O judô é um dos esportes mais imprevisíveis dos Jogos Olímpicos, tendo que levar em conta muito o dia que o atleta se encontra. O Japão, "pai da modalidade", é uma incógnita para Pequim. Será que os nipônicos terão o desempenho dos Jogos de Atenas, quando levaram oito ouros, ou repetirão o fracasso do mundial do Rio de Janeiro, quando não venceram nenhuma categoria olímpica no masculino. O blog apostou numa média deste dois, com os japoneses levando um total de nove medalhas( no mundial foram sete em categorias olímpicas) e três ouros.
O Brasil teve a maior evolução e tem, além de três campeões mundiais, chances de conseguir sua primeira medalha olímpica com as mulheres. A China, muito forte no feminino, e Russia, força nno masculino, devem levar menos medalhas exatamente por serem bons apenas em um dos naipes. A Holanda, tradicional no esporte, é favorito para seis medalhas mas nenhuma de ouro, como aconteceu em Atenas.
Por nossas apostas, 25 países levarão medalhas no esporte que destribui dois bronzes por categoria, somando ao todo 14 ouros, 14 pratas e 28 bronzes.
Quadro de Atenas 2004 Aposta para 2008
Japão 8ouros 2pratas - bronze Japão 3ouros 3 pratas 3 bronzes
China 1 1 3 Brasil 3 - 1
Coréia do Sul 1 1 1 França 1 2 1
Geórgia 1 1 - Cuba 1 - 3
Alemanha 1 - 3 China 1 1 2
Belarus 1 - - Coréia do norte 1 1 -
Grécia 1 - - Geórgia 1 - 2
Russia - 2 3 Portugal 1 - 1
Cuba - 1 5 Azerbaijão 1 - -
Holanda - 1 3 EUA 1 - -
Áustra - 1 - Holanda - 2 3
Coréia do Norte - 1 - Grécia - 1 -
Eslováquia - 1 - Irã - 1 -
França - 1 - Romênia - 1 -
Ucrânia - 1 - Espanha - 1 -
Brasil - - 2 Coréia do sul - 1 -
Bélgica - - 1 Áustria - - 3
Bulgária - - 1 Alemanha - - 1
Eslovênia - - 1 Russia - -1
EUA - - 1 Argélia - - 1
Estônia - - 1 Egito - - 1
Israel - - 1 Itália - - 1
Itália -- 1 Grã Bretanha - -1
Mongólia - - 1 Eslováquia, Uzbequistão e Bélgica - - 1
Na última postagem antes do feriado, o fim das análises do judô masculino. Com as categorias até 81kg, até 90kg, até 100kg e acima de 100kg, fechamos mais um esporte e estamos chegando perto da metade das provas analisadas faltando 78 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Voltamos com novas postagens no domingo.
Na categoria até 81kg, temos o melhor judoca do mundo. O brasileiro
Tiago Camilo, medalha de prata em Sydney 2000 na categoria até 73kg, venceu incrivelmente o mundial do ano passado com sete ippons em sete luta e foi considerado o melhor judoca da competição, sendo credenciado à medalha de ouro em Pequim. Este ano, foi bronze na copa do mundo de Hamburgo.
O holandês
Guillaume Elmont talvez seja o maior adversário do brasileiro. Medalha de bronze no mundial de 2007 e campeão no ano de 2005, é o atual vice campeão europeu e chegará forte para o pódio em Pequim.
O italiano
Giuseppe Maddaloni, campeão olímpico em 2000 na categoria até 73kg, foi quinto no mundial do ano passado no Rio e é o atual medalha de bronze do campeonato europeu.
Ano passado, o vice campeão mundial foi o francês
Anthony Rodriguez, que este ano não passou de um sétimo lugar na etapa da República Tcheca da copa do mundo.
O britânico
Euan Burton tem os bronzes no mundial do ano passado e na supercopa de Paris como seus principais resultados, além do título da etapa de Moscou da copa do mundo ano passado.
O polonês
Robert Krawczyk, bronze no mundial de 2003, ficou em quinto ano passado mas esse ano não passou de um sétimo lugar no europeu e nono na supercopa de Paris. Foi campeão europeu de 2007.
O português
João Neto, que perdeu na segunda luta do mundial do ano passado, foi campeão europeu deste ano e lidera o ranking mundial da categoria. Sétimo lugar em Atenas, foi bronze nas etapas da Geórgia e de Hamburgo da copa do mundo.
O georgiano
Giorgi Baindurashvili foi apenas nono no campeonato mundial mas este ano foi muito bem nas etapas da copa do mundo, sendo vice em Paris e campeão na República Tcheca.
Alibeck Bashkaev e
Sirazhudin Magomedov ainda brigam por uma vaga na equipe russa. O primeiro foi campeão da supercopa de Paris e o segundo da copa do mundo da Geórgia.
O ucraniano
Roman Gontyuk, atual medalha de prata olímpico, foi mal no mundial do ano passado mas este ano venceu a etapa da Àustria da copa do mundo.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/o-melhor-judoca-do-mundo.html
Aposta
Tiago Camilo(BRA)- Ouro
Guillaume Elmont(HOL)
- Prata
João Neto( POR)- Bronze
Giorgi Baindurashvili (GEO) - Bronze
Na categoria até 90kg, o georgiano
Irakli Tsirekidze é o atual campeão mundial. Além disso, foi campeão da etapa da Republcia Tcheca e foi bronze na Geórgia. Foi campeão europeu de 2007.
O holandês
Mark Huizinga será o mais experiente na categoria. Campeão olímpico em 2000 e medalha de bronze em 1996 e 2004, ficou em quinto no mundial do ano passado e esse ano foi quinto na supercopa de Paris. Ao todo, ele tem 12 medalhas em campeonatos europeus.
O japonês
Hiroshi Izumi, campeão olímpico em Atenas, se redmiu de um péssimo mundial ano passado e este ano venceu a etapa da Alemanha da copa do mundo. Entretanto, na supercopa de Paris, ficou na nona posição.
O italiano
Roberto Meloni, medalha de bronze no mundial do ano passado, ficou em quinto na etapa da copa do mundo da República Tcheca esse ano. O outro bronze no mundial do ano passado foi o russo
Ivan Pershin, que não conseguiu bons resultados esse ano e ainda pode perder a vaga na seleção para Khasanbi Taov, campeão da supercopa de Paris esse ano.
O egípcio
Hesham Mesbah vem de dois quintos lugares em campeonatos mundiais e pode surpreender na luta por uma medalha. Quinto na supercopa de Paris deste ano, ele é tri campeão continental.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/eduardo- vai-para-surpreender-em-pequim.html
Aposta
Hiroshi Izumi(JAP) - Ouro
Mark Huizinga(HOL)- Prata
Irakli Tsirekidze (GEO) - Bronze
Hesham Mesbah (EGI) - Bronze
Na categoria até 100kg, o favorito é o brasileiro
Luciano Corrêa. Medalha de bronze no mundial de 2005 e ouro em 2007, o judoca ficou na sétima posição este ano na supercopa de Paris mas chegará em Pequim como o homem a ser batido na categoria.
Este ano, o holandês
Henk Grol vem lutando muito e venceu o campeonato europeu além de ter sido medalha de ouro nas etapas da copa do mundo da Alemanha e da Àustria. Em Paris, foi nono colocado.
O vice campeão mundial foi o britânico
Peter Cousins, que ficou com a quinta posição no europeu deste ano. O húngaro
Dániel Hadfi, sétimo no mundial de 2005 e bronze em 2007, foi campeão europeu do ano passado e liderou o ranking mundial até o mundial do RIo de Janeiro.
O cubano
Oreidis Despaigne, que bateu Luciano Almeida no Pan e ficou com o ouro, foi bronze no mundial do ano passado e é um dos fortes candidatos à medalha.
Medalha de ouro na categoria até 81kg em Atenas, o grego
Ilias Iliadis é atual vice campeão mundial da categoria até 90kg mas chega em Pequim para outra medalha olímpica, agora lutando até 100kg, em que foi o campeão da supercopa de Paris deste ano.
O atleta do Bósnia
Amel Mekić chegará como um dos possíveis medalhistas. Sétimo em 2005 e quinto em 2007, pode surpreender os favoritos da categoria. Quem também foi quinto no mundial do Rio e garantiu diretamente sua vaga em Pequim foi o georgiano
Levan Zhorzholiani, que foi campeão da etapa da Alemanha de Copa do mundo esse ano.
O ucraniano
Vitaliy Bubon, vice campeão do mundial de 2005, foi sétimo no mundial do ano passado mas não lutou bem na copa do mundo esse ano, ficando com três nonos lugares.
O israelense
Ariel Zeevi foi mal no último mundial mas é o segundo do ranking mundial. Medalha de bronze em Atenas 2004, foi campeão da Copa do mundo da República Tcheca esse ano e foi bronze na supercopa de Paris. Foi bronze no europeu deste ano.
O polonês
Przemyslaw Matyaszek, nono no mundial do ano passado, foi vice campeão europeu deste ano.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/04/o-menos-conhecido-dos-favoritos.html
Aposta
Luciano Correa(BRA) - Ouro
Ilias Iliadis (GRE) - Prata
Oreidis Despaigne (CUB) - Bronze
Henk Grol (HOL) - Bronze
Na categoria acima de 100kg, o francês de 19 anos
Teddy Riner é o grande favorito. Atual campeão mundial e da supercopa de Paris ele venceu o europeu deste ano e é o homem a ser batido em Pequim.
O experiente russo
Tamerlan Tmenov, prata em Atenas 2004 e bronze em Sydney 2000, tenta finalmente seu primeiro título de nível mundial já que em campeonatos do mundo ele conseguiu dois bronzes(1997 e 2003) e duas pratas (em 2005 e 2007). Foi sete vezes campeão europeu, inclusive em 2008.
O japonês
Yohei Takai venceu nas seletivas de seu país a lenda Kosei Inoue, campeão mundial por três vezes e medalha de ouro em Sydney 2000. Apenas por esse motivo, ele ja se transforma num dos favoritos ao ouro.
O georgiano
Lasha Gujejiani foi bronze no mundial do ano passado e vem de quinto lugar no europeu e na copa do mundo disputada em seu país. O outro bronze no mundial do ano passado foi o brasileiro
João Gabriel, que foi prata no Pan, perdendo a final para o cubano
Oscar Breison, sétimo no mundial do ano passado e campeão da etapa da República Tcheca da copa do mundo esse ano.
O uzbeque
Abdullo Tangriev tem dois bronzes em mundiais na categoria absoluto, não olímpica, e chega como um dos favoritos. Foi sétimo no mundial do ano passado na categoria acima de 100kg, já foi campeão do universíade e tem no currículo três títulos asiáticos. Este ano, foi prata na Copa do mundo de Hamburgo e bronze na supercopa de Paris.
O chinês
Xiangjun Wei tem, talvez, a maior chance de dar medalha aos homens da casa. Quinto no mundial do ano passado ele é o judoca mais capacitado da equipe anfitriã, mas tem resultados apenas regulares, como a nona posição na supercopa de Paris e na copa do mundo da Áustria.
O italiano
Paolo Bianchesi, quinto em Atenas 2004, foi nono no mundial do ano passado mas conseguiu bons resultados este ano. Foi vice campeão europeu e foi bronze nas etapas da Copa do Mundo da República Tcheca e da Àustria.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/04/ele-medalhista-mundial-mas-poucos.html
Aposta
Teddy Riner (FRA) -Ouro
Yohei Takai (JAP) - Prata
Tamerlan Tmenov (RUS) - Bronze
Abdullo Tangriev (UZB) - Bronze
O blog voltará a ser atualizado no domingo