sábado, 26 de julho de 2008

100m livre e 100m costas


Ainda do Canada, vou continuar as postagens sobre os favoritos nas provas de natacao para os Jogos de Pequim. Lembro que ainda estou sem acentos na lingua portuguesa, ja que esse teclado e canadense. Hoje, irei falar de duas provas pois tenho tempo para agilizar o termino das analises, afinal as olimpiadas estao muito proximas.

Minha principal rival no assunto previa , a revista Sports Illustred, ja divulgou suas previas, como faz sempre cerca de duas semanas antes dos Jogos Olimpicos. Entrem no site http://vault.sportsillustrated.cnn.com/vault/article/magazine/MAG1142312/1/index.htm e comparem. Estou so brincando quando digo que e minha principal rival, estou no Canada e compro essa revista, que e americana, diariamente. Amanha vou direto as bancas para comprar esse exemplar com todas as previas para as 302 provas.

Os 100m livre masculino prometem uma disputa eletrizante. Sao muitos atletas com chances reais de medalha e um grande risco do recorde mundial cair para a casa dos46s, o que seria fenomenal. Basta comparar que o indice olimpico para os 400m rasos DO ATLETISMO e 45s95. Ou seja, os nadadores ja estao nadando apenas quatro vezes mais devagar que os velocistas das pistas. Incrivel.

Esse ano, o recorde mundial caiu varias vezes, e atualmente esta nas maos do frances Alain Bernard, que nadou para 47s50 no campeonato europeu no inicio do ano. Muito irregular, ele e apontados por muitos como a provavel decepcao em Pequim. Vamos esperar para ver, ja que o atleta nunca ganhou medalhas em mundiais nem Jogos Olimpicos.
Seu principal rival no troca troca de recordes mundiais e o australiano Eamon Sulivan, que nadou para 47s52 quase tirando o recorde de seu rival, que havia feito a melhor marca da historia da prova no dia anterior. O australiano foi medalha de bronze no mundial do ano passado e ira disputar sua segunda olimpiada, depois de defender seu pais no revezamento em Atenas.

Porem, os dois atletas nao terao vida facil. Tres americanos baixaram a marca de 48s nas seletivas, um deles Michael Phelps nao disputara a prova ja que tem oito em seu programa olimpico. Jason Lezak fez 47s58 nas eliminatorias do torneio e fez 48s05 na final para garantir a segunda vaga do time americano e ira pela terceira vez aos Jogos Olimpicos. E bi campeao olimpico do revezamento 4x100m medley e duas vezes medalhista com o 4x100m livre.
Quem venceu a prova foi Garret Webber Gale, que fez 47s92 e tem a quarta melhor marca do ano.
Os quatro citados acima sao os grandes candidatos ao podio, mas obviamente poderemos ter outros ganhando medalha, ja que e uma prova equilibradissima.
Cesar Cielo liderou boa parte da prova no mundial do ano passado mas acabou perdendo folego no final e ficou na quarta posicao. Esse ano, o campeao pan-americano da prova, nadou os 100m livre para 48s34, batendo o recorde sul-americano que era dele mesmo e fazendo a nona melhor marca da temporada. Nona melhor da temporada mas, entre os que vao disputar as olimpiadas, a setima, ja que dois americanos que nao vao nadar a prova estao a sua frente.

O russo Evgeniy Lagunov , fez 48s26 no campeonato russo e entrara como um dos possiveis medalhistas, assim como o frances Fabien Gilot, que ficou em segundo na fortissima seletiva francesa para a prova, nadando para 48s02.
O italiano Filippo Magnini e o atual campeao mundial da prova e esse ano tem seu melhor tempo de 48s35, nao chegando perto dos 48s12 que fez ano passado. Ele foi tambem campeao mundial em 2005, seu unico titulo sozinho, ja que em 2007 chegou empatado com o canadense Brent Hayden. Hyden, porem, nao aparece com um dos melhores tempos esta temporada.

Dois nomes que brilharam em Atenas tentaram brilhar em Pequim. O holandes Peter Van dan Hoogeband, sexto no mundial do ano passado, nadou a prova em 48s37 e tem a decima sexta melhor marca da temporada. Isso mesmo, apenas 0s02 separam o nono tempo, de Cesar, do de Hoogeband, o que prova que ninguem esta sequer garantido na final.
O sul-africano campeao olimpico com o surpreendente revezamento sul-africano Roland Shoemann foi finalista ano passado e esse ano tem melhor marca de 48s41.
Sera uma briga boa!

Aposta
Eamon Sulivan (AUS) - Ouro
Jason Lezak( EUA) - Prata
Alain Bernard (FRA)- Bronze


Na prova feminina a favorita e a australiana Lisbeth Trickett que esta nadando espetacularmente esse ano e fez a marca de 52s88. Ela atual campea mundial da prova e nao parece ter adversarias que possam bate-la.
A outra australiana na prova sera Cate Campbell, que tem na temporada a marca de 53s30, que a coloca como a terceira colocada no ano. Vale lembrar que ela tem apenas 16 anos.

As americanas na prova serao Natalie Coughilin e Lacey Nymeyer irao nadar, ja que a veterana Dara Torres, vice campea das seletivas, abriu mao de disputar a prova pois achava que nao tinha chances de medalhas. Natalie venceu a prova com o tempo de 53s39, o quarto melhor do ano, enquanto Lucey vai para os Jogos Olimpicos com a marca de 54s02. Natalie e atual quarta colocada no mundial e medalha de bronze olimpica na prova.
Quem tem a segunda melhor marca da temporada e a alema Britta Stefan. Atual medalha de bronze no campeonato mundial, a atleta tentara sua segunda medalha olimpica, ja que fez parte do time alemao do revezamento que subiu ao podio em Sydney 2000. A holandesa Marleen Veldhuis foi campea mundial em piscina curta esse ano, medalha de prata no mundial do ano passado e esse ano nadou para 53s67 no campeonato europeu, quinta melhor marca do ano.

Aposta
Lisbeth Trickett (AUS) - Ouro
Britta Stefan (ALE)- Prata
Natalie Coughilin (EUA)- Bronze


Na prova dos 100m costas masculino, as seletivas americanas com certeza foram uma previa dos Jogos Olimpicos. Na prova em que os yankes sao mais superiores que os demais paises, dos sete melhores tempos do ano, seis sao dos EUA, o que faz com que os dois americanos classificados pela seletiva sejam os favoritos para a prova.
Aaron Peirsol bateu o recorde mundial nas seletivas americanas fazendo o tempo de 52s89. Ele e atual campeao olimpico e tri mundial da prova e tem tudo para levar mais um ouro em competicao importante.
Seu principal rival sera o campeao pan-americano da prova, Randan Ball. Ele foi vice campeao da prova nas seletivas americanas com 53s09 e conseguiu finalmente uma vaga na selecao principal dos americanos. Ball ganhou mais de 15 medalhas de ouro no ultimo circuito da Copa do Mundo em piscina curta e foi eleito, com meritos, o melhor atleta da competicao.

Quem pode estragar a festa americana e o alemao Helge Meew. Com o 53s10 feitos no campeonato alemao deste ano, ele tem a terceira melhor marca do ano.
Mas, outros atletas brigaram pelo podio, apesar de mais distantes das duas primeiras posicoes. Ashley Delaney, da Australia, tem o decimo melhor tempo da temporada mas o quarto dentre os que vao para as olimpiadas, com 53s68 feitos no campeonato nacional.
O atual medalhista de bronze no mundial Liam Tancock, nao esta entre os melhores nesta temporada, mas nao pode ser esquecido na briga por medalhas. Foi campeao mundial esse ano em piscina curta.

Aposta
Aaron Peirsol(EUA) - Ouro
Randan Ball (EUA)- Prata
Helge Meew (ALE)- Bronze


A prova feminina dos 100m costas tambem devera ter um dominio americano, ainda que menos hegemonico. Os tres melhores tempos da temporada foram feitos nas seletivas americanas e quem ficou com as vagas foram Natalie Coughlin e Margaret Hoelze. Atualmente, o recorde mundial pertence a Natalie que, com 58s97 se tornou a primeira mulher a nadar na casa dos 58s a prova, anos depois de ter sido a primeira a baixar a barreira do um minuto. Ela foi campea mundial da prova em 2001 e 2007 e e atual campea olimpica.
Ja Margaret, apesar de ter o terceiro tempo da temporada, sera a segunda nadadora do pais, ja que conseguiu bater Hayley McGregory na final. Hayley havia batido o recorde mundial no dia anterior, nas semi finais.

A briga pelo bronze devera ser muito boa. A russa Anastacia Zueva, campea europeia, detem o quarto melhor tempo da prova no ano com 59s41. Ela, setima colocada no mundial do ano passado, e uma das possiveis medalhistas.
A atleta do Zimbabue Kirsty Conventry, melhor atleta do mundial de piscina curta esse ano, tem a quinta marca da temporada com 59s42, apenas um centimos pior que a russa. Ela e atual medalha de prata olimpica mas nao nadou a final do mundial ano passado. A francesa Laure Manadou, medalha de prata no ultimo mundial, nadou para 59s50 esse ano. Ela e atual medalha de bronze olimpica.
A japonesa Reiko Nakamura tem apenas o nono tempo da temporada, com 59s82, mas tem tudo para repetir a medalha de bronze conquistada no ultimo mundial.

Aposta
Natalie Coughlin (EUA) - Ouro
Margaret Hoelze (EUA) - Prata
Laure Manadou (FRA) - Bronze

Nenhum comentário: