terça-feira, 8 de julho de 2008

200m rasos



Continuando as postagens do Canada, sem acentos da Lingua Portuguesa, teremos hoje as analises dos 200m rasos, tanto no masculino como no feminino. A briga pela medalha deve ficar restrita a atletas da Jamaica e dos EUA, tanto para homens como para mulheres.

Entre os homens, o campeao mundial Tyson Gay acabou nao se classificando para os Jogos de Pequim devido a uma contusao sofrida durante as seletivas norte americanas para as olimpiadas. Mesmo assim, os favoritos para o podio sao dos EUA.
Walter Dix venceu o campeonato dos EUA com o tempo de 19s86, uma marca muito respeitada mundialmente. Dix, que tinha ate entao 20s10 sua melhor marca do ano, ficou fora da equipe norte americana do ultimo mundial, quando tres dos quatro primeiros colocados da prova foram Yankees.
Ano passado, Dix fez a marca de 19s69, a melhor do ano, mas nao passou de uma quinta colocacao na seletiva para o campeonato mundial.
Outro americano que se classificou nas seletivas foi Shawn Crawlford, que tambem nao fez parte do time do ultimo mundial e tinha esse ano a melhor marca de 20s25. Nas seletivas americanas, ele correu a prova em 19s86 , segundo tempo da sua vida, perdendo apenas para o que fez conquistar a medalha de ouro em Atenas 2004 nesta prova.
Wallace Spearmon foi bronze no ultimo mundial com o tempo de 20s05 e ficou em terceiro nas seletivas americanas com 19s90. O vice campeao mundial de 2005 jah fez a marca de 19s65 na carreira e se repeti-la com certeza entrara no podio.

Porem, os americanos tem um fortissimo adversario. O jamaicano Usain Bolt recordista mundial dos 100m rasos, que ficou com a medalha de prata no ultimo mundial, com 19s91. Esse ano, o jamaicano tem a melhor marca da temporada com 19s83 conquistado em Ostrava.
Correndo por fora na briga por medalhas esta Churandy Martina, das Antilhas Holandesas. O atleta que foi quinto colocado no ultimo mundial, disputou os Jogos Pan-americanos do Rio e saiu medalhistas. Ele marcou 20s17 como melhor marca do ano e de sua vida, e tera de melhorar no minimo um decimo se quiser brigar por medalhas. Outro atleta vindo da America Central, Brenden Christian, chega como candidato ao podio. Ele tem a sexta marca da temporada com 20s12, seu melhor tempo na carreira.

Aposta
Usain Bolt(JAM)- Ouro
Shawn Crawlford (EUA)- Prata
Walter Dix (EUA)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Quando Usain Bolt entrou na pista no Ninho de Pássaro para correr a final dos 200m rasos, a dúvida era se ele bateria o recorde mundial do lendário Michael Johnson ou não. Depois de sua apresentação nos 100m rasos, que não é sua prova, todos sabiam de seu passeio nos 200m.
O recorde mundial veio com 0s02 de vantagem sobre o tempo de Michael, conquistado em 1996. BOlt correu a prova em 19s30, muito, mas muito a frente dos outros medalhistas, que ainda foram trocados depois da prova.
Churandy Martina, das ANtilhas Holandesas, havia conquistado a primeira medalha de seu país nos Jogos, chegando em segundo, mas foi eliminado pelo fato de ter pisado na linha que divide as raias durante a curva de entrada para os últimos 100m. Mesmo motivo que eliminou Walace Spearman, que tinha sido o medalhista de bronze. Desta forma, o pódio foi completado pelos americanos Shawn Crawlford e Walter Dix, que marcaram 19s96 e 19s98 respectivamente.

Entre as mulheres, a favorita e a americana Alysson Felix, atual medalha de prata olimpica e campea mundial em Osaka, ano passado. Ela tem 21s81 como melhor tempo da carreira e quase o repetiu durante as seletivas americanas, em que ficou com ouro correndo 21s82.

Ainda dos EUA, correrao Muna Lee e Murshevelt Hooker, que correram bem nas seletivas e arremataram as outras duas vagas do pais. Lee correu a prova em 21s99 e ficou na segunda posicao. Ela foi setima colocada nos ultimos Jogos Olimpicos mas agora tem tudo para brigar pelo podio. Ja hooker surpreendeu ao vencer por um centesimo a favorita Layrryn Wilhams. Hooker correu a prova em 22s20 fazendo o melhor tempo de sua vida.

As jamaicanas serao as maiores adversarias das americanas. A experiente Veronica Campbell, vice campea mundial ano passado, tem quatro medalhas olimpicas e cinco em mundiais e tem tudo para ao menos ficar com um lugar ao podio. Ela venceu as seletivas jamaicanas com 21s94 melhor tempo de sua vida.
Kerron Stwart foi vice campea das seletivas jamaicanas ao marcar o tempo de 21s99, o melhor de sua carreira. Ela tenta melhorar a setima posicao obtida no ultimo mundial. A terceira jamaicana na prova e Sherone Simpson, que fez 22s11 nas seletivas jamaicanas, bem proximo de seu melhor tempo, 22s.

Quem pode acabar com a festa yankee-jamaicana e a atleta do Susanthinka Jayasinghe, atual medalhista de prata olimpica, quando terminou empatada na segunda posicao, e que foi bronze no ultimo mundial. Esse ano, ainda nao conseguiu uma boa marca, nao passando de 22s73, mas nao pode ser esquecida quando as favoritas sao lembradas.

Aposta
Alysson Felix (EUA)- Ouro
eronica Campbell (JAM)- Prata
Muna Lee (EUA) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Impressionante a superioridade de jamaicanas e americanas perante as outras competidoras, como já era esperado. As seis primeiras posições foram divididas por esses dois países, chegando quase meio segundo a frente das outras duas finalistas.
A medalha de ouro ficou com a jamaicana Veronica Campbell com 21s74, marcando o melhor tempo da carreira. Allyson Felix ficou na segunda posição com 21s93, fazendo seu melhor tempo do ano, mas mostrando que realmente não tinha condições de bater a vencedora, que correu fácil fácil...
O bronze foi para a jamaicana Kerron Stewart, que com uma chegada incrível, ultrapassou Mona Lee, dos EUA, chegando apenas um centésimo a frente.
UM fato interessante foi que as oito finalistas vieram da América. Além de três americanas e três jamaicanas, uma atleta de Bahamas e outra das Ilhas Cayman.

Nenhum comentário: