domingo, 25 de maio de 2008

Favoritos na ginástica rítmica

As competições de ginástica rítmica começaram a ser disputadas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, quando apenas a medalha de ouro individual era disputada. A partir dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, as competições por equipes passaram a ser realizadas e a Russia é atual bi campeã olímpica. Ao contrário da ginástica artística, em que cada aparelho destribui medalhas, a GRD dá apenas medalha no individual que soma os quatro aparelhos.

As apostas para Pequim 2008 são muito parecidas com os resultados de Atenas 2004, o que mostra que as demais seleções ainda não alcançaram o nível das equipes do leste europeu e a Itália. As russas seguem soberanas.
Quadro de 2004 Aposta para 2008
Russia 2 ouros 1prata - bronze Russia 2 ouros - prata 1 bronze
Itália - 1 - Ucrânia - 1 -
Bulgária - - 1 Itália - 1 -
Ucrânia - -1 Bulgária - - 1

Para Pequim, a ucraniana Anna Bessonova, que foi medalha de bronze na prova nos Jogos Olímpicos de Atenas, chega com um ligeiro favoritismo. No mundial do ano passado, Bessonova venceu o individual geral com as melhores notas em três dos quatro aparelhos. Filha do famoso jogador de volei, campeão olímpico de 1988, Volodymyr Bessonov, ela poderá se igualar ao pai, já que o time de volei da URSS foi bronze em 1980 e ouro em 1988. Porém, nas provas individuais do mundial, que não são disputadas em Jogos Olímpicos, terminou sem nenhum ouro e apenas uma medalha de prata. Na etapa de Kiev da copa do mundo, este ano, ficou com todas as medalhas de ouro.

Porém, a ucraniana terá duas russas como principais adversárias. Vera Sessina ficou com a medalha de prata no mundial do ano passado com a segunda maior nota em todos os aparelhos, menos na bola, em que conseguiu a maior pontuação do campeonato. Este ano, tem duas pratas e três bronzes nas etapas da Copa do mundo. Outra russa, Olga Kapranova, foi medalha de bronze no mundial do ano passado, mesmo errando bastante no exercício de maças. Nas finais individuais, conseguiu dois ouros e uma prata. No mundial de 2005, Olga foi campeã no individual geral e ainda levou três dos quatro ouros por aparelhos. Este ano, já conquistou sete medalhas em etapas da copa do mundo.
No europeu do ano passado, Vera Sessina acabou com o ouro apenas 0.250 à frente da ucraniana atual campeã mundial. Kapranova foi medalha de bronze na competição.

Essas três atletas ficaram com 11 das 12 medalhas em aparelhos inviduais no último mundial, o que mostra que dificilmente ficarão fora do pódio. Entretanto, uma bielorussa pode surpreender.
Inna Zhukova, sétima colocada em Atenas 2004, conseguiu uma medalha de bronze na corda no último mundial além de ter sido a quarta colocada no individual geral.
Aliya Garayeva, do Azerbaijão, ficou em quinto no último mundial, mas tem como maior trunfo o bronze atingido no Gran Prix de Moscou ano passado.

Aposta
Olga Kapranova(RUS) - Ouro
Anna Bessonova (UCR) - Prata
Vera Sessina (RUS) - Bronze

O torneio por equipes tem a Russia como grande favorita. Atual bi campeã olímpica, a equipe russa segue em constante renovação e chegará com o status de bi campeã mundial.
A principal rival da equipe russa é a Itália. Medalha de prata no mundial do ano passado e atual vica campeã olímpica, as italianas tentarão tirar o ouro da Russia, mas terão como maior objetivo garantir mais uma vez o vice campeonato. Sem grandes atletas individuais, o país tem na união do conjunto sua grande arma.

A equipe da Bielorussia, prata nos Jogos Olímpicos de 2000, ficou com o bronze no mundial do ano passado e brigará de igual para igual com a Itália. Porém, no Europeu de 2007, a equipe da Bulgária ficou com a medalha de prata, atrás apenas da Russia, a frente da Bielorussia, em terceiro, e Itália, em quarto. As búlgaras ganharam bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas.

A seleção da Espanha, medalha de ouro em 1996, não é a mesma faz tempos mas pode brigar por um pódio. Quinta colocada no mundial e sétima no europeu de 2007, o time tenta voltar aos velhos tempos. Israel, Japão e Ucrânia são as prováveis outras finalistas, brigarndo com Azerbaijão, China e Brasil por uma vaga na final.

Aposta
Russia- Ouro
Itália- Prata
Bulgária- Bronze

Nenhum comentário: