terça-feira, 27 de maio de 2008

Nas ruinas de Olimpia

Hoje, continuaremos a série de histórias olímpicas, com a realização da prova do arremesso de peso feminino nos Jogos Olímpicos de 2004. Dois fatos marcaram a prova: O primeiro foi o local de disputas, o Estádio Olímpico de Olimpia, onde eram disputadas as provas na antiguidade. O segundo, que a campeã da prova foi pega no exame antidoping.
O fato das Olimpíadas acontecerem na Grécia faz com que os Jogos de 2004 despertem a história das Olimpíadas originais e dos eventos da Antiguidade. Poucos, no entanto, tiveram a oportunidade de competir no palco onde se consagravam os primeiros heróis olímpicos, aqueles que eram considerados os seres humanos que mais se aproximavam dos deuses.

A brasileira Elisângela Adriano esteve entre este grupo de privilegiados. Ela competiu no arremesso de peso em Olímpia, sítio arqueológico que recebeu as provas do atletismo nos jogos da Antiguidade. No fim, a brasileira não passou de uma 21ª posição.A prova marcou a "pré-estréia" do atletismo em Atenas-2004. A modalidade começaria a ser disputada oficialmente dia 20, já no Estádio Olímpico de Atenas.

Como o arremesso de peso acontecerá fora de Atenas -e muitos dos competidores da prova participam também de outras modalidades-, o calendário fugiu do tradicional, que concentra os eventos do atletismo no mesmo período.A prova do arremesso de peso feminino causou o primeiro escândalo de dopping da competição. O mais interessante é que a atleta pega não foi a campeã, muito menos uma medalhista nem sequer uma finalista. A arremessadora Olga Shchukina, do Uzbequistão, foi flagradano exame antidoping utilizando-se da substância proibida clenbuterol. Shchukina, de 27 anos, participou da prova do arremesso de peso, e ficou na última colocação.A uzbeque alega que ingeriu um xarope para tosse antes do início das Olimpíadas, e que não sabia que havia consumido uma substância ilegal.


Dias depois, veio a informação mais importante. A russa Irina Korzhanenko, campeã olímpica do arremesso de peso, perdeu a medalha de ouro conquistada por ter sido flagrada em um exame antidoping. A informação foi divulgada pelo presidente da comissão antidopagem do própriio Comitê Olímpico Russo.
De acordo com Nick Davies, diretor da comissão antidopagem da Federação Internacional de Atletismo, Korzhanenko utilizou o mesmo esteróide anabolizante que o canadense Ben Johnson, que perdeu o ouro na prova dos 100 m rasos nas Olimpíadas de Seul-1988 após ser reprovado no exame antidoping.

Uma prova num lugar tão mágico e importante para a história não só do esporte, como do mundo, foi testemunha de mais uma das inúmeras irregularidades ocorridas no esporte.

Agradecimento especial ao meu professor de inglês, Fábio, que gentilmente me cedeu suas fotos tiradas no histórico estádio.

Nenhum comentário: