sábado, 17 de maio de 2008

judô feminino categorias até 48kg, até 52kg e até 57kg

Hoje, começam a ser análisadas as categorias do judô. Esporte tradicional no Brasil, rende pódios ao nosso país desde 1984 e tem a chance de liderar o quadro de medalhas no esporte, como fez no mundial do Rio de Janeiro ano passado.

Porém, falta uma medalha feminina, e é exatamente por aí que começamos analisar as categorias. As mulheres até 48kg serão as primeiras nos tatames, logo no primeiro dia de competições, depois as categorias até 52kg e até 57kg. O judô feminino começou a ser disputado em 1992.

A favorita na categoria até 48kg é a super campeã Ryoko Tamura. Aos 32 anos, ela esteve presente no pódio em todas as olimpíadas que o judô fez parte do programa, sendo inclusive atual bi campeã olímpica. Além disso, foi prata em Atlanta e Barcelona e no currículo tem sete títulos mundiais, inclusive o conquistado ano passado no Rio de Janeiro.
A romena Alexandra Dumitru, que perdeu de Ryoko no mundial e ficou com o bronze no Rio de Janeiro venceu os últimos cinco campeonatos europeus e foi bronze também no mundial de 2005. Em Atenas, ficou na quinta posição perdendo o bronze na última luta.
Ano passado, a vice campeã mundial foi a cubana Yanet Bermoit. Campeã pan-americana de 2007 e mundial de 2005, a judoca tem tudo para conquistar uma medalha. Yanet é segunda do ranking mundial e esse ano venceu a etapa da Polônia da Copa do mundo.
O outro bronze do mundial de 2007 foi Frédérique Jossinet, da França. Atual vice campeã olímpica, tem no currículo o vice campeonato mundial de 2005 e este ano foi vice campeã da super copa de Paris. A francesa perdeu o título europeu para Dimitru este ano e busca sua segunda medalha olímpica.
A chinesa Feng Gao terá ao seu lado toda a torcida para conseguir um bom resultado. Medalha de bronze nos últimos jogos olímpicos, ela foi mal no mundial do Rio ano passado, mas este ano venceu o torneio mais importante, a supercopa de Paris, que não teve a participação de Dumitru nem de Ryoko. Venceu também a Copa da Hungria deste ano.

A húngara Eva Csernoviczki terminou em sétimo no campeonato mundial do Rio e tem tido resultados satisfatórios nas etapas da Copa do Mundo. Atual medalha de bronze no europeu, ela venceu a etapa da Bulgária da copa do mundo e foi bronze em Hamburgo.

Aposta
Ryoko Tamura(JAP) - Ouro
Alexandra Dumitru (ROM) - Prata
Yanet Bermoit (CUB) - Bronze
Feng Gao (CHN)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Disputado no primeiro dia, a categoria leve feminino trouxe a primeira das surpresas do judô em Pequim. A supercampeã Ryoko Tamura perdeu nas semi finais para a romena Alexandra Dumitru, levando um waza-ri que praticamente a eliminou do ouro.
No fim, Dumitru venceu na final a cubana Yanet Bermoy e ficou com a medalha de ouro, deixando a cubana com a prata. Um dos bronzes ficou com Tamura, que venceu a disputa a russa Lyudmila Bogdanova por ippon. O outro bronze ficou com a surpreendente argentina Paula Belen Pareto, que venceu a chinesa na repescagem, antes de passar pela húngara Eva Csernoviczk para chegar até a disputa do bronze, em que venceu a norte coreana Ok Song Pak. A francesa Frédérique Jossinet, vice c ampeã de Atenas, caiu na primeira luta.


A categoria até 52kg, a chinesa Shi Junjie é a atual campeã mundial. A atual campeã olímpica é a também chinesa Dogmei Chien. Shi não disputou as etapas da copa do mundo deste ano e teve, também ano passado, a medalha de ouro no campeonato asiático.
Aportuguesa Telma Monteiro é uma das maiores esperanças de medalha de seu país nos Jogos. Ela é líder do ranking mundial da categoria e atual medalha de prata na competição. Atual bi campeã européia, ela ficou na nona posição nos Jogos de Atenas e teve no ciclo olímpico o bronze no mundial de 2005.
A norte coreana An Kum-Ae é uma lutadora perigosa. Atual bi medalhista de bronze em mundiais, ela não disputou etapas das copa do mundo este ano, mas com certeza está muito bem preparada para subir ao pódio.
A japonesa Yuka Nishida foi a outra medalhista de prata do ano passado no mundial. Este ano, foi vice campeã da etapa da Hungria da Copa do mundo além de ter sido bronze em Hamburgo.

A brasileira Erika Miranda lutou muito bem no mundial do ano passado, em que ficou na quinta posição e pode surpreender. Este ano, venceu algumas lutas importantes na copa do mundo.
A cubana Sheila Espinosa, atual campeã pan-americana, ficou na nona posição no mundial do ano passado mas conseguiu a classificação por terminar em primeiro no ranking pan-americano qualificatório para Pequim. Ano passado, venceu a supercopa de Paris.

A argelina Soraya Haddad ficou na sétima posição no mundial do Rio, depois da medalha de bronze obtida em 2005. Este ano, foi vice campeã da Supercopa de Paris.
A espanhola Ana Carrascosa ficou em quinto na supercopa de Paris deste ano e é líder do ranking europeu. A alemã Romy Tarangul foi vice européia este ano e pode surpreender também.


Aposta
Telma Monteiro (POR) - Ouro
An Kum-Ae (CDN) - Prata
Soraya Haddad (ARGélia) - Bronze
Shi Junjie (CHN) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A chinesa Dongmei Xian ficou com a vaga olímpica no lugar de Shi Junjie. E não decepcionou, ficando com a medalha de ouro ao vencer a norte coreana An Kum-Ae na final por yuko. A japonesa Misato Nakamura foi medalha de bronze ao vencer a sul-coreana Kyungok Kim enquanto a argelina Soraya Haddad ficou com o outro bronze. A decepção ficou por conta de Telma Monteiro que acabou sendo derrotada por Ana Carrascosa, da Espanha, na repescagem ficando longe da medalha.

Na categoria até 57kg, a favorita é a norte coreana Kye Sun-Hui. Campeã olímpica em 1996, bronze em 2000 e prata em 2004, ela é atual tetra campeã mundial e tem tudo para repetir o ouro de 1996. Ela não disputa etapas da Copa do mundo.

Ela terá um grande duelo com a espanhola Isabel Fernández. Ela foi campeã olímpica em 2000 e bronze em Atlanta 1996. Para os Jogos de 2004, ela não se classificou. Atual vice campeã européia e medalha de bronze na supercopa de Paris deste ano, tenta repetir o título de 2000. Ao todo, tem seis ouros e um total de 13 medalhas em campeonatos continentais.

Outra medalhista olímpica está na parada. A alemã campeã em 2004 Yvonne Bönisch ficou em sétimo no mundial mas conseguiu a vaga pelo ranqueamento europeu. Bonisch venceu a etapa da Holanda da Copa do mundo e foi prata no europeu do ano passado. Além disso, tem duas pratas em mundiais, nos anos de 2003 e 2005.

A japonesa Aiko Sato foi uma das medalhistas de bronze do mundial do ano passado. Atual quinta colocada no ranking mundial, ficou com o bronze na supercopa de Paris deste ano. A japonesa dividiu o pódio com a húngara Bernadett Baczkó. Ela não conseguiu repetir os resultados na copa do mundo e teve somente um bronze, em Hamburgo.
A atual campeã européia é a austríaca Sabrina Filzmoser, que ficou apenas na nona posição no mundial do ano passado. Ela é líder do ranking mundial e este ano venceu a supercopa de Paris.
A francesa Barbara Herel foi nona no mundial do ano passado mas conseguiu brilhantes resultados este ano. Venceu as copas do mundo da Hungria e da Alemanha em 2008 e foi medalha de bronze no europeu do ano passado
Quem se destacou este ano também foi a atleta do Azerbaijão Kifayat Gasimova foi bronze no europeu e venceu a etapa da Copa do Mundo da Bielorussia e bronze em Hamburgo. Ela é quarta no ranking mundial.

Aposta
Kye Sun-Hui(CDN)- Ouro
Isabel Fernández (ESP) - Prata
Yvonne Bönisch (ALE) - Bronze
Sabrina Filzmoser(AUT) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A italiana Giulia Quintavalle não estava nem entre as favoritas, mas foi ganhando suas lutas uma a uma até chegar a final. Começou surpreendendo a francesa Barbara Harel e depois venceu a alemã atual campeã olímpica Yvonne Boenisch. Nas semi finais, depois de sofrer uma lesão no ombro durante o combate, se reegueu e passou pela australiana Maria Pekli .
A medalha de ouro veio com uma bela vitória em cima da holandesa Deborah Gravenstijn, numa das finais mais inesperadas do judô.
A medalha de bronze da brasileira Ketlyn Quadros também foi inesperada, principalmente com a vitória sobre a espanhola Isabel Fernández na repescagem. A chinesa Yan Xu ficou com o outro bronze ao bater a francesa Barbara Harel, que eliminou do torneio a favorita norte coreana Kye Sun-Hui, que bateu na primeira luta a austríaca Sabrina Filzmoser .

Nenhum comentário: