quarta-feira, 2 de julho de 2008

400m com barreiras feminino e masculino


Diretamente do Canada, continuarei minhas postagens sobre os favoritos em cada uma das provas em Pequim. Porem, volto a lembrar que estou num computador sem acentos da Lingua Portuguesa, o que faz com que toda a materia saia com erros de ortografia. Sem alguem tiver alguma ideia sobre o que eu posso fazer ou uma boa alma quiser entrar na postagem e mudar os acentos, favor entrar em contato. Mas, como o que interessa no momento sao os favoritos em Pequim, nao posso deixar de cita-los, apenas pelo fato de nao ter nenhuma acentuacao.

Hoje, sera analisada a prova dos 400m com barreira, tanto para homens como para mulheres.

Na prova masculina, o atual campeao mundial e favorito para a prova e o americano Kerron Clement. Apesar de ter ficado na segunda posicao nas seletivas americanas, ele tem o melhor tempo do ano ate o momento, feito na Jamaica: 47s79, a unica marca abaixo dos 48s esse ano.
Quem o venceu nas seletivas americanas foi Bershawn Jackson, que correu a prova em 48s17, estabelecendo o terceiro melhor tempo do ano, atras somente de Clement e de sua propria marca, 48s15, atingida em Eugene. Jackson tem o incrivel tempo de 47s30, feito no mundial de 2005, quando se sagrou campeao mundial. Se repetir essa marca, com certeza ficara com a medalha de ouro. O terceiro americano na prova e Angelo Taylor, que ficou com a medalha de bronze nas seletivas americanas com 48s42, apenas 0s04 a frente de Justin Gaymon, que esse ano chegou a correr a prova em 48s20. Taylor foi campeao olimpico em Sydney mas acabou eliminado nas semi finais em Atenas 2004, ano em que ganhou medalha pelo revezamento 4x400m.

Nesta prova, nao se pode esquecer mencionar o dominicano Felix Sanches. Multicampeao, vencedor de mais de 30 provas seguidas nos anos de 2003, 2004 e 2005, ele ficou com o vice campeonato ano passado, chegando com o tempo de 48s01. Ele e o atual campeao olimpico da prova e venceu os mundiais de 2001 e 2003.
O jamaicano Danny Mcfalrny e outro que nao pode ser esquecido. Quinto colocado no mundial do ano passado, Danny e o atual medalhista de prata olimpico, quando fez seu melhor tempo: 48s. Porem, esse ano ele ja chegou bem proximo disso e brigara por medalhas em Pequim.
Quem foi medalha de bronze no mundial do ano passado foi o polones Marek Plawgo, que correu a prova naquela ocasiao em 48s12, estabelecendo o recorde nacional da prova. Esse ano, Plawgo tem 49s05 como melhor tempo, muito alto se quiser uma medalha.

O grego Periklis Iaokovacs, tem como melhor tempo a marca de 47s82, feita em Osaka no ano de 2006. Esse tempo, se repetido, lhe daria uma medalha olimpica com certeza em Pequim. Porem, ele nao consegue correr como naquela prova e sua melhor marca deste entao e 48s35, em Monique. No mundial do ano passado, ficou na setima posicao, ultimo entre os que chegaram na final, ja que o canadense Adam Kunkel nao completou a prova. Kunkel conquistou o ouro nos Jogos Pan-americanos do ano passado com um tempo muito bom de 48s24. Porem, esse ano ainda nao fez a prova em menos de 50s e tera que repetir o tempo do Pan se quiser um bom resultado.

Aposta
Kerron Clement(EUA)- Ouro
Felix Sanchez (DOM) - Prata
Angelo Taylor (EUA) Bronze

Um pódio só americano reinou nos Jogos Olímpicos de Pequim na prova dos 400m com barreiras. Angelo Taylor apagou a lambança que fez em Atenas, quando sequer passou para a final, e conquistou a medalha de ouro com a melhor marca da carreira, com 47s25, deixando mais de sete décimos para trás Kerron Clement, que era meu favorito para a prova.
Bershawn Jackson melhorou o tempo que havia feito na seletiva americana, fez 48s06, e ficou com a medalha de bronze numa chegada apertada com seu compatriota pela prata.
Felix Sanches estava longe de sua melhor forma e ficou de fora até mesmo das semi finais, correndo acima dos 50s. Uma situação muito complicada para um campeão olímpico.
Dois jamaicanos chegaram a final, Danny Mcfalrny ficou em quarto, com seu melhor tempo da temporada com 48s30, e Markino Buckley que foi sétimo lugar.
O sul-africano Van Zylk foi talvez a surpresa da prova, ficando na quinta posição enquanto os polonese Plawgo e o grego Iakovakis chegaram na final, como o esperado, mas não foram capazes de derrotar o trio americano, ficando em sexto e oitavo lugares.


Na prova feminina, a australiana Jana Rowlinson e a atual campea mundial da prova. Ela correu em 53s31, para repetir o feito do mundial de 2003, quando tambem foi ao lugar mais alto do podio. Porem, tem o melhor tempo de 55s94, muito acima de uma possivel medalha olimpica. Quinta colocada nos Jogos de Atenas, ela tenta sua primeira medalha olimpica.
Dos EUA, Tiffany Wilhams e a mais cotada para uma medalha. Ela venceu as seletivas com a marca de 54s03, a segunda melhor do ano. Tiffany, porem, foi apenas setima colocada no ultimo mundial. Quen Harrison foi segunda colocada nas seletivas americanas com 54s60, tempo que se baixado em alguns decimos podera lhe dar medalha em Pequim.
A russa Yuliya Pechonkina foi vice campea mundial ano passado com 54s34 mas esse ano nao fez uma boa marca ainda. Ela foi medalha de prata em 2001, bronze em 2003 alem do titulo que conquistou no mundial de 2005. Outra russa, Yevgena Isakova, tem chances reais de podio na prova, talvez maiores que a de Pechonkina que sequer garantiu presenca na prova. Isakova foi sexta no ultimo mundial e ela jah percorreu a prova em 53s93, quando foi campea europeia em 2006.

A jamaicana Melaine Walker fez a marca de 54s19 nesse ano e por isso e uma das maiores candidatas para o podio olimpico. O tempo foi feito no meeting de Belem, no Brasil em maio, e foi o segundo melhor da sua carreira, atras apenas do 54s14 feitos ano passado, em Eugene. Outra jamaicana, Nickeisha Wilson, correu esse ano para 54s45 e se repetir seu melhor tempo, feito no mundial do ano passado durante as eliminatorias, 53s97, brigara pelo podio que lhe escapou neste mesmo mundial, quando ficou com quarto com 54s10.

A China tem uma de suas maiores chances de medalhar no atletismo feminino com Xiaoxiao Huang, que foi quinta colocada no mundiao do ano passado e este ano ja correu em 54s50.
Anna Kesien, da Polonia, ira para sua terceira olimpiada e finalmente tera chances reais de medalha. Ano passado, ficou com o bronze no mundial com a marca de 53s92, melhorando o tempo de quando atingiu a quinta posicao no mundial de 2005. Esse ano, Kenien ja correu em 54s72, um tempo muito bom mas ainda nao possivel de medalha.

Aposta
Nickeisha Wilson ( JAM) - Ouro
Tiffany Wilhams (EUA) - Prata
Yevgena Isakova (RUS) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Melaine Walker confirmou o seu melhor tempo na temporada, foi medalha de ouro e de quebra superou o recorde olímpico com o tempo de 52s64, mais de um segundo a frente da medalha de prata, que ficou com a americana Sheena Tosta, que foi medalha de prata com o tempo de 53s70. A britânica Tasha Danvers foi medalha de bronze, fazendo seu melhor tempo da carreira, surpreendendo e ficando na terceira posição, com 53s84. Tyffanny Wilhams correu muito mal, sentiu uma contusão no fim, e ficou na oitava posição na final com um tempo de 57s55.
Lembrando que a australiana, atual campeã mundial da prova, não disputou os Jogos Olímpicos por uma contusão, sentida dias antes dos Jogos. A russa Isakova acabou não passando para a final, o mesmo acontecendo com minah favorita, Wilson, que tentou segurar a prova e no fim acabou por perder a vaga , ficando na quinta posição em sua série.

Nenhum comentário: