quinta-feira, 15 de maio de 2008

Demais categorias da luta livre

Hoje, as demais categorias da luta livre no masculino para, a partir de amanhã, colocar os favoritos nas competições de luta feminina, que serão divididas em quatro categorias.

Na categoria até 74kg, o campeão mundial é o russo Makhach Murtazaliev, que disputou os Jogos Olímpicos de Atenas até 66kg e ficou com a medalha de bronze. Makhac ganhou o ouro logo em seu primeiro torneio mundial na categoria e chegará à Pequim como o homem a ser batido.

O ucraniano Ibragim Aldatov, campeão mundial de 2006 e vice em 2007, quando perdeu para o russo por 2 rounds a 0, numa luta equilibrada. No mundial de 2007, conseguiu uma vitória avassaladora sobre o cubano Ivan Fundora nas semi finais, quando venceu por 7x1.
Ivan Fundora foi medalha de bronze nas olímpiadas de 2004 e repetiu a colocação no mundial do ano passado. Ele é um dos favoritos ao título e um dos atletas mais experientes.

O outro medalha de bronze no mundial de Baku em 2007 foi Chamsulvara Chamsulvaraev do Azerbaijão. Ele, eliminado por 2x0 por Makhach no mundial, bateu o americano Joseph Heskett na disputa pelo bronze. Joseph bateu nas seletivas norte americanas o americano Donny Pritzlaff, que foi bronze no mundial de 2006.
O iraniano Ali Asghar Bazri venceu o pré olímpico mundial e garantiu a vaga em Pequim, depois desta bater na trave no mundial de Baku quando ficou em nono. O campeão asiático e vice mundial de 2006 foi eliminado por Heskett nas oitavas de finais, depois de vencer o segundo round por 4x0.

No mundial de 2006, o uzbeque Soslan Tigiev foi bronze. Um ano depois, ele caiu na segunda rodada do mundial diante do bielorusso Murad Gaidarov, que foi sexto colocado nos últimos Jogos Olímpicos depois de uma briga generalizada na luta contra o fututo campeão Buvaysa Saytiev . Tigiev foi vice campeão do pré olímpico mundial e se classificou para Pequim.
Aposta
Makhach Murtazaliev (RUS) - Ouro
Ivan Fundora(CUB) - Prata
Ibragim Aldatov(UCR)- Bronze

Na categoria até 84kg, Georgi Ketoev foi o campeão mundial de 2007, dando outro ouro aos russos. Katoev venceu nas seletivas russas o campeão mundial e medalhista olímpico Sazhid Sazhidov. No mundial, bateu na final o atleta do Tadjquistão Yusup Abdusalamov em dois rounds.
Em Baku, os medalhistas de bronze foram o iraniano Reza Yazdani e o uzbeque Zaurbek Sokhiev. Os dois repetiram o bronze obtido em 2006.
0 ucraniano Taras Danko foi quinto no mundial de 2005 e depois de perder o lugar na seleção titular da Ucrânia e não disputar o mundial de 2007, voltou com tudo e foi o campeão do pré olímpico mundial.
O turco Serhat Balci caiu nas quartas de finais nos últimos dois mundiais e pode, dessa vez surpreender. Caiu diante de Taras em 2006 de Abdusalamov em 2007. O americano Joseph Williams, quinto em 2007, pode brigar pela medalha.
Aposta

Georgi Ketoev (RUS) - Ouro
Reza Yazdani (IRA) - Prata
Zaurbek Sokhiev(UZB)- Bronze

Na categoria até 96kg, mais um campeão mundial russo. O atual campeão olímpico Khadjimourat Gatsalov foi campeão dos três mundiais do ciclo olímpico, em 2005, 2006 e 2007. É talvez o maior favorito do esporte.
O iraniano Saeid Ebrahimi foi vice campeão mundial perdendo a luta para a "lenda russa" por 2 rounds a zero. No caminho para a final, o herdeiro do atual medalhista de bronze Alireza Heidari bateu o americano Daniel Cormier, um dos favoritos ao título mundial. Cormier ficou com o terceiro lugar no mundial, mesma posição alcançada no Pan do Rio de Janeiro ano passado.
O campeão pan-americano foi o cubano Michel Batista, bronze no mundial de 2006, que no mundial de 2007 caiu nas oitavas de finais diante do cazaque Alexey Krupnyakov. Alexey disputou o bronze com Cormier e acabou na quinta posição, garantindo a vaga em Pequim.

O uzbeque Kurban Kurbanov foi o outro medalhista de bronze na competição. Na disputa pelo outro bronze, venceu o turco Hakan Koc, o atleta que deu mais trabalho ao russo na competição, conseguindo vencê-lo em um round.

O georgiano Georgi Gogshelidze foi prata no mundial de 2006, mas caiu na segunda faseem 2007. No pré olímpico continental, ganhou a vaga européia. O atleta do Azerbaijão Khetag Gazyomov foi eliminado nas oitavas de finais do mundial, mas venceu o primeiro dos pré olímpicos mundiais, garantindo a vaga em Pequim.

Aposta
Khadjimourat Gatsalov (RUS) - Ouro
Saeid Ebrahimi (IRA) - Prata
Michel Batista(CUB) - Bronze

Na categoria até 120kg, a dos gigantes da luta livre, o campeão mundial de 2007 foi o russo Beylal Makhov. Herdeiro de Kuramagomed Kuramagomedov, quarto em Atenas e medalhista nos mundiais de 2006 e 2007 ele terá muitos adversários na briga pelo ouro.

O atual campeão olímpico é o uzbeque Artur Taymazov, que foi prata em Sydney e terminou com o bronze no mundial de 2007, campeão em 2006 e 2003 e prata em 2001. Experiente, perdeu para Makhov nas semi finais do mundial de 2007, mas tem uam vitória sobre Kuramagomedov no mundial de 2006.

O cubano Alexis Rodriguez é ainda mais experiente. Além de ter sido medalha de bronze nos últimos dois Jogos Olímpicos, foi ouro no mundial de 98, prata em 2000, 2002, 2003 e 2005 e bronze em 2001. No confronto direto com Taymazov leva vantagem, mas foi derrotado por ele nas duas lutas mais importantes, nos Jogos Olímpicos de 2004 e no mundial de 2003.
Os três dificilmente sairão do pódio. Será uma disputa íncrivel entre os três maiores atletas da atualidade.
Porém, eles terão diversos atletas na luta pelo pódio. O ucraniano Vadim Tasoev foi o outro medalhista de bronze no mundial de 2007. Fez uma excelente semi final diante do russo Beylal perdendo dois rounds por 1x0.
O iraniano Fardin Masoumi foi bronze no mundial de 2006 e graças ao título asiático de 2008 se classificou para os Jogos de Pequim. Pode surpreender os favoritos, depois de cair diante de Taymazov no mundial por 2 rounds a um.

Aposta
Artur Taymazov(UZB)- Ouro
Alexis Rodriguez (CUB) - Prata
Beylal Makhov (RUS) - Bronze

Nenhum comentário: