segunda-feira, 21 de julho de 2008

4x100m rasos


O revezamento 4x100m rasos e uma prova emocionante e que pode dar qualquer resultado ja que qualquer vacilo em uma passagem de bastao pode custar o podio. Hoje, ainda sem acentos na Lingua Portuguesa pois estou no Canada, vou analisar essa prova tanto para homens como para mulheres.

Entre os homens, os favoritos sao os americanos. Eles, que perderam o ouro para os britanicos em Atenas, tem os melhores velocistas do mundo e devem levar a medalha de ouro se tudo ocorrer dentro dos conformes. No mundial do ano passado, eles venceram com o tempo de 37s78 numa final historia em que os quatro primeiros abaixaram dos 38s o tempo.

O time da Jamaica, que tem em seu quarteto os dois ultimos recordistas mundiais, brigaram de igual para igual com os americanos. No mundial do ano passado, ficaram com a prata. No ranking que soma os dois melhores tempos e foi o classificatorio para os Jogos Olimpicos, estao atras apenas dos yankees.
Os atuais campeoes olimpicos, os britanicos, mantem 50% da base que conquistou o ouro em Atenas. Eles foram bronze no ultimo mundial e ter chances reais de lutar pelo podio, podendo ate superar americanos e jamaicanos. Tem a terceira melhor soma dos tempos.

O Japao e a grande surpresa da prova. Nunca foi tradicional e nao tem grandes velocistas no revezamento, mas ficou em quinto no ultimo mundial e tem a quarta melhor media de tempos. O Brasil, medalhista nos Jogos de Atlanta e Sydney e quarto colocado no ultimo mundial tambem brigaram pelo podio. O time tem uma estrategia diferenciada na passsagem de bastoes e tem nisso o grande trunfo para voltar a subir no podio em uma competicao importante.

Alemanha, Nigeria e Franca deverao ser os outros tres finalistas da prova. Mas com chances remotas de medalhas. Mas numa prova como essa, tudo e possivel

Aposta
EUA- Ouro
Jamaica- Prata
Gra Bretanha- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A equipe da Jamaica, comandada por Usain Bolt, conseguiu a medalha de ouro pulverizando o recorde mundial que pertencia aos EUA e começando uma nova Era nas provas de velocidade, com o tempo de 37s10, quase 1s á frente de Trinidad Tobago, que fez a marca de 38s06. Os japonsese foram bronze um pouco mais de um décimo a frente da equipe brasileira, que ficou em quarto.
Impressionantes foram as eliminatórias, com quatro equipes, inclusive a americana e a britânica, deixando cair o bastão e perdendo a chance de se classificar. É o preço que se paga em não treinar passagem de bastão, apenas te corredores excelentes.


Entre as mulheres, a disputa sera mais restrita. Ate mesmo os adversarios sabem que so uma catastrofe tira o ouro e a prata das americanas e das jamaicanas. As duas equipes estao muito superiores as outras.
As americanas foram campeas mundiais ano passado com o tempo de 41s98 apenas 0s03 a frente do time da Jamaica, numa das finais mais emocionantes de todo campeonato mundial. No ranking que soma os dois melhores tempos, as americanas tambem aparecem na frente, mas com as jamaicanas bem proximas.

A briga pelo bronze sera tao disputada quanto a do ouro. Sao muitas equipes que estao proximas e a medalha devera ser definida no detalhe. No mundial do ano passado, a equipe da Belgica ficou com a medalha de bronze ao bater o recorde nacional da prova com o tempo de 42s75, chegando bem pouco a frente do time britanico que fez 42s87.
No ranking que definiu os classificados para os Jogos Olimpicos, entretanto, quem aparece na terceira posicao sao as russas com os tempos de 42s78 e 42s80 feitos no ultimo europeu. No mundial, o quarteto ficou na quinta posicao.
Os times da Alemanha e da Bielorussia brigarao por fora pela medalha de bronze. As germanicas ficaram em setimo no mundial e tem 43s08 como o melhor tempo, sendo sexta no ranking de classificacao. Ja as bielorussas, sextas no mundial do ano passado, tem a setima posicao no ranking classificatorio.

Aposta
EUA- Ouro
Jamaica- Prata
Russia- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Nem Jamaica, nem EUA. Com a queda do bastão americano nas semi finais e jamaicano na final, a medalha de ouro da prova ficou com a Rússia com a marca de 42s31. A equipe belga ficou com a medalha de prata e a Nigéria com o bronze, numa chegada emocionante com a equipe brasileira na luta pela terceira posição.
Uma das provas mais surpreendentes de Pequim. Na final, a equipe jamaicana se atrapalhou, deixou o bastão cair e acabou por encostar na equipe britânica, que também derrubou o bastão. O Brasil quase se aproveitou de tudo isso para ser bronze.

Nenhum comentário: