sexta-feira, 4 de julho de 2008

Arremesso de disco

Finalmente consegui um computador com acentos brasileiros aqui no Canadá. Um amigo meu que mora em Santa Cruz do Sul me emprestou o Micro dele para eu escrever. O problema é que não tenho muito tempo, então talvez não dê tempo de corrigir os acentos das últimas postagens.

Seguindo as análises dos favoritos nas provas de atletismo, hoje o arremesso de disco. Já análisamos uma prova de corrida, os 100m rasos, outra com barreiras, os 400m, um salto, em distância, e agora chegou a vez de um lançamento, o de disco, tanto para homens como para mulheres.

Entre as mulheres, a alemã Franka Dietzzsch tenta finalmente sua primeira medalha olímpica, depois de ser sexta colocada em 2000 e não disputar Atenas. Ela foi campeã mundial em 1999, 2005 e 2007 e foi três vezes campeã européia. Esse ano, porém, ainda não fez uma marca boa, não passando dos 60m. Ano passado, o título veio com um lançamento de 66m.
Esse ano, a romena Nicoleta Rassu foi quem conseguiu a melhor marca até o momento, com 66m51; A romena, que compete desde 1990, foi quarta colocada no mundial do ano passado e irá disputar sua terceira olimpíada, depois de ficar em sexto em Atenas e fora da final em Sydney. Ela é um exemplo que a experiência vale mais que a juventude, chegando preparada aos 37 anos para uma olimpíada.

A cubana Yarelis Baros, campeã pan-americana e medalha de bronze no último mundial é uma das favoritas para medalha. Esse ano, ela tem a terceira melhor marca com 65m80, que é a melhor de sua vida. Yania Ferrales, outra cubana, lançou 64m esse ano e mais experiente que na última olimpíada, quando ficou nas eliminatórias, pode brigar pelo pódio.
A americana Stepanhie Brown Trafton fez uma excelente marca no meeting de Eugene, a segunda melhor do ano, com 66m17. Porém, nas seletivas americanas, ela quase ficou de fora da equipe, ficando na terceira posição com 62m65. A vencedora foi Aretha Thurmud, que lançou 65m20 e tem a quarta marca do ano.

A bielorussa Iryna Yatchenko, medalha de bronze em Atenas, chega como uma das candidatas para medalha. A veterana atleta, que ficou em décimo lugar no mundial do ano passado, é atleta desde 1983 e lançou em 2004 69m.
A russa Darya Pishchalnikova tem um dos melhores lançamentos da temporada com 65m. Ela foi vice campeã mundial ano passado e tem tudo para repetir a medalha.

Aposta
Franka Dietzzsch (ALE) - Ouro
Stepanhie Brown Trafton (EUA) - Prata
Darya Pishchalnikova (RUS) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A medalha de ouro terminou com a americana Stepanhie Brown, que logo em seu primeiro arremesso na final lançou 64m74, colocando mais de 1m de vantagem para a medalhista de prata, que foi a a cubana Yarrelys Barrios, que lancou 63m64.
A ucraniana Olena Antonova teve de fazer sua melhor marca da temporada, 62m59, para conquistar a medalha de bronze com menos de 0m40 para a quarta colocada, a chinesa Aiming Song.
A alemã Franka Dietzzsch não disputou a prova por ter se contudido poucos dias antes da prova. A russa Darya Pishchalnikova, que seria minha medalhista de bronze, ficou de fora da final.
A romena Nicoleta Rassu terminou sem chances da medalha pois queimou dois de seus três arremessos na final, ficando assim fora da final das oito melhores.

Entre os homens, o estoniano Gerd Kanter é o favorito para a prova. Décimo nono nos Jogos Olímpicos de Atenas, ele foi medalha de prata no mundial de 2005 e ouro em 2007. Esse ano, ele tem a melhor marca com 71m88 e tem tudo para ganhar medalha de ouro.
O alemão Robert Harting foi medalha de prata no mundial do ano passado e esse ano tem a quinta melhor marca com 65m

Outro grande candidato a medalha é Virgilijus Alekna, campeão olímpico de Atenas e que tem a segunda melhor marca do ano com 71m25. Veterano, disputa intercionalmente desde 1990, ganhou também os jogos olímpicos de 2000. Foi campeão mundial em 2005 e ano passado foi quarto colocado.
O holandes Rutger Smith foi medalha de bronze no último mundial. Ele, que também disputa as provas do arremesso de peso, foi sexto no mundial de 2005 e pode brigar pela medalha. Esse ano, tem a nona melhor marca com 66m85.
O iraniano Ehsan Hadadi, campeão asiático e sétimo colocado no último mundial, tem a quarta melhor marca deste ano com 69m32. Chances de medalha ele tem, mas não é um dos favoritos.
O húngaro Garbo Maké e o espanhol Mario Pestano tem chances de medalha também, mesmo nunca tend conquistado medalhas importantes.
Aposta

Gerd Kanter(EST) - Ouro
Virgilijus Alekna (LIT) - Prata
Robert Herting(ALE)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

Kanter confirmou o favoritismo ao vencer a prova lançando 68m62 em seu melhor arremesso na final, abaixo de sua melhor marca na temporada, mas com a medalha de ouro. O polonês Piotr Malachowski foi a principal surpresa da prova, ficando com a medalha de prata com a marca de 67,82, apenas três centímetros a frente do lituano Virgilijus Alekna.
Robert Herting, da Alemanha, ficou na quarta posição com o arremesso de 67m09 conquistado na terceira tentativa e que lhe dava medalha até o início da quarta série de arremessos.
O holandês Rutger Smith foi sétimo colocado com 65m39 enquanto o iraniano Ehsan Hadadi não foi para a final. O espanhol Mario Pestano foi nono, atrás inclusive de uma das surpresas da competição, seu compatriota Frank Casanas, que ficou em quinto lugar.

Um comentário:

Blog do Pedro Campelo disse...

Mto boas as análises mas no disco fico com Virgilijus Alekna......

Só pra contrariar!!!!!

hauahauhauha