sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tirco com arco feminino

O tiro com arco é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900 e, desde 1972, tem provas disputadas para mulheres no individual. A partir de 1988, as meninas puderam disputar por equipes também, estabelecendo o programa que reside até hoje. São quatro ouro entregues, por equipes e individual de cada naipe.


A Coréia do Sul deverá continuar dominando as competições, principalmente no feminino, em que não perde um ouro desde 1980. A Austrália deve perder espaço, como vem acontecendo desde o ouro de 2000 alcançado por Simon Fairweather. Itália, Taipei e China continuam bem na fita e a França pode conquistar a primeira medalha de 1992


Quadro de 2004 Aposta para 2008
Coréia do Sul 3ouros 1prata 0bronze Coréia 4ouros 1 pratas 1 bronze
Itália 1 - - China - 1 -
Taipei - 1 1 Grã Bretanha 1 -
China - 1 - Itália 1 -
Japão - 1 - Taipei - 1
Austrália - - 1 França - 1
Grã Bretanha- - 1
Ucrânia - - 1


As sul-coreanos são, mais uma vez, as grandes favoritas para as competições de tiro com arco dos Jogos Olímpicos. Campeã de todas as cinco provas por equipes da história e com uma atleta com a medalha de ouro nas últimas seis edições do individual, as orientais vem com tudo para aumentar o número.
No individual, a italiana Natalia Valeeva é atual campeã mundial, quando venceu a coreana Sung Hyung Park, atual campeã olímpica da prova individual. A vitória na final veio por 108 x106. No ranking mundial, a italiana é líder graças também à duas quartas colocações em etapas da Copa do mundo. Nos Jogos de Atenas, Valeeva ficou apenas em 53º. Já Park é terceira no ranking mundial e foi campeã do evento teste da China ano passado, além de vencer duas etapas da copa do mundo e o campeonato asiático.


Outras coreanas, Ok Hee Yoon e Eun Young Choi completam o esquadrão nas olimpíadas e podem conquistar o pódio. Elas devem ser as outras representantes do país em Pequim, já que são quinta e sétimas no ranking mundial e têm como principais resultados o vice campeonato asiático e o bronze em uma etapa da Copa do mundo, no caso de Yoon, e duas pratas na copa do mundo no caso de Choi.
A russa Natalya Erdyniyeva conseguiu o bronze no mundial depois de ter sido apenas a 14ª classificada na primeira fase. Ela passou pela americana Jeniffer Nocholls na disputa pelo bronze. Natalya é vice líder do ranking mundial, venceu uma etapa da Copa do Mundo mas foi apenas 18ª colocada no evento teste.


A americana Jeniffer Nicholson ficou em quarto no campeonato mundial do ano passado e se encontra na décima colocação do ranking mundial. Foi campeã pan-americana e ficou em sexto no evento teste de Pequim.
A China, com Juan Zhang e Jialing Qiang podem surpreender, bem como algumas atletas européias como a polonesa Justyna Mospinek, quinta no mundial, e a francesa Berengere Schuh.


Aposta
Sung Hyung Park(COR) - Ouro
Natalia Valeeva (ITA) - Prata
Ok Hee Yoon (COR) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

A Coréia do Sul viu seu domínio ameaçado ao perder a medalha de ouro no individual para a força emergente no esporte, a China. Na final, Sung Hyung Park acabou derrotada pela chinesa Juan Juan Zhang por 110x109. Ok Hee Yoon foi bronze para a Coréia ao bater a norte coreana Un Sil por 109x106.

Uma das minha favoritas ao pódio, Natalia Valeeva começou a complicar sua vida nas olimpíadas no primeiro dia, quando ficou em 30º e pegou uma chave mais complicada no mata-mata. Enfrentou hyung Jung Jo, da Coréia do Sul, na segunda rodada e saiu da competição.


Por equipes, a Coréia do Sul tem tudo para levar o hexa campeonato. Com três atiradoras entre as sete primeiras do mundo, é atual campeã mundial da prova e lidera o ranking mundial com folgas. Venceu o evento teste da China além de ganhar os Jogos Asiáticos, o campeonato da Ásia e diversas etapas da Copa do Mundo.


A briga mesmo deverá ser pela prata. As donas da casa, as chinesas, são vice líderes do ranking mundial e caíram nas quartas de finais no mundial do ano passado, perdendo por apenas duas flechar para suas vizinhas de Taipei. As meninas da China capitalista acabaram com a prata no mundial mas são oitava colocadas no ranking. Nos Jogos de Atenas, China foi prata e Taipei bronze, podendo muito bem repetir esses resultados.
Grã Bretanha, Polônia e Itália tentam acabar com a festa oriental. A equipe britânica deu trabalho para Coréia no mundial, pelas semi finais, quando foi derrotada por apenas três flechas. No ranking mundial são terceiras colocadas, à frente da Itália, que foi derrotada pela própria Grã Bretanha na disputa pelo bronze no mundial. As italianas ficaram com o bronze no campeonato europeu, perdendo exatamente para as britânicas.
As polonesas, que perderam no desempate nas quartas de finais para as italianas, são quinta no ranking mundial e podem surpreender. Têm duas medalhas de bronze em etapas da copa do mundo.
França, Índia e Colombia são as demais classificadas.
Aposta
Coréia do Sul- Ouro
China- Prata
Taipei - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
As sul-coreanas mantiveram o poder no tiro com arco feminino por equipes, vencendo pela sétima vez a competição em sete edições da prova. Na esperada final com as chinesas, vitória das visitantes por 224x215. Sorriso dos dois lados após a competição. As chinesas satisfeitas com a evolução e as sul-coreanas aliviadas com mais uma vitória.
Na disputa européia pelo bronze, França bateu a Grã Bretanha por 203x201 e subiu ao pódio na competição. As atletas de Taipei, a quem eu apostei o bronze, ficaram na primeira rodada diante das italianas, que posteriormente foram derrotadas pelas sul-coreanas.

Nenhum comentário: