segunda-feira, 14 de julho de 2008

110m e 100m com barreiras


A prova dos 110m com barreira, no masculino, e dos 100m com barreiras, no feminino, promete ser uma das melhores do atletismo nos Jogos. No feminino, a canadense Predita Felecien tenta apagar o que fez em 2004, quando caiu durante a final e ainda levou consigo uma de suas maiores adversarias a russa Irina Shevchenko. Ja entre os homens, a prova mais esperadas pelos donos da casa. O atual campeão olímpico Xiang Liu tenta manter o reinado na prova depois de ter perdido recentemente o recorde mundial. Será uma das mais aguardadas provas.

Entre as mulheres, a atual bi campeã mundial é a americana Michelle Perry, que não disputará a prova em Pequim por estar machucada. Outra ausências é a favorita na prova, a canadense Perdita Felician. Ela foi medalha de prata na última edição do mundial e campeã em 2003 mas não disputará Pequim por uma contusão na panturrilha em fevereiro. Estou aqui no Canadá e esta notícia,que chegou hoje, está abalando o país.

Talvez a maior favorita seja a americana Lolo Jones, que com 12s29 venceu as seletivas americanas e chegou bem perto do recorde mundial que é 12s21. Jones foi sexta no último mundial e tinha a melhor marca da carreira de 12s45, esse ano, mas que foi superada nas seletivas americanas.
Outras duas americanas virão com força total na prova. Damu Cherry tem a segunda melhor marca do ano com 12s47 e ficou na segunda posição nas seletivas americanas com 12s58.
Down Harper não era uma das favoritas para conseguir uma das vagas em uma das mais concorridas provas nos EUA, mas ficou em terceiro com 12s62, vencendo no photofinish Nicoly Damby.

A jamaicana Deloreen London deve colocar ainda mais repeito ao continente americano nesta prova. Ela foi medalha de bronze no último mundial, prata em 2005 e tem como melhor tempo da temporada 12s58. Também vinda da Jamaica, Brigitte Foster vem forte, tendo corrido as seletivas jamaicanas em 12s50. Ela foi medalha de bronze no mundial do ano passado e foi finalista olímpica em 2000.

A sueca Susanna Kallur foi quarta colocada no mundial do ano passado e tem uma das cinco melhores marcas deste ano. Ela foi semi finalista na última olimpíada e sonha com uma medalha em Pequim. Outra européia que tentará surpreender é a espanhola Josephinie Onyia, que tem a terceira melhor marca do ano com 12s50 e tentará a medalha, que seria uma enorme surpresa.

Aposta
Deloreen London (JAM)- Ouro
Lolo Jones(EUA)- Prata
Damu Cherry(EUA)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Down Harper, que quase ficou de fora dos Jogos Olímpicos nas seletivas americanas, ficou com a medalha de ouro com o tempo de 12s54, sua melhor marca da carreira. Ela ficou um décimo de segundo a frente de Sally Mclellan,da Austrália, e Priscila Lopez, do Canadá, que ficaram com o mesmo tempo mas com Sally em segundo pelo photofinish. Lopez deixou o Canadá feliz, já que o país havia perdido Perdita Felicien, favorita e machucada antes dos Jogos. A jamaicana Deloreen London ficou em quinto apenas um centésimo atrás da medalhista de prata, para se ver o tamanho do equilíbrio que foi a prova. Damu Cherry foi quarta com o mesmo tempo da jamaicana. Brigitte Foster, da Jamaica, foi sexta com 12s66.
Ou seja, que prova! A segunda e a sexta foram separadas por apenas 0s02. Lolo Jones ficou em sétimo com 12s72.



Entre os homens, tudo se levava a crer que a super estrela chinesa Liu Xiang, então recordista mundial, medalhista de ouro olímpico e bi campeão asiático não teria muito trabalho para fazer a festa em casa. Porém, há alguns meses, o cubano Dyron Rubles lhe roubou o recorde mundial da prova ao correr uma competição em 12s87. Ele já havia feito 12s92 na super final do ano passado e tinha feito 13s15 para ser quarto colocado no último mundial. Ele ainda tem esse ano três das cinco melhores marcas, enquanto o chinês não baixou dos 13s ainda.

Mas, com certeza a briga não será restrita. O americano David Oliver fez 12s95 nas seletivas americanas e correu perto dos 13s mais três vezes esse ano, o tornando um dos principais candidatos ao ouro. Também dos EUA, Terrance Trammel vem com tudo. Ele foi vice campeão das seletivas americanas com 13s00, tempo que possivelmente lhe dará uma medalha olímpica. Ele foi vice campeão mundial ano passado e foi medalha de prata nas últimas duas olimpíadas. As seletivas americanas são tão fortes que 10 dos 13 melhores tempos da temporada são de 10 atletas americanos diferentes. O terceiro Yankee na prova é David Payne, medalha de bronze na última edição do mundial

Pelos donos da casa, ainda correrá Dongpeg Shi, finalista no último mundial e que detém um dos melhores tempos da temporada.

Aposta
Dyron Rubles(CUB)- Ouro
Liu Xiang (CHN)- Prata
David Oliver (EUA)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os olhos do mundo estavam voltados para Liu Xiang, que entrou nervoso no estádio. Depois de uns minutos de aquecimento para o primeiro dos quatro tiros rumo a medalha, o chinês parecia mancar. E sua desistência após uma queimada de largada em sua série colocou Xang numa enrascada entre ser chamado de amarelão e de ser um herói que ao menos deu as caras para os 91.000 fãs que lotaram o ninho de Pássaro. Nitidamente fora de condições de correr, saiu do estádio antes mesmo da largada. Um silêncio ensudecedor dominou o estádio que viu ainda nas eliminatórias Terrance Trammel, um dos favoritos ao título, destender a perna e ficar de fora da segunda rodada.
Quem passeou foi Dyron Rubles, que mesmo sem recorde mundial, brilhou e ficou com o ouro com a marca de 12s93, mais de um quarto de segundo a frente de David Payne, dos EUA, que ficou com a prata. David Oliver foi bronze.

Nenhum comentário: