sábado, 3 de maio de 2008

Uma lenda chamada Carl Lewis


Na década de 1980, Pelé foi eleito o atleta do século XX. Indiscutivelmente o melhor jogador de todos os tempos do esporte mais popular do mundo, Édson Arantes do Nascimento foi campeão da copa do mundo de futebol por três vezez, mas sequer disputou uma olimpíada.Como pode ser eleito o maior atleta do século, um esportista que nunca entrou numa vila olímpica? Para muitos, o atleta do século é o norte americano Carl Lewis. O super campeão ganhou 10 medalhas olímpicas, nove delas de ouro além de vencer oito vezes o campeonato mundial, chegando ainda duas vezes em segundo.
O salto em distância foi sua grande prova. Em Los Angeles-1984, o atleta vinha de 37 vitória seguidas na prova, e repetiu a dose na primeira olimpíada de sua carreira. Logo no primeiro salto, chegou á 8m37 e com esta marca ficaria com ouro. Porém, conseguiu melhorar seu salto 8m54 e resolveu abdicar de seus outros saltos, para se poupar para a prova dos 200m rasos. Ficou 0,30m á frente da medalha de prata.
Em 1988, melhorou sua marca para 8m72 e ficou com o bi campeonato. Nos Jogos seguintes, Michael Powell quase tirou o ouro do mito, mas ficou 3cm atrás, saltando 8m64 contra 8m67 do campeão.
O tetra campeonato veio em Atlanta. A prova tinha como franco favorito o americano Mike Powell, correndo por fora com boas chances de medalha estariam o cubano Juan Pedroso, o jamaicano James Beckford, o brasileiro Nelson Ferreira e o também americano Joe Greene; mas não Carl Lewis. Desde sua vitória em Barcelona, Lewis não havia feito praticamente nada. O final da história todos já conhecem, Lewis ganhou seu 4º ouro consecutivo no salto em distância e igualou o feito de Al Oerter, que no disco foi tetra-campeão olímpico de 56 a 68.Em 1984, além do salto em distância, venceu os 100m, os 200m e o revezamento 4×100m. Nos Jogos da Coréia, Carl Lewis apenas não repetiu o feito nos 200m (prata). Nesta olimpíada aconteceu o episódio que talvez tenha sido o mais comentado da história olímpica; a final dos 100m rasos assistiu o espetacular duelo de Carl Lewis com Ben Johnson, o vencedor que posteriormente foi desclassificado quando não passou no teste de drogas.
Em 92, aos 31 anos, conseguiu a última vaga dos americanos no revezamento 4×100m e ficou com o ouro nessa prova, mas não disputou no individual.Em Atlanta, já aos 35 anos, venceu a única prova que disputou, o salto em distância.

Nenhum comentário: