sábado, 2 de agosto de 2008

Volei de praia



Finalmente no Brasil depois de uma longa viagem vou poder escrever as postagens com os acentos na Lingua Portuguesa, esquecidos no último mês devido a diferença de teclados. Hoje vou analisar em duas postagens diferentes, os favoritos no volei de praia e no basquete masculino. A partir de amanhã, um especial com um resumo de todas as delegações até quinta feira.

Entre as mulheres, as atuais campeãs do mundo,as americanas Welsh e May são as grandes favoritas para medalha de ouro. Atuais campeãs dos Jogos Olímpicos, elas foram campeãs dos últimos três campeonatos mundiais e tem tudo para repetirem a façanha em Pequim. A dupla, que não disputa em grande quantidade os torneios do circuito mundial, não perde um campeonato desde 2007, na etapa da Noruega, quando ficaram na terceira posição.

As brasileiras Larissa e Juliana, que tiveram problemas com contusão no último mês mas estão inteiras novamente, talvez sejam a dupla mais perto de bater as americanas. No último mundial, em 2007,as brasileiras acabaram perdendo para as chinesas e ficaram na quarta posição, não repetindo o desempenho do mundial de 2005, quando ficou com a prata. No ranking olímpico, ficaram na terceira posicão, atrás das chinesas Tian e Jia Wang.

Tian e Jia Wang tentarão dar a primeira medalha olímpica das história do volei de praia chinês, que nunca foi tradicional. Vice líderes do ranking olímpico, medalha de bronze no mundial de 2005, elas tem chances reais de chegar na final, em que chegariam como azarãs frente as americanas Walsh e May. Não venceram nenhuma etapa do circuito mundial mas conseguiram quatro pódios este ano.
Ainda da China, Xue e Zhang Xi também aparecem como cabeças de chave, na quarta posição do ranking que definiu as atletas em Pequim. Campeãs asiáticas de 2006, vencendo Tian e Jia Wang na final, elas começaram a dupla em 2006 e desde lá venceram quatro etapas.

O Brasil ainda tem outra dupla cabeça de chave e com chances reais de manter a tradição de sempre ao menos uma dupla chega na final olímpica. Talita e Renata são as cabeças número 5 do torneio e esse ano chegaram a três pódios em etapas do circuito mundial, mas nenhum em Grand Slam, competições que conseguiu dois quintos lugares e um quarto. A sexta cabeça de chave são as americanas Youngs, que foi medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 com outra parceira e Branagh. Venceram uma etapa do circuito mundial este ano e chegaram no pódio em outras três.

Fora das cabeças de chave, quem pode surpreender são as gregas Karadassiou e Arvaniti , bi campeãs européias juntas e que ficaram na sétima posição entre as classificadas no ranking olímpico. As duas duplas alemãs, Pohl e Reau e Goller e Ludwig , quadrifinalistas no último mundial e entre as dez melhores do ranking mundial e podem surpreender.

Aposta
Walsh e May(EUA)- Ouro
Larissa e Juliana(BRA)- Prata
Tia e Jia Wang(CHN)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Walsh e May confirmaram com uma certa facilidade a medalha de ouro, vencendo todos seus jogos sem terem perdido nenhum set. No caminho, eliminaram Ana Paula e Larissa, que tiveram problemas com desentrosamento pelo fato de Juliana ter se machucado. Nas semi finais, derrotaram a outra dupla brasileira, Renata e Talita, também por 2x0.
A outra semi final foi entre Tia e Jia Wang e Xue e Zhang Xi , que fizeram um partidaço com vitória para a primeira por 2x1 numa virada incrível. Foi uma bela mostra que o volei de praia da China está cada vez mais forte.
Na disputa do bronze, Xue Zhang Xi venceram as brasileiras em dois sets sem muita dificuldade e deixaram pela primeira vez na história o Brasil fora do pódio. Youngs e Branagh foram eliminadas pela dupla chinesa que ficou com o bronze nas quartas de finais em sets diretos.


Entre os homens, não é patriotismo grande falar que os brasileiros Ricardo e Emanuel são os grandes favoritos para medalha de ouro, o que seria o bi campeonato olímpico, o primeiro da história do volei de praia. Lideraram grande parte do ranking mundial olímpicos, mas foram ultrapassados pelos americanos Rogers e Dalhausser. No mundial de 2007, foram quarto colocados, perdendo para os próprios americanos.

Rogers e Dalhausser venceram as três últimas etapas dos circuito mundial, todas de grand slam, assumiram a ponta do ranking olímpico e se tornaram os primeiros cabeças de chave do torneio. Em 2007, disputaram apenas seis etapas do circuito mundial e foram os campeões mundiais, no torneio de Gasttad.
A dupla cabeça de chave número 3 é do Brasil. Fabio Luiz e Márcio não tiveram um bom ano de 2008 e quase perderam a vaga para Harley e Pedro que tiveram um primeiro semestre muito bom e quase tiraram a vga olímpica de Fabio e Márcio. Fábio e Márcio foram campeões mundiais de 2005 e, mesmo em má fase, tem tudo para conquistar uma medalha.

Os holandeses Nummerdor e Schuil, ex-jogadores da quadra que fizeram parte da geração holandesa que levou ouro nos Jogos Olímpicos de 1996, são apontados por muitos especialistas como candidatos ao ouro. Campeões europeus, ganharam uma etapa do circuito mundial este ano, mas sempre ficaram entre os melhores das etapas.
Xu e Wu, da China, mostraram a evolução dos anfitriões no esporte, se colocando como possíveis medalhistas. Quinto colocados no ranking mundial que definiu os participantes olímpicos, nunca venceram uma etapa do circuito mundial mas tem ótimos desempenhos, como dois vice campeonatos em etapas grand slam recentemente.

Os alemães Brink e Dieckmann, campeões europeus de 2006 completam a lista dos seis cabeças de chave. Eles, chegaram a duas semi finais de etapas do grand slam esse ano, o que o credenciaram para sexta posição do ranking e a consequente posição de cabeça de chave. Estão juntos há dois anos.

Entre os não cabeças de chave, o destaque vai para os russos Barsouk e Kolodinsky, que nunca venceram uma etapa do circuito mundial e ficaram na oitava posição do ranking olímpico, graças a resultados regulares. No mundial de 2007, foram vice campeões, eliminando duplas importantes pelo caminho

Aposta
Ricardo e Emanuel(BRA)- Ouro
Rogers e Dalhausser (EUA)- Prata
Nummerdor e Schuil(HOL)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Rogers e Dalhausser tiveram um começo difícil, perderam uma partida na fase de grupos, mas se recuperaram na competição e ficaram com a medalha de ouro depois de vencer a dupla brasileira Fabio Luiz e Márcio por 2x1.
A dupla brasileira, que não teve um ano muito bom, surpreendeu os compatriotas atuais campeões olímpicos Ricardo e Emanuel nas semi finais e conseguiram uma vaga na final por 2x0 em dois sets de 22x20. Ricardo e Emanuel estavam invictos até a derrota nas semi finais, mas eles se recuperaram rapidamente, venceram a dupla da Geórgia na luta pelo bronze.
Geor e Gia, que nasceram no Brasil mas disputaram pela Georgia, surpreenderam ao vencerem os holandeses Nummerdor e Schuil nas quartas de finais. A dupla da China não conseguiu fazer o mesmo das mulheres e não foi muito longe no torneio.

Nenhum comentário: