quarta-feira, 16 de julho de 2008

Revezamento 4x400m


Continuo aqui no Canada para estudar ingles e continuarei fazendo postagens sem acentuacao correta da Lingua Portuguesa por conta da diferenca dos teclados dos computadores brasileiros e canadenses.
Hoje, irei analisar a prova do revezamento 4x400m rasos, tanto para homens como para mulheres. Essa prova e a ultima do programa da pista do atletismo, disputada no ultimo horario do penultimo dia oficial de disputas dos Jogos Olimpicos, sendo disputadas antes apenas que a maratona.

Na prova masculina, o ouro dos EUA e muito provavel. Os americanos foram campeoes olimpicos em 2004 e na prova individual dos 400m fizeram o podio completo, com medalha de ouro, prata e bronze. Para se ter uma nocao da superioridade norte americana na prova, o ranking mundial que definiu as 16 vagas do revezamento na prova foi a media dos dois melhores tempos obtidos pelo pais nos ultimos 18 meses. A media norte americana e de 2min57s37, enquanto a segunda melhor e de 2min59s78, do time de Bahamas.

No ultimo mundial, os americanos fizeram o espetacular tempo de 2min55s56, perto do recorde mundial que pertence a eles mesmo. A medalha de prata ficou com o quarteto de Bahamas, formado por Avard Moncur, Michael Matieu, Andrae Wilahms e Chris Brown. Para maiores detalhes dos atletas, entre na pagina dos 400m rasos deste blog, postado ha quatro dias.
Tambem da America Central, temos a Jamaica como um time muito forte. Quarto colocado no ultimo mundial, o quarteto jamaicano tem a terceira melhor media no ranking mundial, com 3min00s60. Quem tirou a medalha de bronze do time no ultimo mundial foi a equipe da Polonia, que marcou 3min00s05. Os europeus tem uma media de 3min00s87, gracas ao tempo de 3min01s, alcancados no Europeu do ano passado.

Outras duas equipes europeias vem fortes para a prova. O time russo e britanico foram finalistas nos ultimos mundiais e tem a quinta e a sextas melhores medias. A Gra Bretanha vem com Martyn Rooney, que ja fez 45s19 esse ano. Pode ser a arma do time para brigar pela medalha.
E complicado alguma equipe tirar o ouro dos norte americanos e ate mesmo a prata de Bahamas, que tem Chris Brown como um dos principais nomes da prova dos 400m. Agora o bronze esta totalmente aberto.
Alem das equipes citadas, acredito que apenas os dominicanos devem dar trabalho. Liderados por Feliz Sanches, grande nome nos 400m com barreiras, eles deverao chegar ate as finais, mas nao brigar por uma medalha.

Aposta
EUA- Ouro
Bahamas- Prata
Polonia- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os americanos levaram mais uma vez a medalha de ouro nesta prova, sem grandes dificuldades, já que tem os três melhores corredores da prova individual dos 400m. Jeremy Warner fechou a prova em 43s18, igualando o recorde mundial de Michael Jonhson. Claro que não é válido, já que os atletas pegam o bastão já numa velocidade, mas ele fez um temporal mesmo assim. O tempo de 2min55s39 foi recorde olímpico.
Bahamas ficou em segundo com 2min58s03, num sprint final incrível de Crhis Brown, que ultrapassou o atleta da Rússia para ficar em segundo. A diferença para os europeus foi de apenas 0s03. Os britânicos também brigaram pela medalha, chegando menos de quatro décimos atrás
Os poloneses foram sétimos colocados, atrás de Bélgica e Austrália.



Entre as mulheres, as americanas tambem sao favoritas. Esse ano elas tem a melhor marca com 3min23s49, tempo que nao chega perto dos 3min18s alcancados na final do mundial do ano passado, quando ficaram com o ouro. No ranking mundial das duas melhores marcar nos ultimos meses, esta em primeiro e tem na equipe como principais nomes Sonya Richards, principal favorita para a prova individual dos 400m.

Quem deve brigar pelo ouro com as americanas sao as jamaicanas que foram vice campeas ano passado no mundial, com o tempo de 3min19s43. O time da America Central tem apenas a quinta melhor media dos tempos, ja que sua segunda melhor marca e 3min26s, mas com certeza e a maior ameaca ao titulo yankee. Novillene Wilhams e o principal nome do pais na prova.

A Russia, segunda na media de tempos e quarta no ultimo mundial ira encabecar as favoritas ao lado das selecoes da Gra Bretanha e Bielorussia. Os tres times estao entre os melhores no ranking mundial, em segundo, terceiro e quarto respectivamente no ranking mundial.
Ano passado, no mundial, as britanicas foram medalha de bronze apenas 0s15 a frente das russas. As bielorussas bateram o recorde nacional e ficaram a menos de um segundo do bronze.
O time do Mexico nao sera o mesmo sem Ana Guevara, que brigou com o comite mexicano e nao estara em Pequim. Ja o time de Cuba, campeao pan-americano, pode surpreender mesmo tendo a setima melhor media e ter sido setima no ultimo mundial.

Aposta
EUA- Ouro
Jamaica- Prata
Russia- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
As norte americanas tiveram muita dificuldade de bater as russas, mas ficaram com a medalha de ouro com o tempo de 3min18s54, menos de três décimos a frente da Rússia. As russas, aliás, lideraram toda a prova até que a última atleta dos EUA, Sonya Richards correu abaixo dos 49s e ultrapassou o time europeu.
Quem foi medalha de bronze foi a Jamaica, que acabou não correspondendo as expectativas e ficou distante da luta pelo ouro. O terceiro lugar ficou de bom tamanho, já que as bielorussas bateram o recorde nacional e quase tiraram a medalha jamaicana.

Nenhum comentário: