Voltando a postar sobre dúvidas olímpicas, vamos colocar as regras de dois esportes aquáticos muito emocionantes e que tem nas notas dos juízes a definição da medalha.
Esporte disputado somente por mulheres, o nado sincronizado consiste na execução de uma série de exercícios físicos dentro de uma piscina, acompanhados por música -também descrito como um balé aquático.
Nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos existem dois tipos de apresentações: dueto e por equipe - formada por oito competidoras. As nadadoras competem em uma piscina de 50 m de comprimento, e têm uma área mínima de 12 m por 12 m para se apresentarem. Dentro da piscina são instalados alto-falantes subaquáticos para permitir as atletas ouçam as músicas de acompanhamento.
As competições são divididas em duas partes. A rotina técnica inclui elementos obrigatórios pré-estabelecidos pelos árbitros. Os duetos têm dois minutos e 20 segundos para realizá-la, enquanto as equipes não podem ultrapassar dois minutos e 50 segundos. São julgados o controle da atleta - altura, técnica e suavidade nos movimentos - e o desenho - ângulos e posições do corpo. As notas são divididas em duas: 50% para execução e 50% para impressão.
Na rotina livre, os duetos e equipes são livres para fazerem a seqüência de figuras que desejarem. Os movimentos têm que ser criativos e estarem de acordo com o ritmo da música. As duplas têm três minutos e 30 segundos para se apresentarem, enquanto os times têm quatro minutos. Cinqüenta por cento da nota é dada para a técnica e os outros 50% para a impressão artística das atletas.
Em caso de infrações, as nadadoras são punidas com a perda de pontos. Para o toque proposital no fundo da piscina e apoio na borda são descontados dois pontos. Se excederem o limite de tempo, um ponto é descontado. Já as vencedoras são conhecidas após a soma dos resultados das duas rotinas. A maior nota fica com a medalha de ouro.
Esporte em que atletas saltam de trampolins flexíveis ou de plataformas fixas em uma piscina, fazendo acrobacias e obtendo pontos pela graça, estilo, técnica, destreza, elegância e controle dos movimentos demonstrados em cada evolução até a água.
Existem três tipos de saltos ornamentais: trampolins de 1 e 3 m e plataforma de 10 m. Nos Jogos Pan-Americanos, são disputados duas modalidades: trampolim de 3 m e plataforma de 10 m - individual e sincronizado. Durante as competições masculinas, cada atleta deve realizar seis saltos, enquanto as mulheres saltam cinco vezes.
Após cada salto, o árbitro faz um sinal aos juízes com o apito. Os sete juízes, que não se comunicam entre si, imediatamente divulgam suas notas, que variam de zero a dez. Depois de apresentadas, a nota mais alta e a mais baixa são excluídas. O restante é somado e multiplicado pelo grau de dificuldade do salto. Os juízes avaliam os atletas em quatro momentos: partida, início, vôo e entrada n'água.
Até 24 horas antes de se apresentar, o atleta deve mandar uma lista com os saltos que vai tentar na competição. Existem mais de 90 tipos de saltos. Se ele for diferente do anunciado, a nota é zero. Só se considera que o salto terminou depois que o corpo inteiro desaparece sob a superfície da água.
Na prova de saltos sincronizados, dois atletas pulam ao mesmo tempo e são avaliados por nove juízes. Quatro deles avaliam os saltadores individualmente e cinco observam a atuação em conjunto.
A plataforma é rígida e estável, e fica a dez metros de altura da piscina. A base da plataforma, com seis metros de comprimento e 2,6 m de largura, é coberta por material antiderrapante. Já o trampolim é feito de alumínio, tem meio metro de largura por 4,8 m de comprimento.
A piscina recebe jatos de água limpa constantemente para que o estado da superfície permaneça o mesmo para todos os competidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário