quinta-feira, 24 de julho de 2008

Natacao- 100m peito


Depois de passar quase que o mes inteiro falando de atletismo, vou mudar pois acabaram as provas do mais nobre dos esportes, e vou falar de natacao. Ainda sem acentos na Lingua Portuguesa, daqui a nove dias estarei no Brasil, vou falar hoje da prova dos 100m peito da natacao, tanto para homens como para mulheres.
Vale lembrar que estou atualizando o quadro de medalhas total, amanha deve estar tudo pronto com todas as medalhas apostadas por mim, lembrando que faltam ser analisadas as provas de natacao(sao ao todo 32, ja que as maratonas aquaticas ja foram analisadas) alem dos dois ouros do volei de praia e o do basquete masculino.

Nos 100m peito masculino, o americano Brendain Hansen e o favorito para medalha de ouro. Porem, a disputa sera muita boa com o japones Kojute Kitajima.
Hansen, que acabou por nao se classificar para a prova dos 200m peito, tera de dar tudo na prova dos 100m, que e atual medalhista de ouro no mundial e de prata nos Jogos Olimpicos. Alem disso, tem o segundo melhor tempo da temporada com 59s61 feitos em marco deste ano. Nas seletivas americanas, fez 59s93 nas final, seu pior tempo entre suas tres caidas na agua. Nas eliminatorias e nas semi finais nao passou perto dos sonhados 58s que disse que faria. Talvez tenha deixado para os Jogos Olimpicos.
Ja Katajima, primeiro nadador da historia dos 100m peito a romper a barreira do 1min, ha anos atras, tem o melhor tempo da temporada com 59s44 feitos no campeonato japones e e o atual campeao olimpico da prova, alem de medalhista de prata no mundial.
O dono atualmente do recorde mundial e o americano com 59s13, mas quem esteve mais proximo do tempo esse ano foi Katajima, que fez sua melhor marca pessoal. Acredito que a medalha de ouro e prata nao sai desta dupla.

O bronze, sera uma disputa a parte. No mundial do ano passado, o australiano Brenton Rickard foi terceiro colocado e esse ano ele tem a sexta marca da temporada com 1min00s04. Quem tem a terceira melhor marca da temporada e o noruegues Alexander Dalo On, que nadou para 59s76 na medalha de ouro no campeonato europeu. Uma grande melhora para quem ficou em oitavo no mundial do ano passado. Ele sempre conseguiu excelentes resultados em piscina curta mas ultimamente vem se dando muito bem nas aguas olimpicas.
O frances Hugues Dubosq foi medalha de prata no europeu deste ano com 59s78 e com certeza brigara pela medalha. Ele foi terceiro colocado nas olimpiadas de Atenas e deve brigar para repetir o resultado. Dificilmente batera os favoritos Kitajima e Hansen.
O ucraniano Oleg Lisogor e o atual campeao mundial da prova dos 50m peito, que nao e olimpica, e tenta sua primeira medalha olimpica. Ano passado, no mundial, ficou na quinta posicao e esse ano tem apenas o decimo terceiro tempo com 1min00s53.

Aposta
Kojute Kitajima (JAP) - Ouro
Brendain Hansen (EUA) - Prata
Hugues Dubosq (FRA) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Katajima confirmou o favoritismo e nadou para 58s na final, ficando com a medalha de ouro na prova e se tornou o primeiro atleta a fazer 58s, assim como tinha sido o primeiro a baixar de 1 minuto. Completaram o pódio, respectivamente, Alexander Dale Oen, da Noruega, que marcou 59s20, e o francês Hugues Duboscq, com o tempo de 59s37.
A decepção ficou com a má apresentação do norte-americano Brendan Hansen. Sensação na seletiva de seu país e grande rival de Kitajima, Hansen sequer conseguiu um lugar no pódio e foi o quarto colocado da prova, com o tempo de 59s57.


Entre as mulheres, a australiana Leisel Jones e a grande favorita para medalha de ouro. Ela foi campea mundial ano passado e esse ano nadou para 1min05s34, mais de sete decimos mais rapida que a segunda melhor marca da temporada. Ela foi medalha de prata nos Jogos de Sydney nesta prova e bronze em Atenas. Ao todo sao cinco medalhas olimpicas e 12 em mundiais para a atleta de 22 anos.

Uma briga a parte sera pela medalha de prata. A americana Tara Kirc, medalha de prata no ultimo mundial, bobeou na chegada nas seletivas americanas, quando teve de dar uma bracada a mais e ficou a um centesimo da vaga. As americanas que nadaram sao Jessica Hardy, que fez 1min06s39 esse ano mas nao nadou para seu melhor nas seletivas e Rebecca Sonny. Hardy e atual campea da prova dos 50m peito no mundial e quarta no ultimo mundial.

Quem tem a segunda melhor marca do ano Tarnee White, que marcou 1min06s04 para garantir vaga olimpica nas dificieis seletivas australianas. Ela foi sexta colocada no mundial do ano passado e tentara sua segunda medalha olimpica, ja que subiu ao podio com o revezamento australiano em 2000. Em 2004, ficou de fora da equipe.

A alema Sarah Poewe brigara por fora pelo podio. Ela tem a marca de 1min07s10 como a melhor da temporada, o que a coloca um pouco atras para brigar pela medalha, mas a deixa como uma das candidatas. A britanica Kate Haywood e a russa Yuliya Efimova estao na mesma situacao, na casa de 1min07s50.

Aposta
Leisel Jones (AUS) - Ouro
Mirna Jukic (AUT) - Prata
Rebeca Soni (EUA) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Na final dos 100 m peito feminino, a australiana Leisel Jones conquistou a medalha de ouro e ficou próxima do recorde mundial. A nadadora venceu com o tempo de 1min05s17, chegando a apenas oito centésimos da atual marca, detida por ela mesma. Com o tempo, ela voltou a quebrar o recorde olímpico em Pequim, repetindo o feito das eliminatórias. Completaram o pódio a norte-americana Rebecca Soni, com 1min06s73, e a austríaca Mirna Jukic, que completou a prova em 1min07s34.

A russa Yuliya Efimova foi quarta colocada. A China, com Ye Sun, ficou em sétimo se mostrando cada vez mais competitiva nas competições de natação.

Nenhum comentário: