terça-feira, 27 de maio de 2008

Mais favoritos no levantamento de peso

Seguindo as postagens sobre os favoritos no levantamento de pesos, hoje os possíveis medalhistas nas categorias até 69kg e até 77kg ambas disputadas desde 1920 nos Jogos Olímpicos e até 85kg, que entrou no programa olímpico a partir do ano de 1952.


Na categoria até 69kg, o grande favorito ao ouro é o chinês Zhang Guozheng. Atual campeão olímpico da categoria, ele terá ainda ajuda da torcida para chegar ao bi campeonato na competição. Recordista mundial da prova, ele foi campeão mundial ano passado levantando ao todo 347kg, 9 a mais que o vice campeão, o também chinês Shi Zhiyong.
Aliás, que disputa que terá esta prova. Zhiyong é o atual campeão olímpico da categoria até 62kg e subiu de categoria para Pequim. Ele, campeão mundial em 2005 e vice em 2006 já nesta categoria, ainda precisa aperfeiçoar seu arranco, que foi "apenas'" o quinto melhor do mundial passado.
O búlgaro Demir Demirev ficou com a medalha de bronze nos últimos dois mundiais mas ainda não tem forças para concorrer com a dupla chinesa. Ele foi o quarto melhor tanto no arremesso quanto no arranco e por isso ficou com o bronze num total de 334kg.

O camaronês naturalizado francês Venceslas Dabaya foi o campeão mundial de 2006 e no ano de 2007 ficou na quarta posição. Porém, sua marca poderia ser bem melhor se tivesse levantado mais de 143kg no arranco, o que fez com que ele ficasse com a oitava melhor marca nesse quesito. Caso tivesse levantado seu melhor resultado, teria roubado a medalha de Demirev.

Turan Mirzayev, do Azerbaijão, e Kim Chol Jin, da Coréia do Norte, fizeram suas melhores marcas durante o mundial e ficaram na sexta e na quinta posições respectivamente.
É bem difícil algum atleta bater os dois chineses da prova e a medalha de bronze será, bem possivelmente, decidida nos detalhes entre Demirev e Dabaya.

Aposta
Shi Zhiyong(CHN) - Ouro
Zhang Guozheng (CHN) - Prata
Venceslas Dabaya (FRA) - Bronze
Na categoria até 77kg, o turco Taner Sağır ganhou o ouro em Atenas mas não participou do mundial do ano passado. O turco, vencedor dos mundiais de 2003 e 2006, disputou o torneio de Strasbourg e ficou na terceira posição, levantando ao todo 353kg, marca que lhe daria a quinta posição no mundial.

O campeão mundial da categoria é o búlgaro Ivan Stoitsov que venceu o mundial com um total de 363kg levantados, 205kg no arranco e 158kg no arremesso. Porém, que fez a melhor marca do ano passado foi o chinês Li Hongli, ouro no mundial de 2005 e prata em 2006, que venceu o torneio de Taiwan com um total de 369 kg, bem mais que seu resultado no mundial do ano passado, quando totalizou 361kg, com 166kg no arremesso e 195kg no arranco. No mundial, ele terminou com a medalha de bronze.

O vice campeão mundial foi o armeno Gevorg Davtiyan , que totalizou 362kg, apenas um atrás do campeão. Porém, sua melhor marca veio em Stratsboug, quando levantou ao todo 363kg, marca que lhe daria o ouro no mundial. Outro armeno na disputa é Ara Khachatryan, que levantou 361kg em Stratsbourg e foi medalha de bronze em 2006.

Os sul coreanos Kim Kwang-Hoon e Sa Jae-Hyouk ficaram em quarto e quinto no mundial e precisam melhorar seus resultados em pelo menos 5kg para brigarem pelo pódio. Já o russo Oleg Perepechenov, bronze em Atenas, ficou em sexto no mundial mas com sua experiência pode brigar por uma medalha em Pequim. Ele, no mundial, foi muito mal no arranco levantando 10kg a menos que o quinto colocado na competição.

Aposta
Li Hongli(CHN) - Ouro
Ivan Stoitsov (BUL)- Prata
Ara Khachatryan (ARM) - Bronze


Na categoria até 85kg, o bielorusso Andrei Rybakou é o grande favorito ao ouro. Campeão mundial em 2006 e 2007, ele tem a marca de 393kg levantados, 21kg a mais que o vice campeão. Ele disputará sua segunda olimpíada, em Atenas ele ficou com a medalha de prata na categoria até 94kg. Sua marca atingida no arremesso foi recorde mundial da categoria.

O russo Aslambek Ediev, prata no mundial de 2006 e 2007, não tem, por enquanto, as mínimas condições de bater Rybakou. Levantado 172kg no arranco e 200kg no arremesso, ele ficou com a prata apenas 2kg à frente de outro bielorusso, Vadzim Straltsou. Este último, por sinal, fez sua melhor marca do ano quando foi bronze em Strasbourg, levantando 373kg.

O turco Izzet Ince fez a segunda melhor marca do ano passado com 373kg levantados no torneio de Strasbourg, quando fez a marca de 201kg no arremesso e 172kg no arranco. Ele não disputou o mundial. O romeno Valeriu Calancea, quarto no mundial, é outro que fez sua melhor marca em Strasbourg, no campeonato europeu da modalidade com os mesmo 373kg, seis a mais que sua marca no mundial.
O chinês Jiog Hirong foi campeão asiático com a mesma marca de 373kg, o que mostra que a briga por essa medalha vai ser intensa. Os resultados de Oliver Ruiz, da Colombia, e Jadiel Valladares, podem sonhar com um pódio, principalmente depois dos resultados obtidos no Pan do Rio quando levantaram um total de 363kg cada um, com o ouro indo para Ruiz pois é o mais leve entre os dois.
Aposta
Andrei Rybakou (BLR)- Ouro
Aslambek Ediev (RUS) - Prata
Valeriu Calancea (ROM) - Bronze

Nenhum comentário: