domingo, 4 de maio de 2008

Até 57kg, até 60kg e até 64kg


Hoje, mais três favoritos aos Jogos Olímpicos de Pequim no boxe. São nas categorias até 57kg, peso pena, até 60kg, o peso leve, e até 64kg, o peso meio médio ligeiro.

Na categoria até 57kg, o russo Albert Selimov tem tudo para repetir o que seu compatriota, Alexei Tichtchenko, fez em Atenas quando foi medalha ouro, e agora está na categoria até 60kg. Selimov ganhou medalha de ouro no mundial do ano passado, além de ser o atual campeão europeu. A final foi diante do ucraniano Vasyl Lomachenko, que tinha apenas 19 anos e chegará em Pequim com apenas duas décadas de vida. A luta foi parelha e Selimov venceu o atual campeão mundial juvenil por 16x11.

Os bronzes ficaram com o turco Yakup Kılıç e com o chinês Li Yang. Yakup foi bronze no europeu de 2007 e chegou às semi finais vencendo três lutas, inclusive a mais disputada, com o canadensese Arash Usmanee, por 20x19. Já Yang lutará em casa e tem tudo para melhorar o desempenho do mundial de 2007. Ele perdeu nas semi finais para Lomachenko apenas no desempate, depois de 13 pontos para cada nos quatro rounds de luta.

O Shahin Imranov, do Azerbaijão, caiu nas oitavas de finais do mundial mas garantiu presença pelo pré olímpico europeu, quando ficou em segundo no torneio realizado na Itália. Em Atenas ele caiu nas oitavas de finais e tem no currículo o vice campeonato europeu de 2006.
O cubano Idel Torriente será o representante de Cuba. Sem disputar o mundial, ele venceu sem dificuldades o pré olímpico das Américas e é atual campeão pan-americano.

O indiano Anthresh Lalit Lakra é um dos poucos atletas que podem ganhar medalha para o país. Ele caiu nas quartas de finais do mundial de Chicago quando venceu Imranov. Pode surpreender já que foi campeão dos Jogos da Comunidade britânica em 2005 e prata no campeonato do sudeste asiático em 2006.
O jovem Raynell Williams, que em Pequim terá 19 anos, caiu nas quartas de finais do mundial diante de Selimov mas é uma das grandes promessas do boxe americano.

Aposta
Albert Selimov (RUS) - Ouro
Idel Torriente (CUB) - Prata
Shahin Imranov(AZE)- Bronze
Vasyl Lomachenko (UCR)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O ucraniano Vasyl Lomachenko acabou com a medalha de ouro na categoria. Sua primeira luta era para ter sido a mais complicada, já que o sorteio colocou ele e Albert Selimov se encontrando logo na primeira luta. A vitória veio por 14x7. O sorteio continuou amargo para o ucraniano, que enfrentou o uzbeque Sultonov nas oitavas de finais e o chinês Li Yang nas quartas. Mas o ucraniano estava realmente muito acima dos outros, não tendo dificuldades em nenhuma luta. Nas semi finais, bateu o turco Kilic, que ficou com um dos bronzes, e na final venceu por nocaute o francês Djelkhir.
O cubano Idel Torriente fazia uma boa campanha com duas vitórias, até cair diante do atleta do Azerbaijão Shahin Imranov, nas quartas de finais por 16x14 numa das melhores lutas do torneio. Nas semi finais, Imranov acabou perdendo por nocaute técnico e terminando com o bronze.


Na categoria até 60kg, o campeão mundial é o britânico Frankie Gavin. Ele passou na final pelo italiano Domenico Valentino por 18x10. Valentino foi tri campeão europeu em 2004,2005 e 2007 e além da prata de 2007, foi bronze no mundial de 2005. Caiu nas quartas de finais nas olímpíadas de Atenas, quando caiu diante do cazaque Serik Yeleuov.Já Gavin, é herdeiro de Amir Khan, grande pugilista inglês que é o atual vice campeão olímpico.

O russo Aleksei Tishchenko, foi medalha de bronze no mundial de Chicago, depois de perder para Gavin por 19x10. O russo, que mudou de categoria depois do título mundial e olímpico em 2005 e 2004 respectivamente na categoria até 57kg, foi campeão europeu de 2006 já na nova categoria e tem tudo para conquistar uma medalha.
O norte coreano Song Guk Kim foi o outro medalhista de bronze no mundial de 2007. Ele é outro que derivou da categoria até 57kg, na qual foi prata em Atenas 2004 e fez a final com Aleksei. Kim perdeu nas semi finais de Valentino por 22x14 depois de passar pelo bielorusso Vazgen Safar-Yants nas oitavas de finais por apenas um ponto.

O cubano Yordanis Ugas Hernandez não disputou o campeonato mundial, mas o venceu em 2005, além de ser atual campeão pan-americano e centro americano. Herdeiro do bi campeão Mario Kindelán, tem tudo para dar o terceiro título seguido para seu país na categoria.
O armeno Hrachik Javakhyan é vice campeão europeu e no mundial de 2007 caiu nas quartas de finais, perdendo para Valentino. No mesmo europeu, o ucraniano Oleksandr Klyuchko foi medalha de bronze e no mundial de 2007, perdeu na segunda rodada mas conseguiu a vaga olímpica no pré olímpico continental.
Aposta
Yordanis Ugas Hernandez (CUB) - Ouro
Domenico Valentino (ITA)- Prata
Aleksei Tishchenko (RUS) - Bronze
Frankie Gavin (GBR)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O russo Aleksei Tishchenko ficou com a medalha de ouro ao vencer o surpreendente francês Daoda Sow, que ficou com a medalha de prata depois de vencer o cubano Yordanis Ugas nas semi finais por 15x8. O outro medalhista de bronze foi o atleta da Armênia Hrachik Javakhyan que precisou vencer apenas uma luta para subir ao pódio, já que entrou de bye, e venceu uma luta por WO.
O italiano Domenico Valentino caiu na segunda rodada diante do cubano Yordanis Ugas, na final que eu havia "planejado" mas que o sorteio evitou.


Na disputa até 64kg, o nome a ser batido é o do cazaque Serik Sapiyev. Ele ficou com a medalha de ouro nos dois últimos mundiais mas terá pela frente um forte oponente, o russo Gennady Kovalev que tem no currículo uma quartas de finais nos Jogos Olímpicos de Atenas na categoria até 54kg, além de uma prata no mundial desta categoria, em 2003, e uma prata no mundial de 2007 na categoria até 64kg. A derrota na final foi por 20x5.

Os medalhistas de bronze da categoria no mundial foram o japonês Masatsugu Kawachi e o britânico Bradley Saunders. Kawachi passou pelo armeno Eduard Ambardzumyan no caminho e chegará à Pequim como possível medalhista. Mas o principal resultado de Kawashi foi vencer na primeira rodada o Thailandês Manus Boonjumnong, atual campeão olímpico por 14x9. Manus garantiu presença nos Jogos depois da medalha de prata no primeiro pré olímpico asiático, conquistada um ano depois de se sagrar campeão do continente.

Já Saunders passou pelo americano Javier Molina.Javier Molina se classificou depois de vencer o pré olímpico das Américas, em Trinidad Tobago, e foi campeão mundial junior de 2006. O cubano classificado é Rosniel Iglesias. Herdeiro de Yudel Cedeno, atual prata olímpico na categoria, é campeão junior de seu país, que é a principal força do esporte no mundo. Tem chances reais de medalha.

O búlgaro Boris Georgiev caiu nas quartas de finais do mundial, quando tinha encontro marcado com Kovalev, mas não lutou por problemas físicos. Atual medalhista de bronze olímpico, garantiu a vaga pelo mundial e tem tudo para levar outro pódio. O outro medalha de bronze em Atenas, o romeno Ionuţ Gheorghe é atual vice campeão europeu e garantiu a vaga pelo pré olímpico da Itália depois de cair nas oitavas de finais no mundial de 2007.

Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/05/o-mais-experiente-da-seleo.html

Aposta

Serik Sapiyev(CAZ) - Ouro Manus Boonjumnong(THA) - Prata Gennady Kovalev (RUS)- Bronze Masatsugu Kawachi (JAP) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS

O domenicano Felix Dias surpreendeu a todos ao ficar com a medalha de ouro na categoria até 64kg do boxe olímpico. Na final, venceu o tailandês Manus Boonjumnong por 12x4 mas parece que a medalha de ouro veio nas semi finais, com a virada diante do francês Alexis Vastine. Ele perdia a luta por 9x6 na entrada do último round e conseguiu virar para 12x10 e deixar o adversário com a medalha de bronze. Rosniel Iglesias, e Cuba, ficou com o outro bronze.

Serik Sapiyev caiu nas quartas de finais diante do tailandês por 7x5 ficando sem chances de medalhas. Mais uma do polêmico sorteio do boxe que colocou Masatsugu Kawachi , um dos postulante ao pódio, logo na primeira rodada com o boxeador da Tailândia, que levou a melhor por 8x1. Gennady Kovalev caiu nas quartas de finais diante de Iglesias.

Nenhum comentário: