quarta-feira, 9 de julho de 2008

Arremesso de peso


Hoje, as analises do arremesso de peso, metade com acentos em Lingua Portuguesa metade nao. Peco desculpas pela falta de acentuacao mas e que no computador da escola que eu estou nao tem acentos da nossa lingua e no micro do meu amigo, que as vezes eu consigo postar, tem.


No arremesso de peso masculino, os norte americanos são os grandes favoritos para a prova. O vencedor das seletivas norte americanas foi Hoffa Reese, que arremessou 22m10, fazendo a segunda melhor marca do ano, atrás somente dos 22m12 conquistados por Adam Nelson, também dos EUA, no meeting de Eugene. Nelson foi medalha de prata nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos além de ter sido campeão mundial em 2005 e prata em 2001, 2003 e 2007.


Já Reese foi campeão mundial ano passado e prata no mundial indoor deste ano.


Quem foi bronze no mundial do ano passado foi o bielorrusso Andrei Mikhnevich, quinto em Atenas 2004, e medalha de ouro no mundial de 2003. Este ano, ele conseguiu 20m88 em sua melhor marca, não conseguindo encaixar um arremesso digno de medalha.

O terceiro americano na prova é Christian Cantwell, que ficou em segundo nas seletivas norte americanas com a marca de 21m71. Ele foi campeão indoor no início deste ano, repetindo o resultado de 2 anos atrás.


O holandês Roger Smith foi quarto no último mundial e este ano tem apenas a 10ª marca do mundo, com 20m77. Já o jamaicano Dorian Scott, que acabou por queimar todos seus arremessos no mundial do ano passado, fez uma boa marca esse ano, com 21m45 sendo um dos possíveis medalhistas.
O alemão Ralf Bartels, vice mundial em 2005 e sétimo ano passado, não encaixou um bom arremesso esse ano ainda mas com certeza é um candidato ao pódio. Já o atual campeão olímpico, o ucraniano Yuri Bilong , não passou dos 21m desde quando venceu a prova no estádio de Atenas, mas quem duvida que ele surpreenderá novamente?

Aposta
Adam Nelson (EUA)- Ouro
Hoffa Reese (EUA) - Prata
Andrei Mikhnevich (BIE)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os norte americanos decepcionaram e não conquistaram as principais posições na prova do arremesso de peso, que rendeu a primeira medalha do atletismo nos Jogos. O polonês Tomasz Majewski surpreendeu ao ficar com a medalha de ouro com a marca de 21m51, com a melhor marca da temporada. Ele ainda havia lançado 21m21 na terceira tentativa que também lhe daria o ouro.
A prata ficou Christian Cantwell, o menos cotado entre os americanos ao pódio. Ele lançou 21m09 na sua última tentativa e saltou da quarta para a segunda posição, numa das mais surpreendentes viradas das provas de arremesso. O bronze amargo ficou com Andrei Mikhnevich, da Bielorússia, que lançou 21m05 na segunda tentativa, liderou até a terceira série de arremessos e perdeu a prata na última rodada. Longe de sua melhor marca, ficou com uma medalha amarga.
Pior ainda para os americanos Adam Nelson e Reese Hoffa. O primeiro queimou todos os arremessos da final enquanto o segundo não se encontrou e ficou em sétimo, queimando suas duas últimas tentativas.



Entre as mulheres, a briga sera muito boa principalmente entre a neozelandesa Valerie Vili e a bielorussa Nadzeya Ostapchuk. Villi ganhou o mundial do ano passado, arremessando 20m54, 6cm a mais que Ostapchuk. Esse ano, porem, a melhor marca out door e de Ostapchuck, que lancou 20m23. Na carreira, sua melhor marca foi de 21m09 em 2005. A bielorussa tem na carreira a quarta posicao em Atenas e o titulo mundial de 2005. Ja Villi foi campea indoor esse ano e é bi campeã dos Jogos da Comunidade Britânica.

Quem corre por fora na luta pelo ouro é a alemã Nadine Kleinert, prata em Atenas e três vezes medalhista em mundiais, inclusive o bronze em Osaka 2007. Ela tem a terceira marca do ano com 19m89.
Outra bielorussa brigará pela medalha. Yulia Leanstsiuk tem a quarta melhor marca do ano mas só tem medalhas em campeonatos europeus.
Já a China tem em Ling Li uma de suas únicas chances de medalha no atletismo feminino. Ela foi quarta colocada no último mundial mas ainda não lançou o peso mais que 19m essa temporada, não estando sequer entre as 10 melhores.
Ainda da China Lijiag Gong, sexta colocada no mundial do ano passado, tem a sétima marca deste ano e se melhorar pode brigar pela medalha.

Aposta
Nadzeya Ostapchuk(BIE)- Ouro
Valerie Vuli (NZL)- Prata
Nadine Kleinert (ALE)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Valerie Viuli ganhou o duelo com as duas bielorússas e ficou com a medalha de ouro na prova do arremesso de peso feminino. Com 20m56, bateu não só seu recorde pessoal como também o continental da prova, graças ao arremesso em sua primeira tentativa. A medalha realmente seria difícil de sair das mãos da neozelandesa, que fez os três melhores arremessos da prova.
A prata e o bronze foram para Bielorússia. Yulia Leanstsiuk, a menos cotada das duas, ficou com a prata com 20m28, enquanto o bronze ficou com Nadzeya Ostapchuk que ficou bem abaixo de seu melhor, com 19m86.
Nadine Kleinert, minha favorita ao bronze, ficou em sétimo com 19m01.

3 comentários:

mg disse...

continuo diyendo, que adoro ler seus textos...=]

saudades....

Guilherme Giorgi Costa disse...

Hahahaha obrigado minha fa numero 1!

Unknown disse...

No masculino vai dar:

1-REESE HOFFA (nome correto)
2-Adam Nelson
3-Christian Cantwell

pódio com 3 americanos.
Eles sempre dominaram essa prova. Inclusive, o recordista mundial é deles.
O Hoffa já arremessou 22m50, perto do recorde mundial que é 23m12