quinta-feira, 10 de abril de 2008

Provas sincronizadas masculinas

As provas sincronizadas foram introduzidas nos Jogos Olímpicos de Sydney e de lá para cá apenas o chinês Ni Xiong conseguiu levar os títulos individuais e de duplas, com os ouros conquistados nos trampolins em 2000, quando os países não podiam levar atletas somente para o sincronizado, e tinha que usar o das provas individuais nas provas em duplas.

A partir de 2004, as provas de duplass foram mais valorizadas e, apesar de contar com apenas 8 pares, passaram a conter atletas diferentes da individual. Por exemplo, Jia Hu foi campeão da plataforma e viu a dupla Liang Tian e Jinghui Yamg vencerem no sincronizado.
Em Pequim, no trampolim sincronizado os chineses são totais favoritos á medalha. Feng Wei e Kai Qin buscam a segunda medalha de ouro da China na prova e chegam na condição de dupla a ser batida pelos títulos conquistados no mundial de 2007 e no evento teste de Pequim em 2008.

O sincronismo da dupla é tamanho que eles receberam apenas duas notas inferiores a nove neste quesito durante o mundial de 2007 e três no evento teste que reuniu as melhores duplas no início do ano.
Como são apenas oito duplas, todas tem condições de brigar para subir ao pódio. Os favoritos á medalha de prata são os alemães Tobias Schellenberg e Andreas Wels, que ficaram na terceira posição no mundial do ano passado e são atuais vice campeões das olimpiadas.

O canadense Alexandre Despatie, um dos melhores saltadores da atualiadade, fará dupla em Pequim com Arturo Miranda e ele tentará, desta forma, melhorar a quinta posição obtida em Atenas 2004, quando saltou ao lado de Philippe Comtois na plataforma. A dupla foi vice campeã mundial da prova em 2007 e bronze no evento teste de Pequim.
Quem ficou com a prata no evento de Pequim foram os russos Dimitry Sautin e Vurfy kunakov, que não haviam garantido vaga nos Jogos pelo mundial e precisaram se classificar pelo evento teste. Sautin é experiente e já conquistou ouro olímpico no individual, em 1996, e dois bronzes em 2000 e 2004. Eles não disputaram o mundial de 2007.
A austrália terá em sua dupla Robert Newberry, bronze ao lado de Mathew Helm na prova em Atenas 2004. Ele competirá ao lado de Robinson Becker e ficaram em quarto na copa do mundo, garantido presença nos Jogos.

Aposta
Feng Wei e Kai Qin (CHN) - Ouro
Tobias Schellenberg e Andreas Wels (Ale) - Prata
Alexandre Despatie e Arturo Miranda (CAN) Bronze


Na plataforma, mais uma medalha muito perto da China. Liang Huo e Yue Lin são os favoritos para a prova, venceram o mundial de 2007 e o evento teste de 2008, apesar de um erro no último salto que o deixaram perto de perder o primeiro posto.
Os russos Dimitry Dobroskok e Gleb Galperin e os americanos David Boudia e Thomas Finchum brigaram salto a salto pela prata do mundial, que acabou ficando com os russos apenas no último salto, quando conseguiram até duas notas 10. Ambos os pares não disputaram a copa do mundo, se poupando para a competição individual, em que estavam em busca da vaga olímpica.

Dobroskok foi prata em Atenas no trampolim sincronizado enquanto Galperin foi o único atleta não chinês a ganhar o título do mundial de 2007. Já Boudia e Finchun não tem muitas pretenções no individual, podendo se concentrar na medalha de duplas.

Os atuais medalhistas de bronze olímpicos Robert Newborry e Mathew Helm, da Austrália, mantiveram a dupla e se classificaram graças ao quinto lugar no evento teste de 2008. Um resultado ainda modesto, mas que faz com que eles possam surpreender na conquista da medalha. Nelberry é praticamente especialistas em saltos de duplas, tendo conquistado os dois bronzes de 2004, um com cada parceiro.
Os alemães Patrick Hausding e Sasha Klein foram prata no evento teste, á frente dos britânicos Blake ALdrige e Thomas Daley e desta forma as duas duplas poderão roubar dos americanos e russos os lugares mais baixos do pódio. A vitória chinesa é muito provável.

Aposta
Liang Huo e Yue Lin (CHN)- Ouro
David Boudia e Thomas Finchum (EUA) Prata
Dimitry Dobroskok e Gleb Galperin (RUS) Bronze

Nenhum comentário: