sexta-feira, 11 de julho de 2008

Marcha

As provas de marcha atletica sao disputados para homens e mulheres. Os homens disputam duas provas, os 20km e os 50km, enquanto as mulheres somente os 20km. Lembrando que continuo no Canada e os acentos da Lingua Portuguesa nao existem neste teclado.


Na prova de 20km masculino, o equatoriano Jefferson Perez e o grande favorito para medalha de ouro. Trez vezes campeao mundial, incluindo 2007, ele foi campeao olimpico em 1996 mas ficou sem medalha nas ultimas duas edicoes do torneio mais importante para ele, quando ficou na quarta posicao. Esse ano ele ainda nao encaixou uma boa marca mas venceu todas as provas que disputou.

O espanhol Francisco Fernandez foi o vice campeao ano passado. Medalha de prata nos ultimos tres mundiais, sempre perdendo para Perez, ele foi prata tambem na ultima edicao dos Jogos Olimpicos. Esse ano, ele venceu a Copa do Mundo de Marcha com a quarta melhor marca do ano.

O tunisiano Hatem Goula esta indo para sua segunda olimpiada depois de ser decimo segundo em Atenas. Ele foi bronze no ultimo mundial. Ele ja foi campeao africano inumeras vezes.
O russo Sergey Morozov tem a melhor marca da temporada com 1h16min43 e com 20 anos pode surpreender em sua primeira olimpiada. Seu compatriota Vladymir Kanaykin ficou em segundo nas seletivas russas, vencida por Morozov, e tem a segunda melhor marca do ano. Ele foi vice campeao da Copa do Mundo de marcha 20km esse ano.
O mexicano Eder Sanches foi medalha de bronze na Copa do Mundo de Marcha esse ano e tem ate o momento a sexta marca do ano. Sanches foi quarto no ultimo mundial e tem chances reais de pular um posto e chegar ao podio.

O terceiro russo na prova sera Itya Morkov, que ficou em quarto na http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=130848441079232887&postID=6144509171084343553
Blogger: Favoritos aos Jogos de Pequim - Editar postagem "Marcha"ultima Copa do Mundo de Marcha, no inicio deste ano. Ele foi nono colocado no mundial do ano passado e medalha de prata em 2001 alem de ter sido vice campeao olimpico em 1996.
O noruegues Erik Toose foi setimo colocado no mundial do ano passado e sexto na Copa do Mundo de marcha esse ano. O atual campeao olimpico, o italiano Ivano Brugnetti nao vem conseguindo grandes resultados nao ficando entre os melhores nem no mundial nem na Copa do Mundo de marcha.

Aposta
Jefferson Perez(EQU)- Ouro
Francisco Fernandez (ESP) - Prata
Itya Morkov(RUS)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
O russo Valeriy Borchin mostrou que seu país continua sendo a principal força da marcha atlética no mundo e levou a medalha de ouro com o tempo de 1h19min01, muito perto do recorde olímpico de 1h18min59. Borchin, que não estava entre os russos mais cotados para a medalha, se desgarrou do grupo na altura no km 15, quando disparou para não ser mais alcançado por ninguém, nem mesmo o supercampeão Jefferson Perez, que esboçou uma reação na última volta mas chegou 14s atrás.
A medalha de bronze ficou com o australiano Jared Talent, que foi zicado por todo estádio Ninho de Pássaro na chegada, já que ficou apenas 5s a frente do chinês Hao Wang, quarto colocado. O italiano Ivano Brugnetti foi quinto, Francisco Fernandez da Espanha foi sétimo e Irya Morkov, da Rússia, o 17º, atrás inclusive do brasileiro José Bagio.


Entre as mulheres, as russas devem dominar a prova dos 20km. A campea mundial e a russa Olga Kaniskina, que terminou a prova em Osaka com o tempo de 1h30min09. Esse ano, ela tem a melhor marca da temporada e alem disso tem a terceira melhor tambem, com o tempo que a fez vencer a Copa do Mundo de Marcha.
Outra russa, Tatyana Shemyakina , foi vice campea mundial e foi a terceira colocada nas seletivas russas. Alias a seletiva russa foi uma das melhores corridas da historia, com as seis primeiras colocadas fazendo os melhores tempos da temporada.
A terceira russa na prova sera Anysia Kornikova, que nao completou a prova da Copa do Mundo esse ano mas foi vice campea das seletivas russas.

A espanhola Maria Vasco, medalha de bronze no ultimo mundial, foi quinta colocada na Copa do Mundo de Marcha esse ano e tem chances reais de bater as russas. Ela tem no curriculo o bronze nos Jogos de Sydney 2000 e ficou em setimo em Atenas.
A portuguesa Vera Santos foi medalha de bronze na Copa do Mundo de Marcha este ano e tentara melhorar a decima primeira posicao conquistada no mundial do ano passado e a decima quinta em 2005.
A atual campea olimpica, a grega Athanasia Tsoumeleka, nao completou o mundial do ano passado, ficou apenas em decimo quarto na Copa do Mundo deste ano mas pode voltar a surpreender.
A australiana Jane Seville, medalha de bronze nos ultimos Jogos Olimpicos, estava bem no ultimo mundial quando foi desclassificada da prova. Ela foi setima colocada na Copa do Mundo de Marcha esse ano.

Aposta
Olga Kaniskina,(RUS)- Ouro
Tatyana Shemyakina (RUS)- Prata
Jane Seville (AUS)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Olga Kaniskina confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de ouro na única prova de marcha atlética feminina dos Jogos de Pequim. Puxando o pelotão desde o primeiro km, ela liderou toda a prova e chegou com o tempo de 1h26min31, batendo o recorde olímpico da competição.
A norueguesa Tysse Platzer foi a fiel perseguidora da russa, conseguiu tirar um pouco da diferença de 1 minuto que sua adversária abriu no último quarto da prova, mas chegou 36s atrás.
Elisa Rigaldo, da Ítália, foi medalha de bronze ultrapassando a poucos km do final, a espanhola Maria Vasco, que vinha na terceira posição, e antes da chegada foi também superada pela chinesa Hong Lu, que chegou em quarto.
Jane Seville não conseguiu acompanhar o rítmo de prova e ficou em 20º enquanto Tatyana Shemyakina era quinta colocada quando foi eliminada pro três penalidades.


Na mais longa das provas do atletismo, a marcha 50km, o campeao mundial e o australiano Nathan Deakes, medalha de bronze na prova de 20km em Atenas 2004. A prova ficou orfa de um dos maiores marchadores da historia, o polones Robert Korzeniowski, que venceu as olimpiadas de 96, 2000 e 2004 nesta prova.
O vencedor da Copa do Mundo deste ano foi o russo Denis Nizhegedorov, que terminou a prova com 3h34min14s. Ele e atual vice campeao olimpico da prova e com certeza e o principal candidato ao titulo. Ele foi quarto no mundial do ano passado.
Vladimir Kanaykin foi o vice campeao da Copa do Mundo esse ano e tem chances reais de podio em Pequim, ja que foi o terceiro nas seletivas russas.
O terceiro russo na prova sera Igor Yerohkin que venceu a seletiva russa mas nao disputou a ultima edicao do mundial e abandonou a Copa do Mundo deste ano.

O japones Yuki Nakazaka e o chines Changliang Zhao poderao ser as surpresas vindas da Asia. Trond Nymbark, da Noruega, pode ser a surpresa da Europa, depois de ficar em quarto na Copa do mundo de marcha.

Aposta
Nathan Deakes(AUS)- Ouro- Ouro
Denis Nizhegedorov (RUS)- Prata
Igor Yerohkin(RUS)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
O italiano Alex Schwarzer assumiu a primeira colocação depois do km 35 e não perdeu mais até chegar ao estádio, com o tempo de 3h37min09, batendo o recorde olímpico da prova. Ele chegou mais de 2 minutos a frente de Jared Talent, da Austrália, que foi prata e perdeu a liderança da prova para o italiano depois de correrem juntos e sozinhos por 10km.
O russo Denis Nizhegedorov foi medalha de bronze depois de liderar os 15 primeiros km, e perdendo terreno para os ponteiros que ficariam ali até o término da prova. Ele chegou com mais de 3 minutos de vantagem para o quarto colocado, o espanhol Jesus Garcia. Igor Frokhin se machucou antes da prova e não largou.

Um comentário:

Everton Domingues disse...

Tá add, Guilherme.

Vc é muito dedicado e faz com amor seu trabalho. Uma qualidade fundamental para o sucesso!

Força ai, amigo. Seja no Brasil, Canadá ou quer q vc esteja.

Precisando do amigo aqui, só escrever.

Gde.abraço...
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com