sábado, 31 de maio de 2008

últimos favoritos no levantamento de peso

O levantamento de peso destribui 15 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, e desta forma o esporte será um dos grandes trunfos chineses para conseguir o primeiro lugar no quadro geral de medalhas.
No masculino, a nova geração grega não tem a mesma força que a antiga. O país, que foi sede em 2004, era favorito à três ouros, mas saiu com apenas um bronze. Agora, sem nenhum dos campeões olímpicos de 1996 e 2000, o país possivelmente sairá sem medalhas.
A China deverá dominar as provas masculinas, podendo levar metade dos ouros. A Bielorussia deverá ganhar dois ouros e Irã, com o gigante bi campeão olímpico Hossein Rezazadeh, deverá surgir novamente no quadro de medalhas. A Coréia do Norte brilhará, provavelmente, nas categorias mais leves.
Entre as mulheres, a China deve ganhar a maioria das medalhas de ouro, mas terá as russas como principais adversárias. Em metade das categorias, os dois países deverão brigar "quilo á quilo" pela medalha de ouro.
As análises são complicadas pois as equips ainda não divulgaram os nomes dos atletas nem a quantidade por categoria. A China, poderá levar em metade das categorias, dois representantes, mas ainda não foram divulgadas em qual delas isso ocorrerá.

Quadro 2004 Aposta para 2008
China 5ouros 3 pratas 0 bronzes China 9ouros 4 pratas 2 bronzes
Turquia 3 - 1 Russia 2 4 2
Tailândia 2 - 2 Bielorussia 2 - -
Russia 1 2 5 Coréia do Sul 1 1 -
Ucrânia 1 1 - Irã 1 - -
Bulgária 1 - 1 Bulgária - 2 1
Geórgia 1 - - Coréia do Norte - 1 2
Irã 1 - - Letônia - 1 -
Belarus - 2 1 Polônia - 1 -
Coréia do sul - 2 - Turquia - 1 -
Cazaquistão - 1 - Tailândia - - 2
Coréia do Norte - 1 - Ucrânia - - 1
Indonésia - 1 - Cuba - - 1
Letônia - 1 - França - - 1
Hungria - 1 - Armênia - - 1
Colômbia - - 1 Romênia - - 1
Croácia - - 1 Vietnã - - 1
Grécia - - 1
Polônia - - 1
Venezuela - - 1




Hoje, para terminar as análises de um dos esportes que mais medalhas entrega nos Jogos Olímpicos, vamos analisar as provas das mais pesadas do levantamento de peso, nas categorias até 75kg e acima de 75kg.
Na categoria até 75kg, a chinesa Cao Lei é atual bi campeã mundial e em 2007 conseguiu o recorde mundial da categoria ao levantar no total 286kg, 158kg no arranco e 128kg no arremesso.
Ela terá duas adversárias fortíssimas na briga pelo ouro. A russa Natalia Zabolotnaia, prata nos Jogos de Atenas em 2004, detém o recorde mundial do arremesso, com 131kg obtidos no mundial do ano passado. Ao todo, sua melhor marca é de 281kg, alcançados no mundial.

Outra russa, Nadezhda Evstjukhina, ficou com o bronze no mundial do ano passado e brigará também pela medalha de ouro. Ela levantou ao todo 278kg, muito a frente da quarta colocada, a armena Hripsime Khurshudyan que levantou um total de 250kg. No campeonato europeu, a atleta levantou 262kg, marca que ainda a deixa longe de brigar pela medalha.

A quinta colocada no mundial foi a colombiana Ubaldina Valoyes, que fez sua melhor marca do ano durante os Jogos Pan-americanos do Rio, em que levantou 250kg, oito a mais que no mundial. A espanhola Lidia Valentín, sexta no mundial, também conseguiu sua melhor marca durante o campeonato continental, levantando 247kg na medalha de bronze obtida no europeu.

Aposta
Cao Lei (CHN) - Ouro
Natalia Zabolotnaia (RUS) - Prata
Nadezhda Evstjukhina (RUS) - Bronze

Na mais pesada das categorias, uma disputa entre a sul-coreana Jang Mi-Ran e a chinesa Mu Shuangshuang. Mi-Ran é atual medalha de prata olímpica e ficou com a medalha de ouro no mundial ano passado com um total de 319kg levantados, mesma marca atingida pela chinesa, que só perdeu o ouro por pesar 20kg a menos.No levantamento de peso, quando há empate quem fica com a posição é quem pesa menos. As duas estão muito a frente de suas adversárias. Para se ter uma idéia, a medalha de bronze no mundial levantou 281kg, 38 a menos que as primeiras colocadas.

A terceira colocada foi a ucraniana Olha Korobka, atual tri campeã européia, que foi bronze nos últimos dois mundiais. Seu melhor resultado foi no europeu, em Strasbourg, quando levantou um total de 293kg. A atleta de Belarus Katsiaryna Shkuratava levantou 273kg para ser a quarta colocada no mundial. Porém, a cazaque Alexandra Aborneva conseguiu uma marca melhor no torneio de Praga, quando levantou 273kg, 11 a mais que a marca obtida no mundial.

Aposta
Jang Mi-Ran (COR) - Ouro
Mu Shuangshuang(CHN)- Prata
Olha Korobka (UCR) - Bronze

Nenhum comentário: