segunda-feira, 12 de maio de 2008

Luta Greco romana

Hoje, começamos as analises da Luta greco romana, que envolve sete categorias apenas no masculino, e acontece em Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896.

Para iniciar, os favoritos nas categorias até 55kg, até 60kg e até 66kg, as conhecidas categorias Mosca, Galo e Pena, respectivamente.
A categoria até 55kg da luta greco romana é a mais leve do esporte, com atletas geralmente pequenos e sem tanta força muscular quanto os mais famosos pesadões.

A categoria mais forte dos mais leves tem como favorito ao ouro olímpico é o campeão mundial de 2007, em Baku, o iraniano Hamid Soryan. Campeão também em 2005, Soryan foi terceiro no super gran prix de 2006 e venceu o de 2007.
O vice campeão mundial nas duas edições foi o sul coreano Eun Chol Park que perdeu na final por 8x1. Depois do empate no primeiro periodo por 1x1, o iraniano partiu para cima nos rounds seguintes e com cinco pontos técnicos garantiu o ouro. Agora, para Pequim, o coreano quer finalmente derrotar o oponente iraniano, contra quem perdeu também em 2006 no gran prix quando ficou com a medalha de bronze.

O favorito russo, N. Mankieb caiu nas oitavas de finais do mundial do ano passado diante do coreano que no fim ficou com a prata. Depois se recuperou, venceu três lutas seguidas na repescagem e ficou com a medalha de bronze. O título mundial perdido não tira do russo o status de um dos favoritos ao ouro olímpico.
Mas que ele irá enfrentar fortíssimos candidatos, irá! Este ano, ele venceu o Gran Prix da Hungria, uma das mais importantes competições deste ano, porém, que não teve a participação do iraniano e do coreano.

O sérvio Kristijan Fris foi o outro medalhista de bronze no mundial do ano passado, mas não deve encomodar os adversários na luta por uma medalha. No mundial, caiu nas semi finais diante do iraniano por 4x1. No trajeto, eliminou lutadores da Coréia do Norte, Alemanha e Cazaquistão.

Outro que brigará pela medalha é R, Bairamov, do Azerbaijão, que perdeu numa dura luta na segunda luta da repescagem para o russo Mankiev no mundial.
Também estarão na briga o americano L. Durlacher, bronze no mundial de 2006 e quinto colocado no mundial de 2007.
Aposta do blog
Ouro- Hamid Soryan(IRÃ)
Prata- Eun Chol Park (COR)
Bronze- N. Mankieb (RUS)
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O russo Nazyr Mankiev ficou com a medalha de ouro na competição ao vencer na final o atleta do Azerbaijão Bairamov por dois rounds a zero. O primeiro round terminou 4x3 para o russo, que conseguiu uma virada nos segundos finais. No segundo, o russo buscou um empate de 2x2 e por isso ficou com a vitória, já que na luta quem sai na frente e conquista o empate fica com a vitória.
Mankiev derrotou nas quartas de finais o iraniano Hamid Soryan numa luta equilibradíssima, em que os três rounds terminaram empatados, e a vitória no terceiro ficou com o russo que foi buscar um empate nos últimos segundos de luta. Soryan acabou com uma das medalhas de bronze, vencendo três lutas para o bronze, inclusive a decisão contra o sul-coreano vice campeão mundial Eun Chol Park .
O outro bronze ficou com o armeno Roman Amoyan, que venceu com facilidade o cubano Yagnier Hernandez.

A categoria até 60kg masculino da luta greco romana tem como maior favorito o campeão mundial, o georgiano David Bedinadze. Porém, ele terá pela frente o atual campeão olímpico, o sul- coreano Hyun Jang, que foi medalha de bronze no mundial de 2007,em Baku, perdendo exatamente para Bedinadze. David foi 13º no mundial de 2005 e ano passado ficou na segunda posição da Copa do Mundo. Já Jang, disputou um torneio este ano e ficou em quarto lugar na Copa do Mundo.

O japonês Makoko Sasamoto, quinto lugar em Atenas 2004, perdeu na final do mundial de Baku para Beninadze e terá em Pequim a chance de vingar o mundial e de vingar as olímpiadas, em que caiu diante do sul-coreano Hyun Jang.A disputa entre os três será árdua, mas terá outros concorrentes indo por fora na briga por um pódio olímpico.

O romeno Eusebio Diaconu e o bielorusso Yuri Dubinin fizeram competições muito boas e no mundial ficaram muito próximos da medalha, na quinta e sétima posições respectivamente.
O americano joseph Warren, que ganhou o mundial de 2006, perdeu na primeira luta do mundial de 2007 e só conseguiu a classificação no pré olímpico das Américas.
Por último, o filnades Jarkko Ala-Huikku busca surpreender, o mesmo acontecendo com o cubano Roberto Monzon, que é atual campeão pan-americano

Aposta
Hyun Jang(COR)- Ouro
David Bedinadze(GEO)- Prata
Makoko Sasamoto(JAp)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O russo Islam-Beka Albiev , mesmo sem ser favorito, mostrou porque a russa é a maior potência olímpica no esporte, ficou com a medalha de ouro. Na final, ele derrotou o atleta do Azerbaijão Vitaliy Rahimov sem grandes dificuldades. O cazaque Nurbakyt Tengizbayev e o atleta do QuirquistãoRuslan Tiumenbaev ficaram com a medalha de bronze.
O favorito sul-coreano Hyun Jang caiu na primeira luta diante do cazaque Nurbakyt Tengizbayev, perdendo o terceiro round por 2x0. O georgiano estreou diante do búlgaro Armen Nazarian e perdeu na primeira luta de virada, deixando os dois favoritos ao ouro de fora logo na primeira luta.

A terceira das análises sobre os favoritos da luta greco romana trás ao leitor do blog os favoritos nas categorias até 66kg .

O campeão mundial e olímpico, do Azerbaijão, Farid Mansurov. O atleta conquistou vitórias em todos os últimos campeonator importantes e dificilmente será batido. Está entre os melhores do mundo desde 2002 e, mesmo com apenas 25 anos, é experiente o suficiente para não deixar o favoritismo fazer com que não consiga o ouro.
Seu maior adversário é o francês, que foi prata no mundial Steeve Guenot, que conseguiu assim a vaga automaticamente em Pequim.
O turco Seref Eroglu, prata em Atenas, não representa mais tantos problemas, já que não vem em boa fase, caindo na primeira luta do mundial de 2007, em Baku. Ainda não garantiu vaga para os Jogos.
Brigarão por medalhas ainda o armenio Arman Adykian, o americano J. Laster(que foi bronze no mundial) e o búlgaro Nikolay Gergov. Gergov foi vice campeão mundial junior em 1996 e agora, com 31 anos, terá sua segunda participação olímpica, depois de ser 14º em Atenas. Ele foi campeão mundial em 2005 e foi medalha de bronze em 2007.
O sueco Jimmy Samuelson, quarto em Atenas, tem remotas chances, contando com a experiência de uma semi final em 2004, o sueco entra como franco atirador depois da décima posição no mundial.
O chinês Yanyan Li lutará e mcasa e tem o título de 2006 como maior trunfo. No mundial de 2007, ele foi apenas 18º e tem medalhas em copas do mundo além da quinta posição no mundial de 2005.

Aposta
Farid Mansurov (AZE) - Ouro
Nikolay Gergov (BUL) - Prata
Steeve Guenot (FRA) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Steeve Guenot venceu Kanatbek Begaliev, do Quirguistão, para ficar com a medalha de ouro. Nas disputas pelo bronze, os dois vencedores da repescagem saíram dos Jogos com medalhas. O ucraniano Armen Vardanyan ganhou do búlgaro Nikolay Gergov, enquanto o bielo-russo Mikhail Siamionau venceu Darkhan Bayakhmetov, do Cazaquistão.
Farid Monsurov foi mais um dos favoritos que caiu na primeira rodada, perdendo para o ucraniano Armen Vardanyan.

Nenhum comentário: