sexta-feira, 30 de maio de 2008

Mais três favoritas no levantamento de peso

Hoje, mais três categorias femininas do levantamento de peso serão analisadas. As categorias até 58kg, até 63kg e até 69kg terão hoje suas possíveis medalhistas em Pequim. Vale lembrar, que permanece a dificuldade de citar os favoritos pois a equipe chinesa ainda não está totalmente definida e em algumas provas apenas a equipe poderá levar duas atletas.

Na categoria até 58kg, a chinesa Qiu Hongmei é atual bi campeã olímpica e tem tudo para chegar ao título olímpico. No mundial do ano passado, ela venceu levantando 135kg no arremesso e 103kg no arranco, sendo a melhor do torneio na primeira categoria e a segunda melhor na segunda.

Quem a bateu foi a russa Marina Shainova, que totalizou 237kg, 105kg no arranco, levando o ouro nesta categoria, e 132kg no arremesso. Bi campeã européia, ela está ainda um passo atrás de Hongmei, que venceu o campeonato asiático com um total de 241kg.
A norte coreana O Jong Ae foi bronze no mundial e tem tudo para chegar a medalha olímpica. Ela ficou em terceiro tanto no arremesso, com 127kg, como no arranco, com 100kg, e está um passo à frente na provável luta pelo bronze.

A campeã pan-americana Alexandra Escobar, do Equador, ficou em quarto no arranco e sexto no arremesso, totalizando 220kg, na quinta colocação. Porém, quando ficou com o ouro no Rio, levantou 223kg, marca que a coloca à frente da tailandesa Wandee Kameaim no ranking mundial. Wandee, atual bronze olímpica, terminou o mundial em quarto com 222kg. Ela, porém, ganhou o título mundial de 2005.

O curioso é a atleta de Miamar Faw Thaw Yae, uma das únicas da delegação do país em Pequim. Ela ficou em sétimo no mundial e dificilmente brigará pela medalha.

Aposta
Qiu Hongmei (CHN) - Ouro
Marina Shainova (RUS) - Prata
Wandee Kameaim (THA)- Bronze

Na categoria até 63kg, mais um provável duelo envolvendo Russia e China. A atual campeã mundial é Liu Haixia que alcançou 257kg no mundial, igualando o recorde mundial do arranco, com 142kg, e levantando 115kg no arremesso. Ela venceu também o mundial de 2006, deixando a prata com a russa Svetlana Tsarukaeva, que desta forma é bi vice campeã mundial, já que foi segunda colocada também ano passado.

Quem também brigará por uma medalha é a norte coreana Pak Hyon Suk, que foi bronze no mundial do ano passado, ficando à frente de Svetlana no arremesso, mas bem atrás no arranco. Ela é favorita na disputa pelo bronze caso a chinesa Jiean Shu, que não disputou o mundial mas venceu o campeonato asiático com 248kg, 8 a mais que a norte coreana no mundial, não dispute os Jogos Olímpicos.

A armena Meline Daluzyan é bi campeã européia da categoria e depois do quarto lugar no mundial chega à Pequim com chances de medalha. Sua melhor marca, entretanto, é ainda bastante inferior à da norte coreana. Ela tem 243kg, feitos no europeu, como melhor marca da carreira.
A colombiana Mercedez Perez pode surpreender e levar mais uma medalha para o levantamento de peso de seu país.
Aposta
Liu Haixia (CHN) - Ouro
Svetlana Tsarukaeva (RUS) - Prata
Pak Hyon Suk (CDN) - Bronze

Na categoria até 69kg, outro duelo entre China e Russia, mas dessa vez com ligeira vantagem para a Russa. Oxana Slivenko é atual bi campeã européia e mundial da categoria e chegará como principal favorita em Pequim. Os 276kg feitos no mundial deixa ela com uma bela vantagem sobre sua principal rival, a chinesa Liu Chunhong, atual campeã olímpica da categoria e que conseguiu 271kg no total do mundial. A marca da russa foi novo recorde mundial da categoria, mesmo tendo perdido a categoria arranco, na qual conseguiu 120kg, um a menos que Chuanhong.

A chinesa Haixia Liu poderá ser a segunda atleta na prova de seu país. Ela, que não participou do mundial ano passado, conseguiu o título no torneio asiático levantando 262kg, nove a menos que sua compatriota no mundial. Porém, uma marca expressiva, visto que a medalha de bronze no mundial veio com 244kg.
A proeza foi da ucraniana Natalya Davydova, que conseguiu 114kg no arranco e 130kg no arremesso. A norte coreana Hong Yong Ok ficou em quarto no mundial com um total de 238kg.

A armena Nazik Avdalyan foi quinta com 235kg, mas no campeonato europeu ela fez a marca de 241kg, que a coloca como postulante à um lugar ao pódio.
As colombianas Leidy Yessenia Solis e Angela Medina ficaram em sexto e sétimo no mundial e com uma pequena melhora podem brigar pelo pódio. Leidy conseguiu 237kg num torneio em Praga enquando Medina foi ouro no Pan do Rio com 233kg.

Aposta
Oxana Slivenko (RUS) - Ouro
Liu Chunhong (CHN) - Prata
Haixia Liu (CHN) - Bronze

Nenhum comentário: