domingo, 6 de julho de 2008

Favoritos nos 10.000m

Depois de analisada uma prova de velocidade, 0s 100m, com obstáculos, os 400m com barreiras, de meio fundo, os 800m rasos, de saltos, o salto em distância, e de lançamento, o de disco, hoje mostrarei os favoritos na mais longa prova da pista, os 10000m, que em Pequim não terá semi finais, será disputada em apenas uma prova.

Nos 10.000m feminino, a etíope Tirunesh Dibaba é a favorita para o ouro. Dibaba é atual medalha de bronze nos 5000m das olimpíadas mas ano passado venceu os 10.000m no mundial de Osaka, repetindo o feito de dois anos antes no mundial de Helsinque. Outras etíopes, Tufa Mestawet e Dibaba Ejegayehu serão muito competitivas na prova e poderão até fazer uma tripladinha para o país africano.
A vice campeã mundial foi a turca Elvan Abeylegesse, que vem se especializando cada vez mais nesta prova, depois do oitavo lugar nos 1500m e o décimo segundo nos 5000m nos Jogos Olímpicos de Atenas.


A americana Kara Goucher, vice campeã nas seletivas americanas, foi bronze na prova no mundial do ano passado. Porém, dos EUA, o principal nome da prova é Shalane Flanagan, que tem a melhor marca do ano até agora, com 30min34s39, conquistado no meeting de Palo Alto.
A atleta da Nova Zelândia Smith Kimberley, quinta no mundial do ano passado, conseguiu a expressiva marca de 30min35s34 este ano, quando foi vice campeã da fortíssima prova de Palo Alto. Duas holandesas, Kibet Hilda e Kiplagat Lornah fizeram marcas importantes esse ano e devem brigar por medalhas depois de sequer terem ido ao mundial do ano passado. Lornah é mais experiente, e ficou na quinta posição nos Jogos de Atenas 2004.

Aposta
Tirunesh Dibaba(ETI)- Ouro
Shalane Flanagan(EUA)- Prata
Tufa Mestawet (ETI)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A etíope Tirunesh Dibaba confirmou o favoritismo e levou o título olímpico dos 10000m rasos, depois de levar os dois últimos mundiais na prova. Com 29min54s66, ela bateu o recorde olímpico da prova e, depois de sempre ficar no primeiro pelotão, mas nunca puxando a fila, levou o título da prova.
A medalha de prata ficou com a turca Elvan Abeylegesse que tentou chegar junto da etíope na reta final, mas não acompanhou o rítmo fechando com 29min56s34. As duas fizeram um duelo particular nas últimas voltas, chegando a mais de 30s a frente da medalhista de bronze.
A americana Shalane Flanagan ficou com a medalha de bronze, numa chegada emocionante com a queniana Masai Linet, que no fim cansou e ficou a quatro segundos do bronze.
Kiplagat Lornah liderou os primeiros sete km da prova, mas deixou as duas primeiras escaparem e no fim ficou na sétima posição, distante do pódio,mas com o seu melhor tempo da temporada. Tufa Mestawet não manteve um bom rítmo, não conseguindo terminar a prova.

Nos 10000m masculino, os africanos também deverão fazer a festa. O favorito é o etíope Kenenisa Bekele, atual tri campeão mundial da prova e último campeão olímpico da prova. Ele porém terá um grande rival, seu compatriota Halle Gebrselassie, que desistiu de disputar a maratona devido a poluição da capital chinesa. Halle foi campeão desta prova em 1996 e 2000 e quinto nos últimos jogos olímpicos.
Outro etíope, Sileshi Sihini, medalha de prata no último mundial, brigará pelo pódio e poderá fazer uma tripladinha para seu país. Sihini tem a segunda melhor marca do ano, atrás apenas de Bekele, e é atual vice campeão olímpico da prova.

O Quenia também virá forte. A equipe na prova é composta por Moses Ndiema Masai, Martin Mathathi e Micah Kog. Ndiema não tem nenhuma das melhores marcas do ano, mas conseguiu vencer as seletivas mais difíceis desta prova, a queniana. Mathahi foi terceiro colocado no mundial do ano passado e também não tinha grandes resultados na temporada até a medalha de prata alcançada no campeonato queniano. Kog surpreendeu ao ficar com o bronze no campeonato, tirando a vaga de atletas mais famosos como Kipichoge e Leonard Komon.

O pódio provavelmente ficará entre esses dois países, já que 15 melhores tempos da temporada, 14 são de atletas destes dois países. Abdihaken Abdiraham, vencedor das seletivas americanas pode surpreender, mas é bem difícil. Ele foi sétimo colocado no último mundial e décimo quinto em Atenas. Se for para fugir do Quenia e da Etíopia, o mais provável medalhista é o atleta de Eritréia Kidani Tedasse, que tem a quarta melhor marca da temporada e com apenas 21 anos pode surpreender os favoritos. Não podemos esquecer também Zersenay Todasse, da mesma Eritréia, quarto no últimi mundial.

Aposta
Kenenisa Bekele (ETI)- Ouro
Halle Gebrselassie (ETI)- Prata
Sileshi Sihini (ETI)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

o etíope Kenenisa Bekele, que de quebra bateu o próprio recorde olímpico da distância. Bicampeão dos Jogos, somando a vitória ao ouro de Atenas-2004, o fundista correu a prova em 27min01s17, voltando a bater a marca. Há quatro anos, ele venceu com 27min05s10.A disputa foi apertada com seu compatriota Sileshi Sihine, mas nos metros finais Bekele assumiu a liderança e liderou. Sihine marcou 27min02s77. O eterno Halle Gebrselassie ficou na sexta posição, a dois segundos da medalha de bronze, conquistada pelo queniano Cogo Micah, que fez o mesmo tempo de seu compatriota Masai Moses e ficou com a terceira posição no photofinish.
Zersenay Todasse liderou a prova nas últimas voltas, mas não aguentou o sprint final da prova, ficando na quinta posição.

Nenhum comentário: