tem o vicecampeonato europeu de 2006 como uma de seus principais resultados.
A belga Evi van Acker , que era segunda colocada no mundial de 2008 até as últimas rodadas, terminou em nono lugar mas mostrou que pode brigar pelamedalha. Ela ficou em 47º e 20º nas últimas duas regatas da competição, o que complicou suas pretensões olímpicas.


Aposta
Lijia Xu (CHN) Ouro
Sarah Steyarte(FRA)- Prata
Andrea Brewster (GBR) Bronze

Nenhum comentário: