quarta-feira, 30 de julho de 2008

Provas de medley


Agora diretamente de Toronto, estava em Calgary o mes inteiro estudando ingles, vo atualizar o blog com os favoritos nas provas de medley da natacao. Continuo num teclado sem acentos na Lingua Portuguesa, entao peco mais uma vez desculpas pelos erros.
Nas provas de medley, principalmente entre os homens, os favoritos e os que correm por fora pelas medalhas sao praticamente os mesmos, por isso, pela primeira vez no blog, vou analisar duas provas juntos, para facilitar a leitura, encurtar o tempo e ficar mais proximo de acabar com as 302 analises. Faltam somente 17! Depois desta postagem vao faltar 13!

Entre os homens, o homem a ser batido sera Michael Phelps. O papa-medalhas americano e o melhor do mundo no nado borboleta, um dos melhores no costa e no livre e nao deixa a desejar no peito. Por isso, com certeza e o grande favorito nas duas provas de medley. Ao todo, em Pequim, ele disputara oito provas e acredito em apenas uma derrota dele, o revezamento 4x100m livre para os franceses. Alias, acredito que se a natacao se estendesse durante 16 dias das olimpiadas, com uma final por dia, ele entraria para todas as finais e ameaco dizer que so nao medalharia nas provas de peito, dos 1500m e dos 50m livre. Porque capacidade de nadar os 100m e 200m costas, 100m livre e 400m livre ele tem de sobra. So falta tempo numa olimpiada para ele entrar em 12 provas.
Phelps esse ano quebrou os recordes mundiais das duas provas de medley, com 1min54s80 nos 200m medley e 4min05s54 nos 400m medley. As marcas foram melhores do que o antigo recorde que ja era dele.

Seu principal rival e o fiel escudeiro Ryan Lotche. Ryan e um grande nadador mas nao chega aos pes de Phelps, mas tambem quer disputar todas as provas possiveis. Nao tem o mesmo desempenho, mas com certeza e o favorito para as medalhas de prata nas duas provas de medley. Nos 200m, fez 1min55s22 nas seletivas americanas. Nos 200m, as chances de bater Phelps sao menores que nos 400m, mas ainda nao sao muito grandes. Nos 400m, fez 4min06s08, tempo que tambem seria recorde mundial caso Phelps nao tivesse nadando ao seu lado e melhorado seu proprio tempo. Dizer que Lotche nao tem chances de vencer Phelps e estar mentindo, mas dizer que e provavel tambem e mentira.

Na verdade, Lotche tera de se preocupar com o hungaro Lazlo Cseh, principalmente nos 400m medley, prova em que Cseh fez o recorde europeu rescentemente com a marca de 4min07s96. Nos 200m medley, prova em que foi medalha de bronze no ultimo mundial, tem o terceiro tempo da temporada com 1min57s43, mas esta mais distantes dos rivais americanos.
No mundial do ano passado, Phelps venceu as duas provas com seu compatriota ficando com a prata em ambas com mais de 2 devantagem para Lotche.
Quem foi bronze na prova dos 400m medley no mundial do ano passado foi o italiano Luca Marin, que havia sido prata no mundial de 2005 e que busca sua primeira medalha olimpica. Esse ano, nadou seu melhor patra 4min16s, sete segundos acima da marca que lhe rendeu o bronze. Mas nao pode ser esquecido na luta pelo podio. Nos 200m medley, nao vem se mostrando competitivo.

O brasileiro Thiago Pereira foi quarto colocado nos 200m medley do mundial do ano passado e quinto em Atenas. Porem, ainda nao repetiu o tempo de 1min57s que lhe deu o ouro nos Jogos Pan-americanos do ano passado. Esse ano, tem a setima marca da temporada( com tres americanos a sua frente, o que faz com que seja o sexto melhor dos Jogos Olimpicos) com 1min58s74. Porem, a medalha nao esta muito distante, visto que Cseh nadou na casa dos 1min57s e tem a terceira melhor marca da temporada.
Nos 400m medley, prova em que ficou muito perto de seu recorde esse ano, nadou 4min12s e tem a quinta melhor marca do ano. Eliminado da prova em Atenas e nao disputando-a no ultimo mundial, Thiago nunca entrou para valer numa final importante desta modalidade, podendo isso ser uma faca de dois gumes.

Nos 200m medley, dois britanicos fizeram tempos muito bons essa temporada. Jammes Goodward e Liam Tancock 1min57s72 e 1min57s79 durante o campeonato britanico e tem tudo para fazerem bonito nos Jogos Olimpicos. Os dois, que sequer participaram da final do mundial do ano passado, tinham feito tempos regulares ano passado, entre os 15 melhores da temporada mas nao perto dos lideres. Vamos ver o que eles podem fazer.

Nos 400m medley, Thomas Hafield, tambem da Gra Bretanha surpreendeu durante o campeonato britanico marcando 4min12s59 e tendo a quarta melhor marca da temporada. O grego Loannis Drymonakos, sexto no ultimo mundial, tambem nadou bem esse ano marcando 4min14s72 na final do campeonato europeu.

Aposta
Michael Phelps (EUA)- Ouro 200m e 400m medley
Ryan Lotche (EUA)- Prata 200m e 400m medley
Lazlo Cseh (HUN)- Bronze 200m e 400m medley


Entre as mulheres, vou fazer o mesmo e analisar as duas provas de medley juntas, ja que as favoritas para a medalha tambem se repetem.
No mundial do ano passado, a americana Katie Hoff venceu as duas provas e chega em Pequim como principal candidata a medalha de ouro nas provas de quatro estilos. Ela, que tambem foi campea das provas no mundial de 2005, tem esse ano as marcas de 4min31s12 e 2min09s71 para ser a melhor da temporada nos 400m e a segunda melhor nos 200m.

Quem rouba seu lugar nos 200m e a australiana Stephanie Rice, que bateu o recorde mundial da prova esse ano com 2min08s92. Ela, bronze nas duas provas no ultimo mundial, busca suas primeiras medalhas olimpicas. Neste ano, nos 400m medley, tem 4min31s46, ficando bem proxima do melhor tempo de Hoff, o que colocara fogo nas duas provas em Pequim.
A americana Natalie Coughlin tambem brigaram pelo ouro nos 200m medley. Dona de cinco medalhas nos ultimos Jogos Olimpicos, a americana, que perdeu o recorde nacional para Hoff durante as seletivas, tem 8min09s77 como seu melhor, feitos em marco deste ano, mas entrara forte na briga pela medalha. Ela nao disputara os 400m medley. A outra americana que nadara nos 400m medley sera Elizabeth Beisel , que tem a terceira melhor marca do ano, feita durante as seletivas americanas.

A atleta do Zimbabue Kissty Coventry brigara pela medalha nas duas provas, principalmente nos 200m medley. Nesta prova, e atual medalha de bronze olimpica e prata no mundial, alem de ter vencido a prova no mundial de piscina curta esse ano. 2min10s08 e seu melhor tempo, obtido no torneio de Missouri, em marco, e e a quarta melhor marca da temporada. Nos 400m medley, tem o quinto melhor tempo da temporada com 4min34s25, feitos nos Jogos Africanos, e talvez tenha ate mais chances de medalha devido a fotissima disputa nos 200. Na prova mais longa, entretanto, a medalha e mais dificil, ja que ela esta mais distantes das favoritas.
Ainda nos 200m medley, aparecem como candidatas ao podio a francesa Camile Mufat e a espanhola Mireia Garcia.

A russa Yana Martynova foi medalha de prata no ultimo mundial com 4min40s15, mas esse ano nao se mostrou competitiva o bastante para ser uma favorita para medalha, ficando apenas com o bronze no campeonato europeu, vencido pela italiana Alessia Filipi com 4min36s68, seguida por Katinga Hosszul, da Hungria. As duas tem respectivamente o setimo e o oitavo melhores tempos da temporada, deixando a atual medalhista no mundial em nono no ranking de 2008. A britanica Hannah Milei e a quarta melhor do ano na prova dos 400m medley e se candidata como a mais perto de tirar do podio as favoritas.

Aposta
200m medley
Stepanhie Rice (AUS)- Ouro
Natalie Coughlin (EUA)- Prata
Kathryn Hoff( EUA)- Bronze

400m medley
Kathryn Hoff( EUA)- Ouro
Stepanhie Rice (AUS)- Prata
Kissty Coventry (ZIM)- Bronze

3 comentários:

pitf disse...

Bastante sensatas as apostas, mas eu acho que a Convertry vai surpreender

Unknown disse...

Tb achei sensato Guilherme...
so acho q final olimpica é diferente;e lembrando do mundial de 2004 onde o Thiago ganhou do Lochte no finzinho acho q nosso brasuca leva uma medalhinha em uma das provas
so pra nao deixar passar batido o reveza 4x200 livre eu acho q o Thiago vai pulverzar o recorde do Borges na abertura desse reveza e se o Nicolas estiver inspirado eu acredito numa medalha pro Brasil
PARABENS PELO BLOG, ESTÁ ESPETACULAR

Guilherme Giorgi Costa disse...

ehhehe mto obrigado pelos elogios!

Quanto ao 4x200m, o Brasil precisa estar esperado para ganhar medalha. Mas as chances nao sao pequenas nao! Se Thiago e Rodrigo nadarem para novos recordes sul-americanas e Lucas e Nicholas fazerem o tempo do pan, eh medalha na certa!